2. A salvação vem de Deus - Os Fundamentos da Reforma Protestante

2. A salvação vem de Deus - Os Fundamentos da Reforma Protestante Por gentileza queridos abramos nossas bíblias agora em Efésios Capítulo 1 onde nós veremos mais um tema da reforma protestante que é a origem Divina da igreja que é o decreto de Deus a doutrina da eleição e da predestinação vamos orar mais uma vez nós pedimos pai que nos conduza mais uma.

2. A salvação vem de Deus - Os Fundamentos da Reforma Protestante

Vez na compreensão da escritura especialmente diante desse mistério profundo que são os teus decretos os teus desígnios dar-nos humildade para reconhecer que não sabemos todas as coisas e para nos ater aquilo que foi revelado iremos compreensão ó Deus para edificação da tua igreja tua glória e alegria do teu povo em nome de Jesus amém Esse é um assunto que nós devemos tratar com muita cautela e.

Humildade a começar pelo fato de que poucos assuntos têm despertado tanta polêmica dentro da igreja do que essa questão dos decretos de Deus particularmente no que se refere a salvação de alguns dentre a humanidade deixando outros a sua própria condenação mas eu não vou fazer uma abordagem sistemática do assunto eu vou expor esse.

Texto de Efésios 1 de 1 a 23 na verdade vou só até o verso 14 onde eu apóstolo Paulo fala de como Deus na eternidade planejou a igreja como Deus filho no tempo apropriado na plenitude do tempo ele veio até nós para que esse plano pudesse se concretizar e como Deus Espírito Santo aplica esses benefícios que nos foram dados pelo Senhor Jesus na cruz.

A todos nós que pela fé somos dele então embora a doutrina da eleição não seja o tema principal do que está aqui em Efésios um de um a 14 com tudo ele aparece de forma destacada e eu creio que é um bom lugar para a gente começar se a gente quer entender um pouco a respeito dessa que foi uma das doutrinas bem destacadas da reforma protestante bom vamos lembrar o contexto de Efésios Capítulo primeiro Paulo escreveu a carta.

Aos Efésios em resposta a uma preocupação de dos crentes da cidade de Éfeso e provavelmente de outras cidades ao redor com fato de que ele estava preso em Roma Paulo escreve essa carta com o propósito de dizer que a prisão dele fazia parte dos desígnios de Deus e fazia parte do grande plano da Redenção nos Capítulos de 1 a 3 da carta Paulo fala a respeito.

Desse plano ele fala da Igreja de como Deus elaborou o plano da Redenção concebeu a igreja na eternidade e como as três pessoas da Trindade se envolveram nesse planejamento execução Esse é o tema do capítulo 1 que termina com uma oração de Paulo para que Deus Abra o entendimento dos crentes em Éfeso para compreender esse mistério depois do capítulo 2 ainda do mesmo tema ele fala de como Pela graça nós estamos unidos a Cristo.

Perdoados dos nossos pecados mesmo que nós éramos Condenados estamos Lembrando aqui do Romanos Capítulo 7 não é que bate com Efésios 2 de 1 a 3 a descrição que Paulo faz da nossa mais completa depravação e perdição mas Deus pela graça junta juDeus gentios que é o tema do final do capítulo 2 formando um novo corpo um novo homem que é a igreja e no capítulo 3 Paulo então explica que ele está preso exatamente por explicar.

Isso por ensinar isso por trazer essa mensagem de que dentro do plano de Deus o gentios estão também incluídos e são salvos da mesma forma que os juDeus os juDeus não aceitavam essa pregação e perseguia um apóstolo Paulo por conta da abertura para Os gentios e por conta e por causa então dos gentios e do Evangelho a ser levado a eles a que Paulo estava preso por isso ele diz no capítulo 3 verso 13 eu peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por.

Voz pois nisso está a vossa glória tão longe de ser uma preocupação para vocês ficarem desfalecidos porque eu tô preso isso na verdade é um motivo de glória é para vocês porque eu tô preso por amor a vocês estou preso porque eu estou pregando que vocês estão incluídos no plano que Deus havia que Deus elaborou desde a eternidade do Capítulo 4 até o verso 6 Paulo fala de como a igreja deve viver entre a parte prática da carta ele fala a.

Respeito dos dons espirituais fala a respeito de santificação de unidade da igreja vai falar a respeito do casamento Cristão dos papéis do crente na sociedade sobre guerra espiritual no final do capítulo 6 Ele termina com algumas recomendações Efésios 1 que é o nosso texto Então fala desse plano maravilhoso elaborado por Deus executado pela Trindade bendita que é o que nos interessa agora nessa noite Vamos ler então Efésios 1:1 a 14.

Paulo Apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus aos santos que vivem Éfeso e fiéis em Cristo Jesus graça vós outros e paz da parte de Deus nosso pai e do Senhor Jesus Cristo bendito Deus e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos Tem abençoado com toda sorte de benção espiritual nas regiões Celestiais em Cristo assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo para sermos Santos e repreensíveis perante ele e em.

    Amor nos predestinou para ele para adoção de filhos por meio de Jesus Cristo segundo Beneplácito de sua

    Vontade para louvor da Glória de sua graça que ele nos concedeu gratuitamente no Amado no qual temos a redenção pelo seu sangue a remissão dos pecados segundo a riqueza da sua graça que Deus derramou abundantemente sobre nós Em toda sabedoria e prudência desvendando-nos O Mistério da sua vontade segundo o seu Beneplácito que propuseram em Cristo de fazer convergir nele na dispensação da.

    Plenitude dos tempos todas as coisas tanto as do céu como as da terra dele Digo no qual fomos também feitos herança predestinado e segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade a fim de sermos para louvor da sua glória nós os que diante mão esperamos em Cristo em quem também vós depois que ouvistes a palavra da verdade o evangelho da vossa salvação tendo nele também querido foste selados com santo espírito da Promessa o.

    Qual é o penhor da nossa herança até o resgate da sua propriedade em louvor da sua glória queridos aqui nessa passagem o que temos é uma única sentença do verso 1 na verdade o verso 3 até o verso 14 é uma sentença só ficou muito bem traduzido Você nota que os nossos tradutores Não colocaram ponto quando não é vírgula é ponto e vírgula mas não tem um ponto é como se Paulo.

    Tivesse falando falando uma ideia puxa outra puxa outra puxa outra e Paulo vai vai no capítulo verso 14 ponto mas do 3 ao 14 É uma longa sentença é uma expressão só isso pode ser explicado dizem alguns pelo entusiasmo que Paulo se tomou o apóstolo Paulo quando ele elaborava os pensamentos que aqui se encontravam essa ideia essa sugestão pode dar a ideia de.

    Que então o que você tem aqui é uma sentença que foi feita ou ideias foram colocadas no calor da emoção e simplesmente Paulo estava escrevendo que vinha a cabeça mas quando a gente presta atenção no que vai do verso 3 até o verso 14 a gente percebe que é uma sentença muito bem elaborada ela tem três partes cada uma delas dedicada a uma das pessoas da trindade e terminando com a expressão para o louvor da sua glória a primeira parte é do verso 3 até o verso 6 e que o apóstolo.

    Paulo fala da obra de Deus Pai planejando a igreja e como Deus desde a eternidade planejou ter um povo para si o povo que fosse que andasse em santidade e que fosse estivesse unido a ele e que fosse dele isso ele fala do verso 3 até o verso 6 Ele termina essa parte no verso 6 dizendo que Deus fez isso para louvor da Glória de sua graça aí no verso 6 ele começa ainda no verso 6 a falar do Amado que é da parte de Deus desceu ao mundo.

    Se tornou um de nós e com seu sangue redimiu esses que Deus havia escolhido e predestinado antes da fundação do mundo para ser o seu povo e ele termina dizendo que Deus fez isso mandou o seu filho no verso 12 a fim de sermos para louvor de sua glória fecha a segunda parte e a terceira parte começa ainda no verso 12 quando ele diz que esses por quem que Deus planejou predestinou escolheu porque em um Amado morreu esses Espírito Santo chamou pela pregação da.

    Palavra e o selou sendo para eles senhor garantia da Redenção terminando no verso 14 dizendo em louvor da sua glória Então você tem todo plano da Redenção aqui do verso 3 até o verso 14 atribuído pelo Apóstolo Paulo a ação conjunta das três pessoas da Trindade com propósito único Deus fez tudo isso para o louvor da sua glória e aqui nós já temos aquela pergunta temos a.

    Resposta aquela pergunta clássica se Deus sabia que é que ia acontecer se por que que ele fez a resposta é dada três vezes aqui para o louvor da sua glória para o louvor da sua glória para o louvor da sua glória ou seja para que a sua glória seja louvada eternamente por aqueles que são objeto da sua graça e da sua misericórdia e que sua graça seja reconhecida ainda que.

    No estado de Condenação por aqueles que se perderão por conta dos seus próprios pecados no final tudo é para a glória de

    Deus segundo Paulo nos diz aqui vamos tentar então analisar cada uma dessas partes começando aí com Efésios 1 de 3 a 6 em que ele fala do planejamento do pai Observe aí Alguns versos que eu destaquei alguns verbos que eu destaquei sublinhei no verso 3 bendito Deus e Pai Nosso Senhor Jesus Cristo que nos tenha abençoado seja aqui é uma coisa que já aconteceu com efeitos.

    No presente Deus já nos abençoou e nós já experimentamos os efeitos dessa benção no presente e ele menciona duas bençãos no verso 4 ele fala que Deus nos escolheu entre essas bençãos mencionadas no verso 3 tem ele destaca no verso 4 a escolha que ele dá como sendo já consumada tá no passado verbo e a predestinação no verso 5 e nos predestinou para ele e no verso 6 ele dá um motivo pelo qual Deus nos escolheu e.

    Nos predestinou que é para o louvor da Glória de sua graça Então essa estrutura da passagem e nós vamos então examinar aqui um mais detalhadamente verso primeiro bendito Deus e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo Paulo começa bem dizendo a Deus bem dizer significa falar bem significa reconhecer a bondade daquela pessoa e os benefícios que daquela pessoa vieram para nós é um misto de gratidão com.

    Louvor e doxologia que a gente tem aqui ele bem diz a Deus porque Deus diz ele nos Tem abençoado com toda sorte de benção espiritual nas regiões celestes em cristo Jesus é assim que Paulo inicia a carta aos Efésios vem dizendo a Deus porque dele provém todas as bençãos e ele destaca aqui bençãos espirituais Tudo é benção mas Paulo aqui sem cair na velha de cotomia não é entre o bem e o mal sagrado e.

    Secular ele quando ele fala de bençãos espirituais são aquelas bençãos que tem a ver com o mundo vindouro tem a ver com o Novo Céu e a nova Terra Nova realidade que já raiou em Cristo Jesus como agora escatológico a nova era que já veio com Cristo Então Deus já nos abençoou há uma benção no final da história quando Cristo vier houver o julgamento e Novo Céu e nova terra onde habita a justiça com a ressurreição dos Mortos há uma benção reservada no final da história mas ele.

    Já nos abençoou já nos Tem abençoado aqui e agora com essas bençãos Nós já somos participantes delas isso Paulo está agradecendo Note que é o inverso do que a gente costuma fazer eu não sei vocês mas a minha tendência quando eu acordo vou orar pela primeira vez no dia senhor obrigado pela noite que o senhor me deu Obrigado pelo pão obrigado pela pela casa obrigado pela minha esposa Obrigado pelo meu carro obrigado pela minha saúde Ah sim e obrigado pela salvação só que Paulo começa o contrário ele.

    Começa a agradecer a Deus as bençãos espirituais porque as demais com quanto bençãos temporadas são elas fazem parte do mundo presente do século presente debaixo da condenação de Deus e da Ira de Deus embora pela oração e pela fé são santificados para o nosso uso mas o mundo está passando e com ele a sua glória todas as bençãos materiais tem a ver com o mundo presente que passa Paulo agradece a Deus em primeiro lugar as.

    Bençãos que nos foram dadas nas regiões Celestiais em Cristo Jesus Ele tá se referindo ao mundo vindouro que já e rompeu no presente o agora de Deus ele já começou embora ainda não se manifeste plenamente mas nós já aguardamos em confiança porque a nova humanidade Já começou o reino de Deus está entre nós Paulo então agradece porque Deus já nos abençoou e aí verso 4 ele menciona uma dessas bençãos ele nos abençoou não é com toda a sorte.

    De benção espiritual nas regiões Celestiais em Cristo verso 4 assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo para sermos Santos e irrepreensíveis perante ele Paulo Aqui está dizendo que antes da fundação do mundo portanto antes de Que nós tivéssemos nascido qualquer um de nós ainda antes de Adão ter sido feito Deus já havia escolhido aquele que aqueles que Paulo chama de nós assim como nos.

    Escolheu o nosso aqui é Paulo e os seus ouvintes se juntando a eles e dizendo antes da fundação do mundo Deus nos escolheu é claro que está se referindo aos crentes em Jesus Cristo essa carta não é uma carta endereçada ao mundo né mas é interessada a comunidade dos crentes Então Deus nos elegeu ele se refere aos cristãos que tem fé verdadeira em Cristo Jesus segundo Paulo antes da fundação do mundo Ou seja essa é uma expressão para dizer que quando.

    Deus fez essa escolha a não houve nenhuma participação humana né porque nem mundo havia nem mundo havia então a escolha ela não está dependente de nada que proveia do homem tipo assim Deus viu quem a ser salvo Deus viu quem ia aceitar Deus viu quem merecia ou Deus viu isso ou aquilo a maneira como o Paulo tá escrevendo aqui exclui qualquer condição humana no processo de escolha.

    Deus escolheu antes da fundação do mundo quer dizer sem qualquer participação da raça humana com mérito antevisão de escolha ou ter visão de qualquer negócio separa isso não é para dizer para poder dizer que é para Glória dele no final não é que ele fez isso por conta da sua glória então ele fez essa escolha essa escolha ele nos diz aqui foi feita nele o nele aqui nos remédios para o verso anterior Quem é esse ele em quem Deus.

    Fez essa escolha e a resposta é o Jesus Cristo de quem Deus é o pai e é o bendito é pai não é bendito Deus e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo Deus nos escolheu nele desse que é o filho de Deus Jesus Cristo o que a gente vai perceber Paulo faz com Constância aqui toda vez que ele vai dizer que Deus fez alguma coisa por nós ele vai dizer que foi em Cristo nele por meio dele com isso mostrando que o relacionamento de Deus o relacionamento Salvador de Deus.

    Para com a humanidade sempre mediado pela pessoa do filho todo e qualquer Redenção qualquer manifestação Salvador é mediante de Jesus Cristo a parte de Cristo só encontramos A Ira de Deus e a sua condenação mas é na face de Cristo que nós vemos a misericórdia de Deus e o seu perdão e o seu amor a escolha foi feita em Cristo nosso representante o representante desses que Deus escolheu não foi com base em mérito não foi com.

    Nada previsto nosso mas nele em Cristo Jesus e Paulo diz ainda Qual foi o objetivo dessa escolha verso 4 final do verso 4 para sermos Santos e irrepreensíveis perante ele a escolha de Deus de ou seja de entre a humanidade caída e perdida Ele Escolheu em Cristo aqueles que ele quis teve como objetivo o surgimento de um povo que Paulo diz aqui é um povo Santo.

    E repreensível perante ele é que você já tem a resposta para aquela objeção que muitas pessoas levantam e com razão dizendo o seguinte olha essa doutrina da escolha né Ela é um pouco perigosa porque a pessoa que se sente escolhida ela vai sentir segura e ela se sentindo segura ela vai sentir vontade de fazer o que ela quiser e usar aquele refrão uma vez salvo salvo para sempre né E então se Deus me escolheu eu posso viver de.

    Qualquer maneira porque já que Deus me escolheu e você salvo ainda que eu vivo uma vida corrompida mas aqui a gente percebe que o alvo da eleição foi para que nós fossemos Santos e irrepreensíveis diante dele ou seja onde não há santidade não houve eleição Como é que você sabe que você é eleito a resposta é santo e irrepreensível Então quem anda na carne quem vive na prática do pecado ainda que se denomina cristão ele não tem base nenhuma para dizer que é eleito ou que tá salvo tem.

    Certeza da salvação alguma coisa porque sempre na Bíblia ação Redentora de Deus mediante Cristo Jesus É nos livrar da culpa e do poder e da influência do pecado foi o que a gente viu em romano 7 entrando em Romanos 8 então Ele nos escolheu para sermos Santos para sermos Santo bom dito isso ele vai no verso 5 para um passo adiante dizendo e em amor nos predestinou para ele para adoção de.

    Filhos por meio de Jesus Cristo segundo beneplus sua vontade para o louvor da Glória de sua graça Paulo sempre gosta de colocar essas frases adjetivais né uma atrás da outra que deixa os intérpretes loucos da vida né como Paulo ele sai emendando uma coisa na outra primeira pergunta que nós fazemos é qual é a diferença de escolheu e predestinou não é a mesma coisa não a escolha tem a ver com a separação Juntando os quadros num certo sentido o capítulo 2 de Efésios deveria ser lido.

    Primeiro do que o capítulo 1 porque aqui ele fala da queda e da depravação do homem para depois teria que falar da Escolha mas a perspectiva é que Deus olha a humanidade caída em suas ofensas e pecados e de entre a humanidade caída Deus escolhe aqueles que ele quis para retenção então a escolha tem a ver com o ato de Deus dizer esses aqui e não esses aqui o critério de Deus para ser a b e c e não DF não nos é revelado Mas não sabemos.

    Porque que esses E não aqueles não é dito na Bíblia portanto nós não podemos entrar nesses liderados de Deus porque não faz parte dos desígnios dele que não estão não sei ninguém sabe a resposta para isso a predestinação significa ou tem a ver com destino antecipado que Deus vai dar aqueles que ele escolheu a escolha é dizer são esses predestinação é dizer esses serão isso Então essa é a.

    Diferença escolha uma coisa para destinação eu então para que é que Deus predestinou aqueles que ele escolheu Paulo diz aqui verso 5 com duas palavrinhas nos predestinou para ele Deus queria um povo Ele Escolheu esse povo diante a humanidade caída e predestinou para serem dele significa que quem não é predestinado para ser dele não é dele E por que não é dele não é dará e não.

    Receberá a dele a não ser aquilo que a justiça de Deus impõe que a condenação então foram predestinados para serem de Deus simples assim dispau aí ele acrescenta explica para adoção de filhos com isso dizendo que não é a humanidade toda que é filha de Deus porque se a humanidade toda fosse filho de Deus filho já seriam porque então a necessidade de adoção.

    Porque necessidade de adoção há um sentido em que a humanidade pode ser chamada todos os homens podem ser chamados de filhos de Deus no sentido que Deus os criou mas nunca no sentido Salvador de que toda a humanidade é filha de Deus Deus esses que Deus escolheu e que ele predestinou eles predestinou para serem seus filhos como filhos adotados porque o único filho verdadeiro entre aspas é Jesus Cristo e nele nós somos feitos.

    Adotados de Deus nós somos aceitos em Jesus Cristo como filhos de Deus é por isso que você vai ver mais adiante outra vez aqui ó é o próximo é a próxima expressão que ele nos adotou por meio de Jesus Cristo adoção é feita por meia por meio de Jesus Cristo então o quadro tá se formando aqui antes que mundo houvesse Deus escolheu aqueles que ele quis e os predestinou para serem seus filhos um povo peculiar um povo Santo nós estamos.

    Falando da igreja na igreja verdadeira aquela igreja invisível composta de todos os salvos desde Adão até o dia de hoje que Só Deus conhece então é desse que nós estamos falando esse conceito Ele nasce na mente de Deus na eternidade antes que o mundo existisse e a origem da igreja a igreja portanto ela tem essa origem que que é o desejo de Deus a vontade de Deus ainda no verso 5 Olha o que Paulo diz no final.

    Eu vou ler o verso para dar força toda do que Paulo diz nos predestinou para ele para adoção de filhos por meio de Jesus Cristo segundo Beneplácito de sua vontade em português essa frase quer dizer segundo o bom prazer da sua vontade né o nosso tradutores botaram Beneplácito aí que é uma palavra meio difícil né não é muito comum mas significa simplesmente um bom prazer o bom querer ou seja Deus predestinou porque ele quis.

    Ele sentiu prazer em fazer isso foi o bom prazer da sua vontade que o levou a adotar aqueles que ele quis que ele tinha escolhido de entre a raça humana por que aquele fez isso Paulo antecipa a resposta no verso 6 para louvor da Glória de sua graça porque que Deus predestinou esse escolheu estes predestinosos para serem seus com que objetivo Deus fez isso a.

    Resposta é que ele fez isso para o louvor da sua glória ou pega na expressão de Paulo para louvor da Glória de sua graça e essa expressão quer dizer que a sua graça é gloriosa e que ela será louvada por aqueles que ele escolheu e predestinou Eternidade afora ou seja Deus fez esse povo para que fosse para o seu louvor e para exaltação das suas virtudes e dos seus atributos.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_imdHoxYJ_E

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem