Como Calcular o Acumulado no Power BI - POWER BI

Como Calcular o Acumulado no Power BI - POWER BI Fala pessoal tudo bem Victor the Expert curso aqui ó nesse vídeo eu quero te mostrar como você consegue calcular o acumulado no power bi vamos colocar aqui algumas situações diferentes já fez a.

Como Calcular o Acumulado no Power BI

Somatória do acumulado mês a mês vamos falar também depois do ano do trimestre todas as situações possíveis aqui que nós temos para você não ficar com nenhuma dúvida nesse assunto ó já deixa.

O curtir aqui no nosso vídeo para mais pessoas também receberem esse conteúdo e aprender né a trabalhar com esse acumulado no power bi também se inscreva aqui em nosso canal n Expert cursos toda.

Semana nós temos muito conteúdo 100% gratuito Vamos lá nós estamos aqui no nosso Power Bi e o que que nós temos aqui nós temos a.

Nossa tabela de vendas se a gente acessar aqui o modo de exibição de tabela vou clicar aqui na nossa tabela de vendas Então são algumas informações bem tranquilas acredito que você tenha.

Também e a sua situação o que que vai interessar pra gente aqui nesse momento que nós temos aqui a quantidade vendida né de determin do produto o preço unitário e um vezes o outro né.

Quantidade vezes preço unitário a gente tem o nosso faturamento já tá mostrando aqui todas essas colunas que nós temos só pra gente trabalhar e ficar uma maneira mais fácil Vamos criar uma.

Medida com o total desse faturamento então vou clicar com botão direito nessa minha tabela nova medida aqui nós vamos chamar então de faturamento Total nós precisamos dessa medir né para por causa.

Da fórmula que nós vamos utilizar ó faturamento Total eu vou chamar a função Sum né que vai somar função Sam cliquei com o botão esquerdo de quem que eu quero somar aqui desse meu faturamento ó.

Vou digitar aqui ó faturamento já vai aparecer da minha tabela de vendas a coluna de faturamento cliquei com o botão esquerdo fechei o meu parênteses e apertei o enter até aqui tranquilo a.

Gente tem essa nossa eh medida de faturamento criado o que mais você precisa ter para você conseguir calcular o acumulado no power Bi tá isso aqui foi só uma medida que a gente criou pra.

Situação você vai precisar sempre ter uma tabela calendário quando eu clicar aqui Nós criamos essa a nossa tabela calendário dessa maneira aqui ó calendário utilizamos a fórmula Calendar.

ISSO PODE TE INTERESSAR:

    Ok e utilizamos as datas o que que nós - POWER BI

    Colocamos um ano inteiro específico então escolhemos aqui o ano de 2023 tem desde o dia um até o último dia OK então nós fizemos esta criação a minha tabela.

    Calendário está nesse formato pegando um único ano do começo ao fim se você não sabe criar uma tabela calendário no seu arquivo do Power bi nós vamos deixar um link aqui que mostra as duas maneiras.

    Possíveis né automática e com a a a a fórmula Calendar que você consegue criar uma tabela calendário tá você precisa ter essa tabela calendário no seu arquivo aí para conseguir calcular o.

    Acumulado no power bi Ok vamos clicar aqui então em exibição de relatório e para a nossa visualização ficar bem clara eu vou criar uma matriz então tô aqui NS meus visuais vou aplicar aqui.

    Essa Matriz tá vou deixar o posicionamento dela mais ou menos aqui a gente já faz o ajuste quem que nós vamos colocar aqui ó nas nossas linhas eu vou clicar em adicionar dados e nós vamos.

    Trabalhar com as datas eu quero que mostre aqui na janeiro fevereiro março e assim por diante nesta Nossa tabela calendário se eu clicar aqui em mês vai mostrar os números do mês mês um mês.

    Dois mês trê até o mês 12 se eu abrir aqui né a nossa coluna de date vai ter A Hierarquia eu consigo clicar aqui em mês fica uma visualização mais interessante aqui ó mês de janeiro.

    Fevereiro março abril maio até o nosso último mês aqui o mês de dezembro lembrando pegando todos os meses do nosso ano tá E aqui em valores ó vou clicar em adicionar dados vou abrir a.

    Minha tabela de vendas eu vou adicionar esta medida aqui de faturamento Total tanto faz eu colocar o faturamento aqui tá ou colocar a medida né tanto faz a gente tem o mesmo valor e então nós.

    Temos aqui esta Nossa medida de - POWER BI

    Faturamento Total eu posso até clicar Ó nessa minha medida aqui e alterar Vamos colocar aqui no formato de reais só para aparecer tá uma simples configuração vou.

    Descer aqui até achar os reais aqui ó reais português perfeito só descer um pouquinho aqui para procurar aqui ó reais português Brasil perfeito já tá mostrando essa minha coluna aqui em em.

    Reais que que a gente vai fazer só Vamos aumentar um pouquinho isso aqui que a visualização não tá muito legal então vou vir aqui na parte de personalizar aqui ó em valores eu vou.

    Aumentar de 10 para 14 ó mais ou menos aqui ó 12 13 14 Ok vamos acessar aqui agora cabeçalho da coluna Vamos colocar em 14 também já aumentou e cabeçalho da linha.

    Vamos colocar em 14 também só PR nossa aula ficar com uma visualização mais legal isso aqui a gente pode até aumentar Janeiro outubro perfeito Então é isso.

    Que a gente tem tá Por que que não tá aparecendo aqui o mês de novembro e dezembro porque a gente não tem nenhum faturamento tá foi até o mês e no caso de outubro se eu tivesse vendas aqui em.

    Novembro e dezembro apareceria também perfeitamente esse aqui é o nosso Total então n aproximadamente 4 milhões e vamos criar agora o que interessa aqui na nossa aula que no caso é e a nossa.

    Coluna do acumulado eu quero que mostre aqui né o valor de Janeiro depois some Janeiro com fevereiro fevereiro com março março com abril e assim por diante E como que nós fazemos isso primeiro Vou.

    Acessar aqui os meus dados ok nós temos essa nossa tabela de vendas nós vamos precisar criar uma nova medida eu vou clicar com o botão direito e vou clicar aqui ó em Nova medida tá já ampliei um.

    Pouquinho aqui ó já deixei um pouquinho maior essa nossa medida e nós vamos chamar aqui ó de acumulado Então vamos chamar aqui de acumulado e a função que nós vamos utilizar é uma função dax que.

    Ela chama Total ear to date Então se gente digitar aqui ó Total ó já vai vai aparecer aqui três opções a mtd né que é monf né mês a qtd que é relacionada a trimestre nessa situação nós vamos.

    Utilizar aqui ó total ytd né ear to date Então vai ser essa última opção vou clicar nela primeira coisa o que que ela me pede ela me pede no caso a minha expressão quem que nós vamos E no caso.

    Aqui somar o acumulado é do faturamento Total Então vou dirar aqui ó faturamento total por isso que nós precisamos dessa medida criada né que ela aparece aqui ó faturamento total cliquei com o botão.

    Esquerdo vírgula e aqui a segunda coisa que pede no caso a dates que tá me pedindo a minha data quem que nós vamos colocar aqui no caso Vou digitar aqui ó date vou precisar utilizar isso aqui ó.

    Calendário né na nossa tabela calendário a nossa coluna de date que aquela primeira coluna que a gente cria quando a utiliza a fórmula na tabela calendário cliquei com o botão esquerdo não vou.

    Colocar mais nenhum filtro nem nada fechei o parênteses e apertei o enter Então esta minha medida ó de acumulado foi criado se eu clicar nessa minha Matriz aqui ó adicionar Campos vou vir.

    Aqui em valores e vou adicionar mais um valor aqui no caso de na minha tabela de vendas vou adicionar o meu acumulado olha só o que acontece aqui ao lado a gente já pode até clicar ó nesse nesse.

    Acumulado Vamos mudar aqui já vamos colocar em reais então cliquei nessa minha medida coloquei aqui em reais né já usei recentemente fica mais fácil e a gente tem aqui o acumulado olha só que.

    Interessante ó vamos vamos só eh eh entender o que que tá acontecendo aqui nessa nossa tá tela o mês de janeiro teve 408.000 perfeito mês de fevereiro é o acumulado tá mostrando 752 por quê é.

    344 de Fevereiro mais o 408 no caso de Janeiro aqui a gente pode até aumentar um pouquinho essa nossa Matriz porque agora vai est mostrando aqui embaixo novembro e dezembro lembra que eu falei.

    Não teve nenhum faturamento em novembro e dezembro então o acumulado se repete até chegar no nosso total no final do ano vamos colocar uma outra situação aqui então aqui já entendu você já.

    Aprendeu Como criar o acumulado a gente tem acumulado aqui no caso de todos os meses né pegando o ano inteiro no caso tá vamos supor que a gente queira criar talvez do trimestre a gente pode.

    Utilizar esse nosso mesmo essa nossa mesma medida ó vou criar uma nova Matriz Tá não vamos nem mexer muito na personalização ó linhas vou adicionar dados tabela calendário date eu posso.

    Clicar até aqui direto se eu quiser o trimestre aqui vai funcionar perfeitamente ou se eu vier por aqui também funcionaria perfeitamente pela hierarquia e aqui em valores ó adicionar.

    Dados tabela de vendas e vou adicionar o acumulado olha só o que que me apresentou o primeiro trimestre o segundo o terceiro e no caso o quarto eu posso até adicionar vamos vamos vamos.

    Trocar aqui ó vamos colocar o faturamento Total primeiro faturamento que nem a gente fez na nossa outra e agora a gente coloca o acumulado Olha como a gente consegue ver primeiro.

    Trimestre o segundo acumulado o terceiro acumulado e o quarto também acumulado aqui também se a gente fosse criar uma outra né pegando o nosso ano inteiro eu poderia que no caso aqui a gente só tem.

    Um único então não ia funcionar né quando eu for adicionar a minha linha ó eu vou pegar aqui o meu ano só vai entrar o ano de 2023 aí não vai fazer muito sentido a gente fazer isso aqui tá.

    Mas já mostrei possíveis situações se você tiver vários anos né sua tabela calendário também vai ter incluso vários anos e você consegue fazer né também esse acumulado de vários anos que você.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iAL6OUevXFk
Wesdigital

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem