Aula 15 - PYTHON - Estrutura de repetição For

Aula 15 - PYTHON - Estrutura de repetição For Olá seja bem-vindo a mais uma aula do meu canal de vídeos no YouTube Meu nome é Alessandro travato e essa é mais uma aula de Python dessa vez nós vamos estudar sobre as estruturas de repetição.

Aula 15 - PYTHON - Estrutura de repetição For

For na aula passada você aprendeu Como utilizar as estruturas de decisão agora nós vamos aprender como utilizar a instrução for para percorrer os nossos itens iteris não sabe o que é um item.

Iterável Não se preocupe que você vai ver a partir dessa aula vamos agora criar um novo arquivo estou com o visual Studio code aberto clicando no ícone para adicionar o novo arquivo vamos.

Chamá-lo de aula 15 traço estrutura de repetição for não se esqueça eu acabei de dar o enter e não coloquei extensão então botão direito podemos renomear o arquivo.

Colocando ponto Pie No final a agora o nosso interpretador do Python vai conseguir rodar esse código sem nenhuma dificuldade a estrutura de repetição ela é muito utilizada para que você possa.

Percorrer os seus dados e nesse caso específico nós vamos utilizar a instrução for vou colocar aqui um espaço em branco na nossa região do terminal Vou colocar.

Outro no final e nós vamos desenvolver o nosso código Primeiro vou criar uma lista de nomes essa lista de nomes Então vai ter o meu meu primeiro nome Alessandro vírgula vou colocar o meu.

Sobrenome Vou colocar aqui curso de Python vou colocar que esse curso está no YouTube e também no meu portal de treinamentos temos várias palavras que podemos utilizar então Python vamos.

Já que o curso é de Python vamos escrever Python se nós dermos então aqui agora um for que é uma estrutura de repetição e escrevê-la é uma forma muito simples.

Então nós vamos pedir para que ele Pegue uma variável que vai ser utilizada como interad e vai percorrer em in o nosso objeto a nossa lista de objetos interáreas.

De indentação no Python é muito importante agora nós precisamos fazer algo Eu vou pedir para que ele faça a impressão do X que é o meu elemento que está sendo interáreas.

Simples de você decorar de como você pode fazer a a a mentalização do comando for só isso não vou fazer mais nada quando nós pedirmos para executar esse código Observe na parte de baixo na.

Veja Mais Aqui:

    $ads={1}

    Janela do

    Terminal como a nossa lista é um objeto iterável ou seja nós podemos percorrer os elementos de uma lista a partir de um índice a instrução for ela sabe.

    Naturalmente associando cada elemento porque no primeiro ciclo esse x vai valer zero ou o primeiro nome da lista que é Alessandro e ele imprime aqui no terminal logo na sequência quando ele vê.

    Que a lista não terminou ele volta para o for troca para o segundo nome que é o índice número um e imprime trovato que é o que ele fez aqui na segunda linha depois o mesmo concurso de Python.

    YouTube e Python como você pode perceber de uma forma bem simples nós percorremos todos os nomes de uma lista seja um ou 1 Milhão ele vai fazer essa atividade poderíamos utilizar essa.

    Interação e colocar qualquer informação aplicar um cálculo matemático se fosse uma lista de números podemos fazer diversas ações diferentes utilizando o for vamos continuar Então essa é a.

    Estrutura básica de um for para que você possa entender como funciona esse for está percorrendo uma lista de nomes Mas aí você vai perguntar assim mas eu gostaria de percorrer uma lista de.

    Números é possível vamos vamos lá for x Por que x eu quis chamar de X eu poderia colocar qualquer elemento ou qualquer nome nesse elemento então por exemplo for números em Range de 11 você já viu.

    Anteriormente que essa instrução ela cria uma Range de objetos de números começando quando começando em zero e nesse caso é sempre esse elemento que eu colocar -1 então ele vai gerar de 0 a 10.

    Vamos fazer a mesma coisa vamos imprimir agora a nossa variável números só isso quando executarmos o nosso código você vai perceber que ele vai gerar uma lista de 0 a.

    10 nessa lista de números poderíamos

    Então fazer aplicações de valores por exemplo pegar esse número e multiplicar por 2.5 lembre-se a nossa lista era de 0 a.

    10 se eu executar de novo ele está interagindo com o meu objeto fazendo conta de multiplicação para cada elemento Então já imagine quantas possibilidades que você tem de percorrer.

    Faixas de números Imagine você capturar uma coluna inteira de valores dentro de um arquivo csv e fazer operações matemáticas com eles tudo isso é possível fazer facilmente com o.

    For vamos pegar agora uma variável do tipo texto nome completo eu vou colocar aqui que é Alessandro trovato de Andrade tem o C aqui que é o Cândido Então vamos lá.

    Ok como é que eu posso agora percorrer esse meu nome for vou colocar aqui parte under nome em nome completo Como assim ele consegue.

    Reconhecer partes de nomes eu vou agora usar a nossa variável part nome e o importante é que esse objeto essa variável que você está criando ela literalmente vai percorrer cada elemento.

    Do nosso nome completo mas como nós temos um nome que é texto repare ele vai pegar cada parte do nosso nome então quando ele dá o parte de nome do nome completo no primeiro ciclo vale zero.

    Então a letra A depois o l depois o e e assim por diante colocando o meu nome na vertical na região do terminal isso faz com que cada elemento do meu nome ou cada letra do meu nome seja decomposta.

    Na lista mas e se eu tiver uma lista de nomes Então vamos lá lista underline nomes sinal de igual vou abrir aqui o colchetes e vou colocar Alessandro vírgula vou colocar aqui a.

    Márcia minha esposa vou colocar aqui que nós estamos vendo o curso de Python Ok tem uma lista de três valores se você quer percorrer partes do nome então podemos usar a instrução print e.

    Fazer com que ele percorra cada uma dessas desses nomes só que assim se eu digitar print lista de nomes eu não vou ter o efeito que eu quero eu vou precisar usar a estrutura de repetição.

    Então for nomes em lista nomes dois pontos corrijo a indentação porque senão ele vai dar um erro e podemos ver o resultado quando.

    Clicarmos em executar você vai ver que ele vai executar aqui cada parte do meu nome Aonde tá o erro dessa operação imagine faça uma pausa no vídeo imagine o poronde está o.

    Erro o erro está na nossa variável correto eu estou pedindo para ele imprimir a minha lista então ele tá imprimindo a minha lista três vezes porque o for ele percebeu que essa lista.

    De nomes tem três elementos então ele fez três vezes a mesma quando na verdade eu só priso passar como argumento do print nomes que a variável que vai decompor cada nome da minha lista ao.

    Executar novamente você nós vamos ter o mesmo resultado da primeira operação Só que tem um detalhe o for pode ser implementado pelo else quando terminar ele vai rodar esse ELS então eu vou.

    Colocar aqui um print vou colocar a palavra fim seguidas de três letras x no início e no fim se eu executar agora esse código repare ele colocou uma marcação de final.

    Dentro do meu for é como se nós comunicá ao Python Python chega no final da sua lista Você pode colocar esse separador para indicar que chegou no fim isso é extremamente útil para arquivos.

    Muito grandes para processo que você vai fazer no seu dia a dia vamos fazer de novo agora eu vou percorrer aqui o meu nome completo novamente nós já temos a nossa variável.

    De nome completo certo então não vou redefini-la for x em nome completo Se nós dermos o print x qual vai ser a resposta ao executar Você já.

    Viu qual é a resposta ele vai decompor linha a linha certo Mas e se eu quisesse fazer uma interrupção Por exemplo quando ele encontrasse o primeiro espaço o for se você colocar pro for fazer o milhão.

    De vezes alguma coisa ele vai fazer um milhão de vezes até terminar mas imagine que você quer colocar uma condição de parada para ele como for permite como if de colocar.

    Várias instruções você pode depois do print colocar aqui ó if x for igual igual igual por um igual sozinho é atribuição de variável dois iguais juntos é comparação Então se x.

    For igual a espaço que é o caracter que eu estou procurando veja como Aquela instrução if que vimos na aula passada é importante eu posso usar o comando Break para interromper o.

    Processo agora vou executar note na nossa região do terminal ele encontrou o espaço e parou Ele simplesmente fez a análise do meu primeiro nome pois eu pedi para que ele.

    Parasse sempre que encontrasse um espaço se fosse a letra T maiúscula se fosse a letra C do cândido não importa ele faria a parada e no sequência eu poderia colocar um else aqui para indicar pro.

    Meu usuário que ele terminou chegando ao fim Vou escrever fim e colocar mais alguns x de letras minúsculas uma parte muito importante do processo que você vai usar seja na.

    Estrutura de decisão seja na estrutura de repetição é a indentação esses quatro caracteres se nós executarmos o nosso código agora Observe ele colocou o nosso final Mas e aí ele não colocou o print.

    Porque ele interrompeu a execução do for pelo Break ele só vai fazer a condição else Se ele chegar até o final então se eu colocar aqui o underline como caracter de parada.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dLyJkACIvXU
Wesdigital

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem