O jeito mais fácil de usar SomaSe no Excel

O jeito mais fácil de usar SomaSe no Excel Olá pessoal tudo bem com você hoje nós vamos falar o jeito mais fácil de usar sou uma cena Excel Como assim professor a gente vai trazer para vocês três exemplos simples fáceis e práticos.

O jeito mais fácil de usar SomaSe no Excel

Totalmente didático onde você vai aprender aí o uso do SOMA ser de modo bem simples e fácil tudo bem vamos lá planilha na tela .

bom pessoal Olha a nossa planilha aí então hoje a gente vai falar do uso do SOMA c é uma função que a gente utiliza de modo condicional ela faz uma soma de.

Modo condicional com base em uma condição mas como assim professor vamos pegar o primeiro exemplo que é bem simples e fácil para você entender depois a gente vai evoluir no exemplo tá.

Repare que eu tenho uma tabela de vendas aqui ó bem simples Ok onde nós temos os vendedores eu quero saber aqui ó Quanto que um vendedor vendeu o total de venda dele tá então tem que analisar.

Essas informações Ah vou fazer com tabela de não pode fazer tabela dinâmica sem nenhum problema mas o uso do SOMA C resolve isso daqui de modo bem bem fácil e simples Olha só igual só nascer.

Eu vou analisar um intervalo que é esse aqui ó o vendedor eu tô fazendo uma análise de quem vendedores então ó vamos selecionar os vendedores ponto e vírgula qual que é nosso critério Qual que é a.

Nossa condição esses vendedores Eu quero saber quem é Pedro ponto e vírgula o intervalo da soma o intervalo da soma tem que ser um intervalo numérico então só ou é coluna.

ID ou é coluna vem você quer saber o total de D não você quer saber o total de venda Então vou pegar as vendas olha como é simples vamos fechar ao dar o enter veja que eu sei que o Pedro fez.

640 de vendas Se eu mudar aqui para Ana Se eu mudar para o Lucas Se eu mudar para o José Opa José não tem mas tem a Ana tem o Pedro e tem o Lucas onde a gente sabe agora quanto que foi o.

Total de vendas bacana né E isso né pessoal Você poderia colocar aqui ó qual que seria a participação do Lucas no total de vendas esse valor dividido pela soma de todos os valores de vendas que.

Nós temos aqui ó aí vai ter um valor você vai passar ele para porcentagem aqui ó mudar aqui ó participação então Lucas Ó fez 610 em vendas representando 32% a Ana 34 e o.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Pedro 34 Olha só bacana né Viu como é

    Simples e como você pode fazer tem uma melhoria da tabela aqui pessoal nem falei de validação de dados tá só mostrei aqui por exemplo a possibilidade.

    De ser digitar informação ele pesquisar e fazer o cálculo para você mas a gente vai ter mais outros dois exemplos com outras situações também muitos similares a essa mostrando o uso do somacê do.

    Jeito mais fácil para você utilizar no teu dia a dia e aprender de uma vez por todas Como usar o soma C tudo bem mas antes de continuar deixa eu me apresentar você eu sou professor Michel.

    Responsável pelo curso de excel online hoje a gente tá trazendo uma dica sobre o uso do SOMA ser mas que tal você aprender mais sobre Excel se tornar um verdadeiro profissional Olha só nem que.

    Tá fixado no primeiro comentário e temos um também na descrição do vídeo se você for para o primeiro comentário fixado eu tenho uma surpresa para você Mas qual que é é um cupom uma chance de você.

    Aprender Excel conosco de modo totalmente profissional e você ali resgatar essa oferta única exclusiva que a gente está ofertando hoje mas corre lá que os cupons são limitados tudo bem.

    Qualquer dúvida acione a nossa equipe no chat de atendimento no site que eles vão estar lá para ajudar vocês a esclarecer as dúvidas eventuais sobre a forma de matrícula pagamento inscrição conteúdo.

    Enfim eles vão ajudar vocês lá da melhor forma possível é a primeira vez chega um canal clica no botãozinho de inscreva-se clique no Sininho para ativar as notificações porque todo dia tem uma.

    Dica nova de Excel bom estamos agora num novo exemplo neste Exemplo Pessoal vamos fazer suposição que eu quero saber aqui ó quando que eu vendi a cada dia então vou colocar aqui ó veja que essa tabela.

    É do Mundo 6 né então colocar um dos - Curso de Excel Online

    Seis de 2023 tá bom vou vir aqui embaixo eu vou arrastar aqui até uma data mas eu poderia estar todas as datas a professora não tem.

    Todas as datas ali tem datas a mais não tem problema é só você clicar e arrastar vou listar aqui só para ficar fácil tá bom e olha lá igual só você que que eu vou analisar não é a data.

    Então vou pegar que o intervalo da data vou travar com a tecla F4 então pressiona F4 ela Vale lembrar que se você tiver utilizando o notebook pressione o fn e o F4 Professor meu.

    Teclado tem o FM se o teu teclado tiver o FM também segura o FM depois pressionar F4 ponto e vírgula vou clicar aqui no critério que é a data em específico ponto e vírgula a venda vamos.

    Selecionar a venda aqui ó e F4 também para travar vamos fechar o intervalo né alguma forma com o parentes vou dar o enter veja que fez o cálculo vou clicar duas vezes veja que nós temos agora os.

    Valores de venda a cada dia entre um dos um dos seis dois ou seis três ou seis vamos fazer a suposição que essa venda aqui ó Foi no dia quatro do seis de 2023 Olha lá já lançou aqui bacana né.

    E isso é um exemplo tá pessoal vamos fazer uma suposição que eu quero saber o total de vendas a partir do dia 6 do 6 de 2023 para o início Olha lá então quer dizer que eu quero saber a venda.

    Dos seis primeiros dias que que eu faço ó igual só nascer abre o parênteses que que eu vou fazer eu vou selecionar aqui ó a data ponto e vírgula agora eu vou abrir aspas.

    Menor igual com cateno com essa data ponto e vírgula vamos agora pegar aqui ó a coluna de venda tudo bem Vamos fechar ao dar o Inter veja que eu tenho 860.

    Realizados nos seis primeiros dias se eu pegar aqui ó aqui embaixo você vai ver que vai dar 860 se eu colocasse 10/6 de 2023 ele tá pegando todas as vendas anteriores como é uma tabela do.

    Mês 1 tá levando em consideração 10/6 para trás se eu tivesse uma data de Maio ele ia levar em consideração essa data de Maio também tá porque eu tô passando apenas um critério se eu tivesse datas.

    De outros meses né eu teria que usar o soma 6 que eu tenho que passar duas condições na nossa função tudo bem O próximo exemplo a gente vai falar agora da função C né não deixa pegar o exemplo.

    3 aqui ó tem uma tabelinha bem bacana E você vai ver agora uma situação que a gente pode aplicar o somacer para você aprender de uma vez por todas Como trabalhar com soma sempre.

    Mas eu quero reforçar um detalhe muito importante o cupom promocional pessoal tá lá no primeiro comentário fixado então vai lá clica Resgate esse cupom que a tua chance de aprender Excel.

    Conosco onde você vai aprender o soma ser somacesso muito mais indireto pro que ver Power care VBA enfim você vai aprender muita coisa de Excel para você criar novas oportunidades Então.

    Aproveite o cupom que está liberado hoje mas corre lá que os cupons são limitados Tudo bem então tá lá no primeiro comentário fixado neste novo exemplo olha só eu tenho as vendas você já.

    Aprendeu a data mas olha só dia da semana uma dica que eu vou dar para você aqui ó para você descobrir o dia da semana Olha lá igual o texto abre parentes clica na.

    Data ponto e vírgula eu vou colocar aqui ó três letras desse tá aí ele vai trazer Ó sábado quarta segunda abreviação se você quisesse.

    Quatro letras desse ele vai trazer por extenso aí você escolhe o que for mais fácil tá eu vou colocar três aqui que eu acho mais fácil para esse vídeo de hoje tá bom aí você.

    Quer por exemplo que montar o dia da semana aí você tem que segunda né vou clicar e arrastar vou aumentar aqui aí você quer saber a venda e olha lá igual soma C.

    Você vai pegar quem o dia da semana F4 para travar o intervalo ponto e vírgula vai passar o critério que é o dia da semana em específico e depois o intervalo da soma não F4 aqui ó fechar.

    Bonitinho Opa deixa passar de novo intervalo que sim queria pagar o poder do Gordo do professor pronto travei fechei parente só vou dar um enter segunda-feira fez 150 reais de vendas.

    Vou clicar e arrastar repare que nós temos aqui ó sexta-feira não tem nem dia que teve venda na sexta-feira terça também não mas nós temos outros dias que tiveram vendas um dia que mais.

    Vendeu foi o sábado neste exemplo aqui aí eu posso selecionar isso e fazer um gráfico de linha do tempo Olha que bacana da venda por dia de semana saber qual o.

    Dia da semana que a gente mais vende Olha que bacana Se eu tivesse mais variáveis poderia trabalhar até com gráfico de dispersão para analisar o porquê daquela RD a gente está vendendo.

    Mais aí eu teria uma segunda variável se você quer aprender sobre gráfico de expressão que no canal tem um vídeo bem bacana a respeito desse assunto tudo bem então hoje pessoal nosso objetivo deixa.

    Eu pagar o gráfico aqui ó é passar para vocês né como aprender como aplicar do modo mais fácil o jeito mais fácil de você usar o soma ser e você entender como que você pode aplicar nas suas.

    Planilhas sempre você vai aplicar quando você tiver uma única condição para você ter ali o resultado que tanto deseja tudo bem além do que você viu diversas outras dicas que podem ajudar no dia a.

    Dia aí como até essa função texto travamento enfim muito mais bom pessoal vou ficando por aqui mas lembre-se que o povo promocional tá no ar para hoje essa oferta exclusiva você que tá.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ykL2A8EgiOI

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem