Como Fazer Segmentação de Dados Dinâmica - Período Móvel

Como Fazer Segmentação de Dados Dinâmica - Período Móvel Olá pessoal tudo bem com você Eu tô aqui hoje para mais uma dica de Excel hoje nós vamos falar sobre segmentação de dados só que nós vamos fazer uma segmentação de dados com período móvel.

Como Fazer Segmentação de Dados Dinâmica - Período Móvel

Como assim professor bom você vai entender uma dica uma sacada bem bacana que você pode aplicar aí nas suas tabelas na criação de relatórios para segmentar dados de modo mais dinâmico.

Vamos entender isso na prática bom pessoal Olha a nossa planilha aí eu tô com duas planilhas aqui pessoal uma é.

A base de dados Ok onde a gente tem a base que toda bonitinha e nós temos a tabela dinâmica que a gente vai conseguir aqui ó fazer essa análise de período então por exemplo muitas vezes.

Vai montar um relatório e você quer por exemplo saber os últimos seis meses né Dá um exemplo que o último seja não podia fazer últimos três Tá bom mas olha que bacana conforme eu clicar nos.

Últimos seis meses ele vai consolidar os dados dos últimos seis meses como a gente está no meio do ano com esse por coincidência tá pegando aqui ó de janeiro a junho tá deste ano Tá bom.

Então maior que seis meses aí vai pegar todos os períodos anteriores aos seis meses iniciais então consigo fazer esse desmembramento da informação com a segmentação de dados do.

Modo que talvez ele possa te ajudar precisa fazer uma análise dos últimos seis meses Então tá aqui ó clicou ele fazer Mas como que você faz isso a gente tem que fazer uma análise na tabela.

Dinâmica Então vamos aprender como fazer isso então vamos lá pessoal eu vou pegar aqui a base de dados eu vou copiar essas colunas aqui colocar numa planilha nova e explicar o passo a passo para você tá.

Vamos lá então Imagine que você tem uma tabela aqui ó com uma cozidez nas notas fiscais as datas aqui a quantidade de produção faturamento enfim tá bom isso aqui é só uma tabela de exemplo que que.

Você precisa analisar você precisa analisar Qual a data de hoje por coincidência a data de hoje é quando 30/06/2013 que eu estou gravando este vídeo Então você entende que se eu pegar.

Isso daqui menos 180 dias ele vai jogar em um do um de 2023 é esse o período que eu quero então o que que eu vou fazer vou criar uma coluna chamada período e vou fazer o.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Seguinte

    Se essa data maior igual a essa data que você entende que a gente tem ali os últimos seis meses porque essa data aqui ela tá.

    Sempre analisando essa daqui ó ela tá contabilizando com base nessa Então essa esse carinho vou até travar ela aqui ó ponto e vírgula quer dizer o quê ó últimos se ela for maior é os últimos.

    Seis meses senão seria o quê ó maior que seis meses assim vou deixar tá vou fechar então aqui esse período é maior que os seis meses vou clicar aqui ó se a.

    Gente for lá embaixo você vai ver ó último 6 meses ó um do um de 2023 já começou a contabilizar o período Vamos fazer uma suposição tá aqui eu coloquei hoje então se aqui fosse.

    15/06/2023 Olha o que aconteceria ele é analisar a partir do dia 17/12 vamos dar uma olhadinha 17/12 você vai ver aqui ó mês 12 tá chegando bonitinho olha lá.

    Ó quando começou 17/12 então daqui para lá ele tá consolidando os dados pelos últimos seis meses bacana né então é assim que funciona tá então ele sempre vai estar pegando os.

    Seis meses aqui pessoal uma coisa que é importante de dizer que aqui ó é esse cálculo esse cálculo o que que é ao invés de colocar como de exemplo seria o que pegar hoje.

    - 180 dias é isso daqui ó vai dar a mesma coisa tá depois eu seleciono esses dados vamos lá inserir a gente faz uma tabela dinâmica onde eu vou lançar em uma nova planilha e aí.

    Depois é só lançar as informações eu vou colocar aqui por exemplo a data aqui embaixo vou colocar a produção aqui embaixo e aí depois eu vou segmentar pelo período aí você olha assim fala.

    Puxa professor não tá muito bacana isso - Curso de Excel Online

    Daqui ó vamos tirar o trimestre vamos tirar o ano e vamos tirar a data que que ele fez deixou apenas os meses agora ali ó.

    Consolidado a informação e aí depois você coloca uma segmentação de dados pelo campo que você criou que se chama período Conforme você clica Você já tem análise sendo.

    Realizada bacana né esse é o segredo de tudo agora a gente vai criar o gráfico para montar esse relatório para para o chefe mas antes deixa eu apresentar você eu sou professor Michel responsável pelo.

    Curso de excel online isso que você tá aprendendo são apenas algumas dicas que a gente está fazendo um com o uso do Excel na criação de um relatório analisando um período móvel onde você.

    Vai analisar ali os últimos seis meses para aplicar Então tá colocando o botãozinho e os últimos seis meses ele Analisa isso para você na tabela dinâmica tudo bem mas se você quer.

    Aprender mais utilizar funções criar relatórios totalmente profissões Venha conhecer o curso de excel online o link está na descrição e no primeiro comentário fixado se você for para o.

    Primeiro comentário fixado já adianto tem um cupom promocional te aguardando isso mesmo clica lá resgata e vem aprender Excel com a gente agora Vamos retomar Opa retomar não faltou Mais um.

    Detalhe Qual o detalhe é a primeira vez chega no canal clica no botãozinho de inscreva-se clique no Sininho para ativar as notificações porque todo dia tem uma dica nova de Excel bom vamos.

    Fazer o gráfico Então olha lá vou selecionar aqui a tabela dinâmica inserir e vou fazer um gráfico esse gráfico fazer uma limpeza nele ocultando aquelas informações.

    Até tem botões de Campo ocultar tudo ok ó vou tirar essa caixinha aqui vou deixar esse daqui para cá e esse período de seis meses eu vou fazer o seguinte a segmentação Vou colocar aqui ó duas.

    Colunas tudo bem aí a gente coloca aqui ó então o chefe agora vai ter esse relatório que ele vai nos conseguir ilustrar aí ó né essa informação De.

    Grande valia para ele que é uma análise dos últimos seis meses ok então olha só tô lá ó clico nos últimos seis meses depois maior que seis meses ok ó então conforme a gente faz isso a gente.

    Consegue manipular informação o título pessoal eu vou tirar eu vou contar aqui ó Tá bom vamos colocar um rótulo de dados Olha só lançar um rótulo de dados vou pegar essa Barrinha aqui ó.

    Formatar série eu vou colocar aqui por exemplo 60% vai ficar um pouquinho maior tá se eu limpar aqui o filtro você vai ver o resultado consolidado como que ela fica.

    Ok vamos fazer mais outras alterações aqui visuais eu vou clicar aqui no gráfico vou colocar um preenchimento um tom mais escuro vou clicar nas colunas e vou colocar num.

    Tom mais claro ok ó vamos clicar aqui na caixinha de valores os outros colocar uma fonte mais clara repara que a gente tem já um outro visual clicou ele já vai fazendo toda essa Brincadeirinha tá essa.

    Segmentação de dados eu poderia vir aqui ó configuração da segmentação ocultar o cabeçalho dando um aspecto mais de botãozinho ao.

    Elemento Olha que bacana Ok conforme a gente clica automaticamente a gente tem aqui a informação tá eu vou alinhar ele mais ou menos aqui ó acho que é bem como o gráfico pronto.

    eu falei pô Professor ocultou o título poderia fazer o seguinte Vamos pegar uma forma aqui ó um outro retângulo eu vou fazer um retângulo aqui.

    Poderia até ser sobreposto só parte tá gente aí vai no modo que você achar um pouco mais com veniente vou colocar ele aqui vou agora aqui ó recuar ele e vou colocar o título.

    Aqui ó análise de faturamento de produção aí você selecionar ó vou aumentar um pouco mais o tamanho tá podemos mudar a fonte né colocar aqui.

    A fonte diferente Ok vou pegar o gráfico trazer um pouquinho mais para baixo aí essa caixinha Deixa eu tirar o contorno da forma sem Contorno.

    Ele fica aqui ó a esse daqui ó seu segmentação Vamos lá fazer o seguinte aqui ó eu vou colocar uma essa no azulzinho eu vou duplicar ela eu vou pegar segmentação de dados.

    Inteira no preenchimento eu vou colocar a mesma cor OK vou dar ok ok o que que vai acontecer ela vai criar essa segmentação vou clicar nela você vai ver que ela já vai estar ó aqui ó tipo um.

    Botãozinho mas eu preciso acertar mais outro detalhe nela vou pegar aqui o botãozinho direito modificar formatar a borda eu vou dar nenhuma Ok.

    Olha só fica com aspecto de Botão conforme a pessoa clica automaticamente ela tem um resultado ali ó Que bacana olha a ideia para você montar um relatório aí na tua planilha.

    Né deixar algo mais profissional tá fala para você você quer aprender mais Venha conhecer o curso online que você vai ter muito mais informação que vai ajudar no aprendizado de vocês tudo bem então aqui.

    Pessoal Montamos né um relatório bem bacana que vai ajudar Opa falta um outro detalhe né Professor faltou lá a fonte a do gráfico Puxa vida ó colocar cegonha e mudar a corzinha da fonte aqui ó.

    Faltou esse detalhe ao rótulo aqui também né chegou aí o Iva pronto só falta mudar deixa eu colocar numa outro tom de cor deixa eu ver como vai ficar no mesmo tom.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=qJPanrAOPSI

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem