Como Fazer Soma por Períodos no Excel Bimestre e outros

Como Fazer Soma por Períodos no Excel Bimestre e outros Olá pessoal tudo bem com você Eu troquei hoje para mais uma dica de Excel hoje nós vamos tirar a dúvida de alguns inscritos aqui no canal como que a gente faz uma por períodos mas que período o.

Como Fazer Soma por Períodos no Excel Bimestre e outros

Professor duas datas não sabe aqueles períodos que a gente tem como bimestre trimestre quadrimestre e semestre como que a gente faz isso bom eu vou mostrar para vocês duas situações e duas.

Soluções de como que você pode tratar isso vamos entender na prática planilha é a tela .

Bom pessoal Essa foi a dúvida que a gente recebeu e a gente vai ajudar vocês aqui com dois exemplos duas formas que vocês podem fazer aí Tá bom então vamos pegar a primeira planilha vamos pegar.

Aqui ó plano de bimestre tá tem que uma tabela eu tenho aqui ó na verdade algumas tabelas eu vou formatar essa daqui ó primeiramente para deixar um pouquinho mais fácil de entender o que.

Que a gente tem aqui vamos lá essa é a situação tá é uma tabela de bimestre entretanto você precisa que no caso né apresentar essa soma aqui ó por bimestre Como que você poderia fazer tem algumas.

Soluções tá a primeira solução é esse daqui ó Imagine que a tua informação a Janeiro tá como um texto Então como que você resolve isso a professorinha informação tá como data se.

A tua tiver como data daqui a pouquinho a gente vai trazer a informação Como que você trata como data primeiramente como texto Tá bom então se tivesse assim como texto como que você traria que a.

Informação do meu mestre primeira dica você faz uma tabela auxiliar e você coloca aqui ó bimestre segundo terceiro quarto quinto seis bimestres que a gente tem ao longo.

Do ano e você faz o famoso pro que ver você vai procurar um mês correto a ponto e vírgula nessa tabela auxiliar que você tem aqui o período vou dar um F4 ponto e vírgula 2.0 Tá bom veja que eu tenho.

Agora a informação do bimestre vou vir aqui ó clico duas vezes ele vai preencher todo mundo tendo essa coluna que vai agora resolver todo o problema de como você ter essa.

Soma Então essa aqui é o primeiro exemplo que a gente está apresentando Mas você vai falar mais como que eu vou fazer a soma aqui só o som nascer não né gente você vai.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Usar o som nas cenas no caso porque você

    Tá analisando dois critérios Tá bom eu vou trabalhar com as colunas então por exemplo vou utilizar coluna D que é o nosso intervalo de sono.

    E vou verificar aqui a primeira informação que seria da unidade então vou clicar na coluna da unidade e preciso saber quem é a unidade do Norte mas um detalhe muito importante eu vou.

    Travar aqui a coluna porque quando eu arrastar essa fórmula a linha vai ficar travada mas a coluna não tá então na linha no caso não vai ficar deslocada e a coluna que estará travada tá bom ponto.

    E vírgula Qual que é o próximo Aí eu tenho aqui o bimestre Olha só vou clicar no bimestre Ok ponto e vírgula não travei também tá depois eu vou explicar já já eu vou clicar aqui ó no nosso.

    Critério que seria esse cara aqui e aqui quando clicar arrastar para o lado o que que vai acontecer eu não tenho que travar aqui ó essa informação tem só que eu vou travar a linha então vou clicar.

    Aqui no meio da linha coloca o cifrão F4 duas vezes tá bom se eu fizer assim deu um enter trouxe a soma do primeiro bimestre que seria a soma né desses valores aqui da unidade Norte Se eu vir.

    Aqui clicar em raça para baixo pô também trouxe Professor também trouxe só que se você clicar e arrastar para o lado deu zero por quê Por causa que você não travou os intervalos tá então lá vou.

    Voltar aqui na nossa forma vamos travar os intervalos que eu tenho que travar é o intervalo da soma então vou clicar aqui ó dá um F4 coluna B também vou travar então ó F4 e a coluna e também eu.

    Dou F4 ficando desse modo a nossa forma Tá bom vou dar enter calculou a soma clico e arrasto para baixo agora eu vou arrastar para o lado tendo resultado agora da soma dos bimestres depois.

    Você formata a tabela né gente ó fazer - Curso de Excel Online

    Uma formatação bem rapidinho explicando esse primeiro exemplo então muitas vezes o pessoal puxa como que eu resolvo essa primeiro Tipo de solução para o primeiro.

    Problema que quando você tiver aqui na questão de meses você vai utilizar uma tabela auxiliar para informar qual que é o bimestre você do SOMA ser para ter essa consolidação desses valores tá.

    Bom professor eu poderia utilizar a tabela dinâmica poderia né aí isso a gente vai falar no próximo exemplo tá então lá no trimestre trimestre Professor primeira dica você.

    Poderia utilizar aqui ó procv bonitinho E você tem aqui também né Você também pode utilizar Só que essa informação está como texto Então o que você tem que fazer faz um pó aqui ver.

    Dessa informação aqui tá procv procura Janeiro ponto e vírgula dentro do intervalo dessa tabela auxiliar que você tem F4 ponto e vírgula 2.0 desse modo você.

    Vai trazer a informação ele tá importante né gente o professor tá vendo aqui ó Professor colocou uma informação no lugar errado né trimestre tá ali então.

    Vamos arrumar uma pro aqui ver ó vou levar aqui para o lado Pronto agora eu tenho informação do trimestre vou clicar Prontinho tá E aqui eu tenho uma outro exemplo né para essa.

    Situação aqui mas eu falei para você que eu poderia utilizar a tabela dinâmica isso mesmo e a gente vai utilizar a tabela dinâmica para mostrar essa situação mas antes deixa eu me.

    Apresentar você eu sou professor Michel responsável pelo curso de excel online que que você tá aprendendo comigo aqui é a soma por períodos onde a gente tá mostrando diferentes soluções para.

    Diferentes problemas em Como que você pode resolver nas suas planilhas Você quer aprender mais que tal conhecer o nosso curso nem que fixado no primeiro comentário e você clicando no link vai.

    Cair lá no site visitando o site faz uma perguntinha para nossa equipe que tá lá no chá de atendimento tempo bom hoje pergunta para eles quem sabe tem um cupom a tua espera sendo a tua chance de.

    Dominar o Excel para Ontem eles vão dar todos os detalhes da formação tudo bem É a primeira vez no canal clica no botãozinho de inscreva-se clique no Sininho para ativar as notificações.

    Porque todo dia tem uma dica nova de Excel bom como que vai ficar esse exemplo com a tabela dinâmica você deve estar pensando né olha só vou selecionar aqui o nosso intervalo.

    Eu vou lá inserir vou fazer tabela dinâmica tá o criar a tabela não inserir tabela dinâmica Ok vou colocar na planilha existente e vou colocar aqui ó colocar aqui ao lado fica melhor e vou.

    Dar ok então aqui também a área de tabela dinâmica Se eu colocar um trimestre Olha só não no filtro mas aqui na linha perfeito Se eu colocar agora aqui a produção em valores eu já tenho.

    Ali mas se eu colocar a unidade em colunas que era aquele modelo que a gente viu nós temos aqui a estrutura e elaborada então um outro exemplo uma outra solução do que você poderia fazer.

    Usei fórmula não use a forma apenas para trazer a informação do trimestre tudo bem Viu outro exemplo mais rápido até né tudo são pequenos detalhes que podem te ajudar a resolver esse tipo de situação.

    Vamos agora para o quadrimestre onde o quadro e mestre nós temos uma fórmula de cálculo cálculo Professor isso mesmo a gente vai calcular para saber qual o quadrimestre é Ok o que que acontece.

    Aqui ó nesse primeiro a situação vamos até pagar aqui ó que tem a forma Tudo que a gente vai explicar deixa eu pagar aqui já.

    Ok a tabela essa estrutura bonitinha Vamos colocar aqui as bordas e você precisa saber qual que é o quadrimestre sabia que nós podemos criar uma forma que vai nos definir qual o quadro mestre.

    É Como assim essa que a situação que eu tenho um período dita Olha só então se eu colocar aqui a função arredondar para cima os a função mês Onde Eu Vou extrair o.

    Mês daqui e dividir por 4 por 4 Professor sim por quatro por quatro porque é quadrimestre tá bom ponto e vírgula vou colocar no número de dígitos 0 assim ó então ele vai renovar.

    Para cima fazer o cálculo e vai ó trazer Opa já é um vou clicar duas vezes repare um até um mês quatro não está no primeiro quadrimestre tá caramba e o.

    Segundo quadro é só começa no mês 5 e vai até o mês 8 depois o terceiro do mês 3 até o mês 12 tá aqui os nossos quadrimestres tá O que que você poderia fazer como eu fiz.

    A função aqui eu poderia aqui ó concatenar aqui a bolinha né bolinha isso daqui ó.

    Vou clicar Prontinho que que eu poderia fazer o truque que a gente acabou de fazer vou dar um contra asterisco inserir tabela dinâmica vou jogar uma planilha existente aqui ao lado.

    E vou dar ok o que que eu faço trago o padre mestre e trago agora a produção em seguida eu coloco aqui ó a unidade olha só resolvida a situação resolvido o.

    Problema então eu uso a função aqui que a gente vai fazer esse arredondamento através de um cálculo fazendo a extração do mês quando você pega o mês e divide pelo número de meses você vai ter a.

    Informação ali do quadrimestre ou por exemplo do bimestre se fosse bimestre colocaria 2 se fosse trimestre dividiria por três se fosse semestre dividiria por 6 por 6 isso mesmo ó que o exemplo que.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=mBvO1iMIdxM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem