HDL Podcast - Rafael Salvatti - Hernandes Dias Lopes

HDL Podcast - Rafael Salvatti - Hernandes Dias Lopes Muito bem estamos começando mais um HDL podcast é um privilégio estar aqui com você para um bate-papo maravilhoso sobre um assunto empolgante com o Pastor Rafael salva Pastor Rafael salva ele é pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana de Mogiguaçu ele é formado pelo seminário Presbiteriano do Sul em Campinas está fazendo mestrado no centro.

HDL Podcast - Rafael Salvatti - Hernandes Dias Lopes

Presbiteriano de pós--graduação do under Jumper e ele é casado com a fisioterapeuta Natália lamari e o foco principal do seu ministério é o trabalho com adolescentes Rafael seja bem-vindo é um privilégio receber você aqui hoje Ô pastor eu agradeço para mim é uma alegria uma honra participar desse podcast e conversar sobre esse assunto que eu amo eu amo adolescente que coisa boa que coisa boa me conta um pouquinho da sua história você nasceu num lar Cristão com que idade você foi chamado pro Ministério como é que foi essa.

História aí então pastor a minha história começou no Rio de Janeiro onde eu nasci e quando eu tinha aproximadamente ali 10 11 anos os meus pais decidiram sair do Rio e foram morar no sul de Minas Uma cidadezinha chamada it Monte Uma cidadezinha muito por sinal de conhecer Cidade Serrana né E ali na minha adolescência que eu conhecia a Cristo Que bonito Eu e minha família nós conhecemos a Cristo na igreja presbiteriana mesmo de Itamonte e foi.

Ali que eu comecei a servir a Deus também em diversas áreas da igreja ministério infantil ajudava com os adolescentes ajudei com jovens e eu fui crescendo espiritualmente ali uhum até que quando eu já era quando eu já era um jovem ali já tinha uns 23 anos eu entendi que Deus estava me chamando pro Ministério eu tinha feito uma faculdade antes sim você fez que curso Rafael e eu.

Fiz um curso de gestão ambiental gestão ambiental isso e depois que eu concluí o curso eu tava até indo bem na área mas o meu amor assim pela igreja pelo serviço na igreja só crescia e no primeiro momento pastor eu nem pensava em Ministério Pastoral não pensava em seminário mas acho que a própria igreja foi percebendo e começou a me incentivar e eu comecei a colocar isso em oração né comecei apresentar a Deus para entender se realmente tinha.

Algo ali e Deus por meio da palavra por meio do próprio pastor da igreja pastor Manuel um homem que eu admiro tem consideração muito grande foi o pastor que me enviou pro seminário e ele conversando muito comigo Acabou me convencendo de que Deus estava me chamando sim pro ministério e então eu fui ali com 23 anos vim pro SPS saí lá do Sul de Minas e ali no SPS Logo no.

Início eu fui convidado pelo Pastor Júnior Pastor Júnior Lima que o Senhor conhece bem sim muito amigo e ele me convidou para trabalhar com ele aqui em moj Iguaçu que é pertinho aqui de campinas e no início ele me desafiou ele falou olha meu filho eu eu tenho uma lacuna aqui na igreja e eu gostaria que você preenchesse preenchesse essa lacuna Eu gostaria que você trabalhasse com os adolescentes da igreja porque eu quero futuramente que essa igreja tem um pastor para adolescentes Uhum Então foi ali que o meu coração se abriu para esse.

Ministério de uma forma mais convicta e desde então eu comecei a investir meu tempo já no seminário né comecei a investir meu tempo para conhecer mais sobre adolescentes para me preparar também pro Ministério porque eu comecei a acreditar que eu deveria ser mesmo pastor de adolescentes isso desde aquele momento já já não tinha mais pretensão pastor de ser um pastor titular uhum de.

Ter uma igreja para cuidar uhum ou de ir para um outro local eu me imaginava sempre ali em Mogiguaçu é e eu acho que isso me ajudou muito porque eu eu foquei uhum foquei e eu creio que com o passar dos anos Deus foi me capacitando cada vez mais uhum o início do ministério não foi fácil ali com os adolescentes Eu lembro que a gente começou com quatro pastor Olha isso tinha quatro adolescentes na primeira reunião porque até então a gente não não.

Tinha na igreja um trabalho voltado AD só para eles estruturado para isso isso era tudo junto jovens adolescentes o pastor jun então decidiu eh começar a estruturar uma equipe para trabalhar com ele e deu essa ênfase né e me colocou ali e foi assim que eu comecei com com poucos hoje você hoje o Pastor Júnior está em tá em Sorocaba soroc pastor Jonathan está hoje na liderança da igreja igreja vibrante euo lá tem.

Pregado lá algumas vezes né e vejo que a igreja está em Franco crescimento em Franco Progresso como é que hoje é o seu ministério com adolescência na igreja é pastor o tempo passou e Deus abençoou demais porque hoje o Pastor Jonatas ele tem essa visão bem clara né de que eh ele precisa também eh entender que hoje eu eu dedico mais tempo ao adoles do que a outras áreas da igreja né certo e com o passar do tempo e por causa.

Dessa visão da equipe e do Conselho e do Pastor Jonatas hoje o nosso trabalho com adolescentes cresceu tanto que a gente tem uma média de 180 adolescentes toda sexta-feira marav que maravilha que se reúne ali para orar para louvar a Deus para aprender da palavra e a gente tem visto um crescimento expressivo algo de Deus mesmo pastor que coisa linda você você hoje estudando esse assunto avançando mais no.

    Conhecimento desse assunto a fase de adolescência é considerada uma fase

    Crítica da vida né é a fase da autoafirmação é a fase da patota do grupo aham onde o adolescente olha pros pais não mais como o herói e boa parte da aquilo que se percebe quando o adolescente tá entrando na faculdade que entra na adolescência né via de regra eh no no final da.

    Adolescência mas dentro da adolescência ainda eh muitos se afastam de Deus e qual a importância de se ter numa igreja o ministério de adolescente para que essa fase não seja uma fase de crise mas uma fase de crescimento amém então pastora eh a fase do Adolescente como o senhor tava dizendo uma fase de incertezas né e de questionamentos também então eles têm as suas crises.

    Porque tem perguntas ainda não respondidas uhum e o adolescente é muito pressionado a viver uma primeira experiência uhum eh por exemplo alguém chega pro adolescente e pergunta e aí como é que foi a sua primeira experiência com bejo como é que foi a sua primeira experiência com alguém no sentido mais íntimo né sexual como é que foi a sua primeira experiência como quando que você bebeu ou usou um cigarro pela.

    Primeira vez e eles são pressionados a ter essa essa primeira experiência né E hoje a gente trabalha para que para que o adolescente tenha a sua primeira experiência com Cristo hum para que ele tenha uma experiência profunda com a palavra de Jesus Uhum E também com a presença de Cristo uhum para que ele possa responder aa a essas perguntas que de certa forma o pressiona muito dizendo.

    O seguinte não a minha primeira experiência foi uma experiência que mais me marcou min experiência com Jesuses Então hoje a gente trabalha para que o adolescente tenha essa experiência com Cristo porque porque essa experiência na adolescência vai marcar a vida dele pelos próximos anos e vai evitar que ele tenha essas outras experiências perigosas que vão nortear a vida dele ex pastor tem um pastor que o Senhor conhece bem que é o pastor Wood balkan um pastor norte-americano que ele.

    Recentemente lançou uma pesquisa dizendo que 70% dos jovens cristãos se desviam na faculdade 70% 70% e o resultado eh da pesquisa ainda conclui que eh O que explica isso é a falta de preparo hum a falta de investimento uhum na vida do Adolescente quando ele ainda não tinha ido pra faculdade Uhum Então hoje pastor uma coisa que a gente valoriza muito lá.

    Em Mogiguaçu é a pregação expositiva da palavra pro adolescente Olha porque a gente entendeu que a gente não pode desperdiçar uhum essa essa fase do Adolescente achando que ele não tem a capacidade de ter um contato com não pode subestimar então o adolescente ISO não pode pastor a gente costuma a gente costuma dizer que a gente não pode desprezar o interesse do Adolescente pela palavra de Deus que legal o que a.

    Gente infelizmente vê em muitas pastor Uhum é que as igrejas estão promovendo entretenimento para adolescente como se isso fosse marcar a vida dele como diz Jeremias fala mais sobre isso fala mais que às vezes eu percebo isso mesmo que a igreja tem que dar entretenimento para adolescente para fixá-lo na igreja criar alguma coisa para diversão para que ele fique exato fala mais sobre isso pastor a gente acaba entrando numa concorrência uma concorrência desleal.

    Desleal porque o mundo faz isso melhor que a gente e a gente entendeu pastor que o ministério com adolescentes não pode ser um ministério onde a gente eh cuida da forma que dá hum o ministério com adolescentes ele tem que ser levado a sério Hum como é levado a sério o ministério com adulto Uhum E eu sei pastor que nem toda igreja tem a capacidade de fazer esse tipo de investimento Uhum mas seria bom que toda.

    A igreja tivesse um líder ou um pastor capacitado cuidando dessa área para

    Cuidar dessa área e eu digo isso porque hoje pastor Eu percebo que algumas igrejas tratam adolescente como eh alguém que ainda e aceita qualquer coisa então a gente coloca lá alguém que tá querendo ajudar ali coloca à frente do ministério né E costumo até pensar pastor que as empresas tem O estagiário.

    Né O estagiário ele tem um um ciclo né tem um começo meio e fim e não tô desprezando de forma alguma o trabalho de um seminarista que é muito importante Uhum mas algumas igrejas pensam assim ah coloca um seminarista ali para cuidar dos adolescentes e depois vamos ver como é que fica aí o adol o seminarista se forma vai embora vai embora Ah vamos colocar um outro seminarista ali e vira um trabalho de estagiário pastor hum eu acredito que o adolescente ele precisa.

    De um maior investimento até no que diz respeito ao preparo do líder e do pastor que está à frente uhum porque quando o pastor tem o foco e se prepara para cuidar deles isso faz diferença no dia a dia Pastor eu tenho uma experiência um pouco negativo mas eu tenho que te contar Conta aí por favor no no início do meu ministério quando eu estava tava inda ali no seminário de vez em quando a gente tinha oportunidade de pregar para toda a igreja Uhum E quando surgia a.

    Oportunidade de pregar para toda a igreja a gente se preparava pastor uhum ficava sabendo da data a gente se preparava como antecedência estudava pegava os comentários bíblicos ecia ia se preparando muito bem para pregar para toda a igreja quando era para pregar para um adolescente pro Ministério lá pro grupo de adolescente e de improviso abria uma revistinha ali pensava numa dinâmica e soltava uma palavra assim de improviso que nem o senhor falou Teve um dia que uma uma uma menina uma adolescente de 14.

    Anos me procurou e falou assim pastor deixa eu te falar uma coisa quando o senhor prega aqui em é quando era seminarista Quando o senhor prega aqui de vez em quando para toda a Igreja Nossa é diferente pastor o senhor traz faz uma palavra com bastante informação mas quando o senhor prega para nós lá parece que o senhor preparou no mesmo dia que vergonha pastor Eu imagino e ali eu comecei a perceber que eu tinha que levar mais a sério isso Hum porque às.

    Vezes a gente subestima a capacidade do Adolescente uhum de extrair a boa a boa palavra boa pregação então eu acredito que a gente precisa sim Pastor se dedicar seriamente a um trabalho com adolescente para que ele tenha uma experiência profunda com as escrituras uhum inclusive para que ele tenha uma experiência de aprendizado até para responder perguntas que ele ele vai ser questionado Né Num futuro próximo me.

    Permita eh uma partezinha aqui na questão da você disse lá atrás que 70% na pesquisa americana aham Brasil talvez não seja muito diferente do da lá dos Estados Unidos 70% dos Adolescentes dos jovens que vão para uma universidade eh perdem a fé eh se afastam de Deus e da igreja ah ao entrar na universidade isso Onde entra o papel dos Pais é pastor nesta questão porque às vezes.

    Eh os pais também não estão transferindo pra igreja essa responsabilidade do cuidado do acompanhamento do ensino é pastor dos seus filhos paraa igreja como é que funciona isso essa é uma questão muito séria também porque eh não não existe um um trabalho eficiente com adolescente sem o envolvimento dos Pais uhum e uma coisa.

    Que a gente já entendeu é que a gente precisa convidar os pais para participar da vida Espiritual do crescimento espiritual dos seus filhos uhum e isso é muito mais do que apenas conduzir o filho até a igreja porque como o senhor disse alguns pais terceirizam a espiritualidade dos filhos uhum eles levam os filhos até a igreja e acha que isso já é suficiente Uhum mas o adolescente precisa demais assim como a criança uhum assim como todos nós nós.

    Precisamos de alguém que sente do nosso lado alguém próximo né Uhum da nossa confiança que sente do nosso lado que converse a respeito das nossas fragilidades até com seriedade porque o adolescente tem muitas crises e muitas fragilidades Uhum E às vezes ele não encontra abertura nem dentro de casa para conseguir um apoio ou para para que alguém o trate com misericórdia né para que ele possa se desenvolver às vezes.

    Não tem liberdade de abrir o coração com os pais de contar seus dramas suas angú existem alguns pais que são muito posso dizer isso pastor legalistas uhum Eles não conseguem entender a fase que o filho está vivendo então eles esperam eh muito do filho e às vezes não contribui para que ele possa então amadurecer espiritualmente alguns pais já tratam diferente largam.

    Mesmo hum não exigem que o filho esteja na igreja ou não dão um exemplo em casa para eles porque é aquela velha regra né Eh o adolescente ele não vai fazer o que o pai fala ele vai fazer o que o pai faz eles nos observam mais do que nos escutam exato pastor exato uhum e eh é interessante perceber que o adolescente ele precisa que o pai caminha ao lado dele dando um exemplo como a a própria palavra nos ensina n.

    No caminho no caminho camin exato É caminhando junto isso e o pastor Wood balcon que eu já citei aqui pastor ele diz outra coisa eh que eu acho bem importante e um pouco pesado mas é verdadeiro ele fala que a maioria dos Pais preparam os filhos para ganhar dinheiro e os pais não investem tanto na vida dos filhos na vida espiritual como investe na vida profissional é o pai fica muito preocupado do filho não ir.

    Bem na escola Uhum mas às vezes o pai nem se preocupa se o filho tá com algum pecado oculto lá se está tratando de alguma coisa então eu acredito pastor que os pais precisam se envolver com os filhos certo os conduzindo pra igreja participando do discipulado Sentando à mesa pastor isso é uma coisa que o meu sogro que que me fala muito que a prática de sentar à mesa tá acabando aos poucos aliás isso é uma.

    Coisa que tem se discutido mesmo por muitas pessoas que a mesa não é apenas uma Peça uma mobília na casa a mesa é um emblema exato pastor emblema de que ao assentar-se à mesa não se olha ninguém pela nuca tem que encarar você olha nos olhos e ali é o lugar do confronto ali é o lugar do da des do consolo do consolo de uma boa risada exato né ou de um abraço também verdade então você tá levantando um assunto que.

    Acho que as famílias precisam repensar sim às vezes cada um pega o seu prato e vai pra sua televisão no seu quarto e perdeu o momento da comunhão eu até eu até entendo pastor que algumas famílias TM uma rotina muito agitada agitada mas eu creio que a família precisa priorizar esse momento à mesa porque às vezes pela correria alguém almoça antes o outro depois e as pessoas da mesma família.

    Acabam não se encontrando exato durante um dia né me fala um pouquinho sobre a questão da influência das mídias sociais hoje na vida do Adolescente como isso reflete na vida espiritual desse adolescente Porque hoje o mundo todo tá disponível a um toque né ali não tem filtro Então se vê de tudo como é que você na sua experiência com os adolescentes um adolescente pode se resguardar das má influências das mídias sociais e usar essas ferramentas de.

    Forma positiva na vida então pastor a gente já conhece a aquela aquela famosa ideia de que você conhece uma nota falsa conhecendo muito bem a verdadeira Verdadeira né então eu acredito que para você ajudar o adolescente a se preservar de tantas ideias equivocadas que ele encontra na internet você precisa caminhar ao lado dele com o discipulado ensinando a verdade da palavra de Deus Uhum eu acho que é a forma mais eficiente de você ajudar o.

    Adolescente a identificar o que é nota falsa uhum porque é é desleal também a comparação a gente tem um um tempo com eles que a muitas vezes é é pontual Uhum E eles estão praticamente o dia todo na internet então eles ouvem muito mais influenciadores do que nós Uhum mas a verdade é infalível é poderoso para entrar lá e transformar é poderosa é poderosa pastor e hoje a gente eh tem tem um trabalho lá em mji Iguaçu onde a.

    Gente procura delegar responsabilidades para todo adolescente que tá sendo discipulado que tá se aproximando do grupo a gente chama para perto para caminhar ao lado e delega responsabilidades uhum e um exemplo pastor hoje a gente tem uma uma equipe de comunicação dos Adolescentes eles que lideram isso que legal então eles fazem postagens eles fazem vídeos e eles se comunicam na internet inclusive divulgando o trabalho Os encontros e.

    Divulgando a palavra também eles se sentem úteis e engajados no trabalho isso isso é muito legal ISO E por que que é tão interessante pastor para responder a a sua pergunta quando você tem uma equipe de adolescentes engajada nas redes sociais os outros que nem fazem parte da equipe uhum se sentem inspirados e começam a seguir aquilo que é falado uhum aquilo que é divulgado então acaba acontecendo uma influência mútua você investe e ensina aqueles que.

    Estão mais próximos discipulando caminhando junto uhum depois você delega uma função como essa de cuidar de uma rede social de um ministério e a partir deles outros adolescentes são inspirados são tocados também que legal a entender o que que é conteúdo bom e o que que é descartável que legal então hoje é uma estratégia que a gente tem adotado sabe pastor ensinar a verdade e delegar responsabilidade para que eles influenciem também e fazer um.

    Acompanhamento depois fazer um acompanhamento fundamental fundamental Às vezes precisa fazer uma correção Zinha lá numa postagem Claro é normal né a sua atividade por exemplo de acompanhar ess 180 adolescentes e Extra atividade da Igreja sair para comer uma pizza ir comer um cachorro quente eh ir para um retiro como é que funciona essa dinâmica aí da informalidade é a gente estava falando no início que a gente não pode entender.

    Que o ministério de adolescentes é entretenimento Claro que não né exato exato a gente tem que ensinar o adolescente a buscar a Deus a valorizar a palavra o louvor né mas o adolescente tem uma energia poderosa um pique a mais um pique a mais a pil duracel é e a gente entendeu lá que que precisa promover o acolhimento e a comunhão deles e a gente chama comunhão e acolhimento Porque tudo que faz tem que ser com propósito né claro e uma atividade de comunhão e.

    Acolhimento são os encontros informais de vez em quando é bom B sim pastor reunir a turma para ir assistir um bom filme Uhum E vai todo mundo pro shopping vai todo mundo pro cinema e depois vai todo mundo comer junto isso é fundamental faz parte da dinâmica do trabalho exato a gente também eh entendeu que acampamentos são importantes então a gente promove pelo menos dois acampamentos por ano só para eles adolescentes isso só para os adolescentes focado neles adolescentes.

    Da igreja foces e a gente e entende que esse é um encontro informal sendo formal também mas porque em acampamento eles têm a oportunidade de se divertir muito né E às vezes é nessa informalidade que você tem mais acesso ao coração deles né a conversa informal esse bate-papo exato o adolescente tem uma questão muito grande no coração ele tá se perguntando o tempo todo eu posso confiar em você hum eu posso confiar em você então quando você faz parte da rotina dele também com com.

    Atividades informais o coração dele vai se abrindo vai se abrindo ele ele percebe que a gente tem o prazer de estar junto uhum e uma coisa que eu digo Pastor Todo Líder ou pastor que estiver à frente desse trabalho precisa desenvolver um amor sincero pelo adolescente exato ele percebe quando Aquilo é forçado há uma frase Rafael que eu gosto muito de ouvir e já falei essa frase muitas vezes uma coisa é você amar a pregação outra coisa é você amar as.

    Pessoas para quem você prega olha pastor que frase poderosa é isso isso isso faz a diferença no minister faz faz diferena no ministério adolescente porque olha que interessante pastor que o senhor tá falando é exatamente o o adolescente ele quando adquire confiança em você Uhum ele vai parar para te ouvir hum talvez você não seja o melhor pregador mesmo talvez você não seja a melhor pessoa em oratória Uhum mas se ele.

    Consegue perceber que você tem um interesse real na vida dele vi del e você está você está disposto a passar tempo com ele e a caminhar ao lado dele entendendo as suas fragilidades ele vai te ouvir Que legal quando você se aproxima da família dele porque eu vejo isso pastor o ministério de adolescentes é um privilégio porque você tá alcançando o coração do Adolescente logo você tá dentro da casa dentro da família examente porque os pais vão ficar numa alegria imensa ex exato que você é um.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CBvBn2oxsEY

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem