250 - Excel VBA - Validar CPF com função

250 - Excel VBA - Validar CPF com função Eb1 Olá seja bem-vindo a mais uma aula do meu canal de vídeos no YouTube pela mas essa no formato e na aula de hoje você.

250 - Excel VBA - Validar CPF com função

Vai aprender como criar um validador de CPF Essa é a aula de números 250 da minha playlist de ver a então contando com essa você tem 250 aulas deverá para estudar sendo que a 67 primeiras aulas.

Dessa playlist são um curso completo para que é para dar para você que não conhece ainda o bebê a uma ótima base de conhecimento se você está chegando aqui no meu canal de vídeos agora está.

Assistindo esse como o seu primeiro vídeo sabe que é muito material de BH e de Excel Hoje nós estamos começando do mês de novembro eu tenho aproximadamente 550 aulas de que ser gravadas prontas.

Por você estudar mas chega de papo a usar eu vou abrir aqui o Excel e vou mostrando que o nós vamos fazer temos aqui um CPF e esse CPF Ele É fictício eu gerei aqui por de qualquer jeito para.

Fazer a validação e criei uma função chamada cheque CPF ao passado como argumento a função ao ele verifica depois eu tirava Break o código fala se esse CPF verdadeiro ou não se eu colocar.

Qualquer um número aleatório aqui errado ele vai dizer que o CPF é falso então Vamos experimentar uma rotina e vamos criar uma função que faz essa validação por isso vamos para a área decodificação.

Antes de começar a ver uma olhada nesse site é da Campos code e o cálculo do dígito verificador do CPF do CNPJ ele está sendo explicado pelo Henrique Morato Aqui Nesse artigo então Aqui nós.

Temos que fazer a validação validando o primeiro dígito verificador e aquele tem todas as regras de cálculo então por exemplo começando os primeiros nove dígitos multiplicando os pela sequência.

Decrescente de 10 a 2 e somamos o resultado Então pegamos ao primeiro digito multiplicamos por 10 depois o segundo dígito multiplicamos por 9 e assim por diante somos todos os.

Resultados eu teremos aqui um 185/3 exemplo que ligam artigo depois é só dividir por 11 e aí não é a divisão que nos importam mas sim o resto da e por isso nós vamos calculado usando a.

Função mod e aqui está o resto da divisão é nove para calcular o dígito verificador basta subtrair o resto de 11 então aqui dá para perceber que o primeiro dígito verificador do CPF é.

Veja Mais Aqui:

    Dois se nós analisamos aqui o CPF

    Exemplo dele é dois e assim ele segue o artigo eu vou deixar esse artigo aqui na descrição do vídeo para que você possa também visualizar Acabei de abrir uma.

    Planilha nova nessa planilha nova nós vamos criar a nossa função vamos inserir o módulo e esse modo nos vamos ter aqui uma Publique Fanfiction de nome e cheque CPF essa função vai receber um argumento.

    Ela vai receber um CPF do tipo string ring e ela vai retornar um valor booleano ou boleto dessa forma quando nós fizemos aí a secagem do nosso CPF e tem uma consigo.

    Retornar o valor que o ou falso Lembrando que para concluir o nosso processo dessa function o nome dela tem que estar no final do re o valor vamos começar a definir as nossas variadas de.

    In string CPF as string depois vim num de ver um é o número do dígito verificador um as íntegras depois de num de ver dois as entender também porque o dígito.

    Verificador do final do nosso CPF vim no cheque então é um número do primeiro cheque né da primeira validação do nosso dígito verificador vai ser do tipo entendeu também.

    E depois de número do cheque né da validação do dígito 2 também vai ser do tipo internet e por último dia in que que vai ser a nossa variável do tipo inteiro dos nossos looks de secagem.

    Vamos começar a fazer não tenho aqui o cálculo do módulo 11 nós vamos dividir o valor do primeiro dígito verificador por 11 então do primeiro dígito e.

    Pronto agora vamos lá string CPF = raiz então nós vamos pegar aqui a direita do nosso caractere na string vamos extrair aqui uma stringhi e vamos formatar primeiro né como Spring de 11 posições e.

    Somar com o valor do CPF que está sendo

    Passado como parâmetro e vamos dizer aqui que ele tem 11 posições aqui nós estamos simplesmente formatando o CPF de entrada com 11 posições do tipo string.

    Se não houver 11 dígitos ele coloca zeros à esquerda Esse é um tipo de técnica que você não viu também nos vídeos aqui anteriormente o 1º dígito verificador é igual ao valor.

    Da extração do nosso me de dólar e tem uma instrução mídia nós vamos extrair o primeiro dígito verificador nós vamos usar a stream do CPF que acabamos de alimentar na variável anterior posição.

    Desce um caractere e ele disse que faltou um parênteses perfeito e agora o número de cheque do dígito 2 do segundo dígito verificador vai ser no hall da mesma.

    Forma vamos extrair corretamente da nossa stringhi de CPF posição 11 um dígito até que nós extraímos o nosso CPF formatamos ele com 11 posições e aqui eu capturei o primeiro dígito verificador e.

    O segundo dígito verificador vou fechar na janela de verificação imediata vamos ampliar um pouquinho a janela para você ter uns um bem adequado dessas nossas funções primeiro for e = 19 nós temos.

    Que percorrer os nossos nove dígitos os nossos novos números do CPF então o número dígito 1 do validador um é igual ao número do dígito 1 Mais e aí agora nós vamos fazer os cálculos Olha eu vou.

    Vou converter para valor e a extração que vai ser feita pela função midi da nossa stringhi de CPF cuja posição vai dar da tela pela minha variável ir um caracter nós vamos multiplicar por.

    Aqui como ir Vai ter ciclos de 1 a 9 Então nós vamos subtrair nós vamos multiplicar cada elemento pelo sua pelo seu respectivo valor agora que nós já temos essa informação depois do forr tem.

    O número do dígito verificador 1 = 10 Opa é igual a número do dígito verificador um mod 11 nós vamos capturar o resto da divisão desse resultado que a somatória de todos os elementos entre os.

    Nove elementos capturados aqui efeito o Mod por 11 e onde está dando certo Primeiro vamos analisar o nosso CPF eu vou colocar aqui o número um um 2 dois dois 3 três três 96 eu cheguei nesse.

    Número 96 a inclusive geradores de CPF falsos na internet é só você usar para extrair o número caso queira Então vamos usar para executar na minha função ela não consegue ser executada no passo a.

    Passo no F8 Então nós vamos fazer isso aqui vamos chamar a nossa função cheque CPF e vou passar aqui o número mais 30 né ela toma lá precisa de uma Spring 1222.

    3396 que é o pressionar o Inter já temos aqui o nosso break-point parado número do cpf está ok primeiro dígito 9 segundo dígito 6 e logo no primeiro ciclo num o número.

    Dígito verificador um vale 10 Então nós vamos rodar aqui o processo e você vai perceber que esse número vale ou na sequência nós vamos pegar o dígito realizador um e vamos fazer a.

    Multiplicação agora o número somado um + O2 da nossa multiplicação no segundo ciclo vai ter esse e assim por diante 61424 3657 até chegar no final quando ele.

    Chega no final ele acabou de dividir isso por 11 então vamos parar de fazer um break-point aqui nós vamos chamar de novo a nossa função e o resultado desse nosso acumula q108 e sentir oito vai.

    Será dividido por 11 o valor da nossa variável agora é nove então ele não deu 10 ele não precisa aquela conversão Prefeito Então nossa função até aqui está funcionando bem.

    E se nós temos que validar se o número do dígito do validador um for igual a 10 então nós temos que converter esse número do dígito válida por 1 a 0 Como diz a regra da avaliação só isso se não.

    Ele permanece com o número 9 aquele nós detectamos até agora depois nós vamos fazer um módulo de 11 e o segundo dígito verificador é eu digito Ok nesse módulo nós vamos.

    Verificar então assim o número do digito validador um for diferente do número de cheque ou seja nós já capturamos o primeiro digito validador lá no começo na sua rotina se o número que nós.

    Apuramos por diferente então ele já sai da nossa função o CPF falso se não nós vamos continuar no nosso código aqui por e = 2x 10 agora nós temos que fazer aqui a nossa inversão nós temos que fazer a.

    Nossa multiplicação dos números do dígito verificador dois então o número dígito verificador dois é igual a minha variada do número do dígito de validação dois mais o valor a conversão do valor.

    Da extração que vai ser feita pela instrução midi do meu CPF STR CPF a posição e, 1 nesse caso vezes e menos. o ok nós vamos fazer essa multiplicação.

    De uma nove aqui nessa nossa rotina controlando cada um dos elementos quando concluirmos E se for nós vamos ter já a extração do nosso número do dígito verificador de ver dois esse.

    Número digitado o número de dígito verificador dois vai ser igual a ele mesmo dividido por 11 e aí nós temos que validar se esse número aqui está correto se o número de digito validador.

    Validador dois calculado por igual a 10 então nós temos que converter ele para o número zero de acordo com a regra e por último se o número de divisão por dois for diferente não é o número do.

    Nosso dígito verificador dois for diferença de um número check the V2 que nós tratamos no começo também dentro hesite Poxa perfeito e aqui no final nós vamos.

    Colocar aqui que o cheque CPF se ele chegou nesse ponto do resultado é sinal que os dois valores são iguais então é cheque CPF igual a true vamos de pular o nosso código para ver se ele está ok e.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://youtu.be/4jNzGVV3Hus
Wesdigital

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem