248 - Excel VBA - Apagar blocos de dados com critério

248 - Excel VBA - Apagar blocos de dados com critério o Olá seja bem-vindo a mais uma aula do meu canal de vídeos no YouTube Meu nome é Alessandro trovato e na aula de hoje.

248 - Excel VBA - Apagar blocos de dados com critério

Nós vamos falar sobre o ver a vou mostrar para vocês uma rotina de uma dúvida que eu recebi por também comentários nos vídeos e resolvi gravar uma rotina em GBA para fazer a.

Demonstração a dúvida ela como apagar dados com critérios de um grande volume de dados de pensando normalmente o que eu faria ela percorrer toda a lista de registros e apagar de baixo para cima eu.

Vou mostrar desse método para vocês no método dois mas nesse método de hoje eu resolvi gravar uma forma um pouco mais simplificada de fazer esse processo vamos lá eu abrir aqui o Excel E como.

Você pode perceber nós temos na nossa pasta de trabalho alguns dados CNPJ CPF com a classificação do que é um CPF o que é um CNPJ e o nome de cada uma das pessoas pois bem Eu gostaria de criar.

Uma rotina que apagasse simplesmente todos os CNPJ de uma um ou todos o CPF de uma vez nós vamos começar clicando aqui em desenvolvedor e eu vou inserir um controle de formulário segurando a.

Tecla Alt conseguimos desenhar os controles perfeitamente alinhados nas nossas células eu vou reduzir um pouquinho e agora vou colocar o meu segundo o controle.

É nesse botão botão de opção eu vou escolher se eu quero apagar um CPF ou se eu quero apagar ou CNPJ vamos clicar aqui no texto vou colocar CNPJ e na parte de cima eu vou colocar CPF.

É muito bem o botão aqui debaixo ele ficou um pouquinho está desalinhado então mantendo a tecla Alt vou colocar no alinhamento de novo por fim para que seus controles posso me dar uma resposta.

Precisa vou clicar com o botão direito e eu vou colocar na formatação desse controle que o resultado deve aparecer Numa célula específica vou colocar G2 se você nunca vem no meu canal nunca.

Assisti um vídeo eu tenho vários vídeos que demonstram Como utilizar esses controles tanto Active x outros controles de formulário ativando o CNPJ você vai ver que resposta é dois e.

Ativando o CPF a resposta um agora eu gostaria de criar um botão Então nós vamos inserir um botão do tipo Active x esse botão vai ter algumas propriedades nome BT executa e eu vou colocar aqui.

Veja Mais Aqui:

    Como caption dele executar Neto Dom tão

    Ou melhor método um depois vou fazer isso talvez no Office script utilizando outras outras ferramentas para fazer esse processo Eu.

    Também muito bem e agora que eu tenho né todo mundo vou clicar duas vezes e nós vamos criar a nossa rotina basicamente o que eu vou fazer eu vou filtrar dos nossos dados aquele que.

    Aqueles que são representados pela minha escolha Então você clicar em CPF eu vou filtrar aqui na minha janela todos os e PFC vou apagar um demônio cabeça então se eu tiver 10100 linhas 200 mil linhas.

    Não importa o processo de deles são vai ser igual para todos na minha rotina que eu já tenho um vídeo gravado sobre isso na minha playlist é muito mais simples de fazer esse processo se percorrer de.

    Baixo para cima e varrer tudo que for CPF apagar ou tudo que for CNPJ eu não faço a deleção de cima para baixo pois a a cada linha que nós movemos apagamos todo o conjunto de dados sob isso deixa.

    O processo lento por isso de baixo para cima se você não utilizar o método dois é muito mais rápido legal então agora vou clicar duas vezes no botão nós vamos fazer a configuração desse nosso código.

    Vou fechar na janela de verificar ó e vou ajustar um pouquinho essa janela para você enxergar confortavelmente o seu código deixe-me ver aqui por ficou Agora sim.

    Consigo mar uma piar Ótimo vamos começar fazendo o dimensionamento das nossas variáveis dimensionamento das variáveis eu vim a primeira vaga do mundo.

    Trabalhar w as worksheets é a variável que vai manipulado a minha planilha ativa última céu é a minha variável do tipo rende onde eu vou uma piar a última.

    Célula com dados do meu conjunto de

    Dados dim l n vai ser a minha variável do tipo long para percorrer as linhas pedir com vai ser uma variável do tipo long para definição das colunas.

    De RG vai ser do tipo Rangers para definir qual é a faixa de valores que nós vamos apagar e de dados para apagar mais ser do tipo string Então vamos colocar aqui o tipo Spring e.

    Deixe-me explicar o que vai acontecer essa variável dados para pagar ela vai receber a informação se eu quero apagar o CNPJ ou o CPF por isso nós vamos colocar uma variável do tipo string.

    7w igual a minha planilha o cheats dados caso você queira renomear a sua planilha também é possível ao invés de deixar o planilha é um poderíamos utilizar como boa prática Isso é uma dica do do mestre.

    Gualberto então podemos renomear essa nossa planilha colocando aqui o 9ws dados então usuário pode mudar o nome da planilha tranquilamente que não vai afetar o nosso código por isso eu vou.

    Colocar aqui é a planilha WS dados vai ser utilizada 7rg então a minha variável de controle de células vai de marcar Justamente a minha faixa de células que vai dia um.

    Até todas as células que estejam próximas a ela w. Rende a um ponto corrente Brejão vai selecionar todas as variáveis próximos a célula um é o mesmo que pressionar.

    Contra o asterisco do nosso teclado e essa região que vai ser selecionada depois nós vamos definir a em uma célula ativa que vai ser igual a w. Celso w. Los. Taught esse método Você já viu é.

    Utilizado em várias e várias aulas. Em que XL up Vamos definir qual é a nossa última célula com dados a partir desse ponto vamos selecionar a nossa planilha ativa e vamos começar o nosso código.

    Primeiro como eu preciso de um critério eu já sei aonde está informação que eu vou avaliar nós vamos pegar então o valor que está aqui na nossa célula G2 se.

    W. Rende G2. Vale é um item que você não precisa colocar por padrão existe uma outra forma também de você se referenciar a uma célula por exemplo.

    Se você digitar simplesmente abrir com vocês e escrever G2 funciona da mesma forma então G2 pronto Vale vai ser a mesma coisa que nós capturamos o valor da célula bom então Se isso for igual a.

    1 Então nós vamos fazer aqui a nossa rotina do da Escolha se G2 for igual a 1 vamos analisar significa que isso é um CPF então dados para apagar vai ser.

    Igual a CPF esse campo vai ser utilizado por filtro para separar os nossos dados por isso é importante que ele esteja escrito da mesma forma senão dados para apagar vai ser igual a.

    CNPJ a e eu vou tirar a janela de verificação imediata e vou ativar também dentro do da Opção exibir nós vamos abrir a janela de inspeção de variáveis e nesta janela.

    Eu vou colocar aqui a nossa variável dados para pagar então dados para pagar a hora que eu arrastar vocês vão perceber que ela não está ainda inicializar vou colocar um Break Point e.

    Dom F5 como você pode perceber ele entendeu a referência G2 E se ele verificasse que é igual ele colocaria cnpf mas como os dados lá estão dois ou melhor vamos analisar aqui que isso aí.

    Está um então ele pegou o valor que nós temos lá nas nossas opção deixou ajustar minha janela de novo que eu acabei fazendo caquinha vou.

    Puxar para o lado e agora para baixo muito bem então pouco Como você pode perceber a variável que nós vamos utilizar SPF até que o nosso código está pronto e agora eu preciso fazer a minha.

    Rotina basicamente nós vamos fazer a nossa rotina para selecionar o e apagar os dados eu posso passar no ponto vende a 3 a.

    Partir da nossa célula A3. Concrete Bridge on pontos select isso vai fazer com que a partir da minha célula três poderia ser a dois poderia ser a uma importa nós vamos selecionar.

    Todos os dados EA partir dessa seleção nós vamos ligar o auto Filter select um ponto alto Filter simplesmente Esse comando vai aplicar uma seleção de filtros nossos dados mandar mas sim e.

    Como você pode perceber eu já posso filtrar as minhas informações uma vez aplicado o filtro podemos pegar a nossa faixa de células completa rng. Alto Filter nós vamos filtrar os.

    Nossos dados onde o campo vai ser: igual o número dois, o critério na criteria1 que é o nosso primeiro argumento vai ser usados para apagar eu estou passando para o meu comando a instrução e que eu.

    Quero fazer com que ele Apague a minha informação que eu passei na nossa variável dados pela pagar deixa eu colocar essa informação também na outra linha facilitando assim a busca dos.

    Lábios perfeito agora nesse próximo passo além da criteria deixa eu ver se tem mais alguma coisinha aqui na minha colinha não então é só preciso disso para ele selecionar os nossos dados.

    Vocês tá bom executar o código e como você pode perceber rapidamente todos os meus cpf's foram filtrados eu não preciso me preocupar pois ele não vai apagar nenhum valor que a CNPJ.

    É para pagar os resultados nós vamos usar aqui w. Rende que vai dia dois até se eu vou concatenar isso com a minha última célula últimas el control. Rentaire row.net.

    Se você não usar Mas isso é comando aqui apenas para fazer a seleção das células vejo que ele vai selecionar e vou pressionar aqui de novo e vou usar um select antes de fazer o processo de.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://youtu.be/oinkZ8wrLHM
Wesdigital

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem