A COMUNHÃO ÍNTIMA COM DEUS - Hernandes Dias Lopes

A COMUNHÃO ÍNTIMA COM DEUS - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes meus irmãos e minhas irmãs É uma honra estar aqui com vocês e eu peço que você abra sua Bíblia comigo por gentileza no texto de Apocalipse Capítulo primeo versos 9 a 13 Apocalipse Capítulo 1eo versos 9 a 13.

A COMUNHÃO ÍNTIMA COM DEUS - Hernandes Dias Lopes

Esse texto diz o seguinte eu João irmão vosso e companheiro na tribulação no reino e na perseverança em Jesus achei-me na ilha chamada pmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus achei-me Espírito no dia do Senhor e ouvi por detrás de mim grande voz como de trombeta dizendo o que vês escreve em.

Livro e manda as sete igrejas Éfeso Esmirna pérgamo tiatira sardes Filadélfia e la Odisseia voltei-me para ver quem falava comigo e voltado vi sete candieiros de ouro e no meio dos candieiros um semelhante a filho de homem agora por gentileza Capítulo 3 versos 14 a.

22 ao anjo da igreja em La Odisseia escreve estas coas diz o amém a testemunha fiel e verdadeira o princípio da criação de Deus conheço as tuas obras que nem é friio nem quente quem dera fosses frio ou quente assim porque és morno e nem és quente nem Frio estou a ponto deitar-te da minha boca pois dizes estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma e nem sabes que tu és infeliz sim.

Miserável pobre cego e nu aconselho-te que de Mim compres Ouro refinado pelo fogo para te enriquecer vestiduras brancas para te vestires a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez e colírio para ungir os teus olhos a fim de que vejas eu repreendo e disciplino a quantos amo se poiso e arrepende-te eis que estou à porta e bato se alguém ouvir a minha voz e abrir.

A porta Entrarei em sua casa e SII com ele e ele comigo Ao Vencedor Dari sentar-se comigo no meu trono como eu venci sentei com meu pai no seu trono Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz às igrejas Amém meus amados os anos mais amargos e sofridos Da perseguição à igreja cristã haviam começado.

Desde que Nero assume o poder no ano 54 da era Cristão Nero era um homem devasso e também violento ele mandou matar tantas pessoas Inclusive a sua própria mãe desde que este homem assumiu o governo é que as nuvens escuras de uma perseguição atrz se formavam no horizonte 10 anos depois que ele estava.

Governando Acontece uma das grandes tragédias da história a capital do Império Romano a cidade Roma com mais de 1 milhão de habitantes conhecida como a ciddade eterna foi incendiada criminosamente e o Imperador assisti esse horrendo espetáculo do Alto da torre de Mecenas vestido de ator a sua Lira o incêndio durou sete noites e seis dias quando o incêndio terminou a cidade.

Roma estava devastada dos 14 bairros de Roma 10 foram destruídos e os quatro bairros restantes densamente povoados por juDeus e cristãos dão aero um Álibi para botar culpa do incêndio de Roma nos cristãos e começa então um verdadeiro massacre faltou madeira na época para fazer Cruz tamanha a quantidade de crentes crucificados quando não tinha mais.

Madeira os crentes eram amarrados nos postes cobertos de piche e queimados vivos para iluminar as noites de Roma chega a ano 68 e aqui acontece a chamada guerra judaica porque uma sinagoga Judaica fora profanada em cesareia marítima e os elotes que nunca foram favoráveis ao governo de Roma em Israel se rebelaram contra Roma e Roma manda para lá o general Tito nesse mesmo ano.

68 o Imperador Nero é deposto pelo Senado e comete suicídio do anos depois anos 70 a rebelião em Israel está incontornável e então o general Tito invade Jerusalém cumprindo a profecia de Jesus destrói Jerusalém passa oo Fio da Espada milhares e milhares de juDeus promovendo o que nós chamamos de a maior diáspora de todos os tempos Desde o ano 70 a 14.

De Maio de 1948 nesse mesmo ano 70 Vespasiano inaugura em Roma o Coliseu Romano o anfiteatro da Morte que numa festa de inauguração de 100 dias mais de 10.000 crentes foram mortos com Requinte de crueldade eles eram Enrolados em peles de animais e jogado nas Arenas pros cães morderem pros touros pisarem e PR os leões esfaimados da Líbia.

    Devorarem chega o ano 81 e Domiciano assuma o governo e ele é chamado de o

    Segundo Nero ou Nero rede vivo pela maneira truculenta como ele perseguiu a igreja A essas alturas todos os apóstolos de Jesus já estavam mortos e mortos pelo viés do martírio João era o último representante do grupo apostólico era pastor na cidade de Éfeso E então João é deportado para uma ilha vulcânica.

    A ilha do mareu a ilha de pmos para trabalhos forçados e certamente o entendimento da época é que Domiciano estava jogando a última pad cal na Sepultura da igreja o cristianismo seria varrido seria banido a persecução era muito atrz João estava completamente isolado com todas as portas fechadas para ele na terra entretanto quando todas as as.

    Portas fecharam para João na Terra Deus abriu-lhe uma porta no céu e disse sobe para aqui e eu te mostrarei não as coisas que talvez aconteçam não as coisas que podem acontecer eu te mostrarei as coisas que devem acontecer Deus está no controle mesmo nos tempos mais sombrios da história Era um domingo era o dia do Senhor quando João escuta atrás dele uma.

    Voz como de trombeta dizendo o que vês escrevem livre e manda as sete igrejas Éfeso Esmirna pérgamo tiatira sardes Filadélfia e la Odisseia quando ele se volta para ver quem falava com ele ele não vê quem falava com ele ele vê os sete candieiros ele vê as sete igrejas E no meio das igrejas um semelhante a filho de homem o mundo só pode ver Jesus na igreja e através at da igreja mas o Cristo que João vê não é.

    Aquele Cristo esangue angustiado prostrado sobre os seus joelhos com lágrimas e suando sangue o Cristo que João vê não é o Cristo cuspido e esbo do Cedro judaico o Cristo que João vê não é o Cristo espancado e vilipendiado do pretório romano o Cristo que João vê não é o Cristo trôpego que caminha pelas ruas apinhadas de Jerusalém sobre os apupos e.

    Vaias de uma multidão ensandecida o Cristo que João vê não é aquele Cristo esticado no leito vertical da Morte suspensa entre a Terra e o céus o Cristo que João vê é o Cristo da Glória é o Cristo vencedor seus olhos se seus cabelos são brancos como a neve Seus olhos são como chamas de fogo Seus pés são como bronze polido sua voz é como voz de muitas águas o seu rosto brilha.

    Como sol no seu fulgor quando João vê o Cristo da Glória diz a escritura que ele cai como morto aos seus pés e o senhor da glória põe a mão direita sobre ele diz não temas João eu sou o primeiro e o último Eis que eu estive morto mas estou vivo pelos séculos dos séculos e tem as chaves da morte do inferno nós não estamos aqui a adorando Cristo que esteve Vivo e está morto nós estamos adorando o Cristo que esteve morto e está vivo pelos séculos dos.

    Séculos e ele é o senhor da igreja e ele é o fundamento da igreja e ele é o dono da igreja e ele é o edificador da igreja e ele é o protetor da igreja notem vocês no Capítulo 1 Versículo 13 que João o vê no meio das igrejas e eu quero dizer a você nesta manhã que Jesus está aqui em nosso meio e é porque ele está aqui no nosso meio que nós estamos aqui é porque ele está aqui é que esta.

    Reunião não é um mero encontro religioso mas é um culto de adoração a aquele que é a razão da nossa esperança mas vejam vocês no capítulo 2 versículo primeiro que João agora não o vê apenas no meio das igrejas mas João o vê andando no meio das igrejas eu quero dizer a você que Jesus está aqui e ele está andando em nosso meio andando no meio das igrejas para.

    Sondara ele está aqui para sondar o nosso coração para exortar noos para

    Corrigir-lhe entre as igrejas há um estribilho que se repete em todas as cartas e o estribilho é esse Eu conheço eu conheço eu conheço eu conheço eu conheço eu.

    Conheço para cinco dessas sete igrejas Jesus vai dizer a mesma uma coisa pra Igreja de Éfeso pra igreja de tiatira de sardes de Filadélfia e l Odisseia ele vai dizer eu conheço as tuas obras aquilo que você fez seu pai não viu sua mãe não viu seu marido não viu sua mulher não viu seus filhos não viram o senhor tá dizendo eu vi aquilo que você fechou a porta para ninguém ver ele.

    Estava lá quando você apagou a luz ele estava lá lá não há nada que você e eu possamos fazer escondido daquele cujos olhos são como chamas de fogo mas notem que pra igreja de Smirna a mais pobre igreja da Ásia Jesus vai dizer uma outra coisa e vai dizer eu conheço a tua tribulação e a tua pobreza mas tu és rico e você consolador.

    Porque as horas mais amargas da Vida nas noites mais escuras da nossa história o senhor sabe o Senhor conhece o senhor está conosco mas ele me choca no seu diagnóstico porque você e eu temos uma noção do que seja uma igreja rica o que é uma igreja rica para nós é uma igreja que tem muitos membros é uma igreja que tem um santuário.

    Suntuoso é uma igreja que tem um orçamento robusto é uma igreja que tem muita gente influente na sociedade Esse é o conceito que nós temos de uma igreja rica mas a igreja de Smirna Era mais pobre igreja da Ásia e Jesus diz eu conheço a tua pobreza mas tu és rico pobre na Terra Rica no céu pobre de recursos financeiros mas rica espiritualmente.

    Pobre aos olhos dos homens mas rica aos olhos de Deus o que importa para uma igreja não é ser rica de acordo com o valor dos homens mas ser rica na Perspectiva Divina é curioso que a igreja mais rica da Ásia a igreja de Laudiceia que dizia para si mesma Estou rica abastada não precisa de coisa nenhuma Jesus olha para esta mesma igreja e faz um outro diagnóstico não tu és pobre tu és miserável tu estás nua tu estás.

    Cega é curioso que pra igreja de pérgamo Jesus vai fazer uma outra declaração ele diz assim eu conheço o lugar onde tu habitas Onde está o trono de satanás Por que Jesus tá dizendo isso para pérgamo Vocês bem sabem que pérgamo era a segunda maior cidade da Ásia menor só perdia paraa capital que era Éfeso e talvez Jesus disse isso por duas razões primeiro é que quando se disputou.

    Na Ásia qual qual cidade construiria o primeiro Templo de Adoração ao Imperador pérgamo ganhou a concorrência de Éfeso e em pérgamo se constrói se erige o primeiro Templo de Adoração ao imperador romano como a divindade e muito provavelmente O que Jesus está dizendo é o seguinte qualquer lugar que um homem é colocado no pedestal E venerado aí está o trono de satanás porque todo manismo idolátrico é.

    Satânico a segunda razão Muito provavelmente é que pérgamo hospedava o Templo de esculápio o Deus da cura representado por uma serpente pessoas vinham de todos os cantos para pérgamo para serem curadas por esculápio é por isso que até hoje quando você vai ao seu médico você vai ver uma serpente bordada no jaleco branco do seu médico.

    Da sua médica isso vem de pérgamo isso vem de esculápio isto vem do Deus da cura Provavelmente o que Jesus tá dizendo é o seguinte qualquer lugar que o homem fabricar um Deus um ídolo e prostrar-se diante dele ele aí está o trono de satanás o ídolo é nada ele é Barro ele é pau ele é gesso ele é pedra mas Paulo diz que o que está por trás do ídolo são os demônios O que é curioso é que.

    Onde Satanás tem um trono aí Jesus levanta uma igreja para adorar o rei dos reis o senhor dos Senhores Jesus está andando no meio das igrejas e ele tem elogios a fazer e ele tem censuras a fazer é interessante que paraas duas igrejas não tem censura só elogio para quais igrejas para Esmirna mais pobre para Filadélfia a mais.

    Fraca Jesus disse para Filadélfia eu conheço as tuas obras tu tens pouca força mas eu coloquei diante de ti uma porta aberta e a porta que eu abro ninguém fecha e a porta que eu fecho n ninguém abre irmãos o que importa pra igreja não é a ser forte de acordo com a opinião dos homens mas é ser fiel a aquele que está diante de nós e colocar portas abertas diante de nós mas para quatro igrejas Jesus tem.

    Elogios e Jesus tem censuras por exemplo ele elogia a Igreja de Éfeso pela sua fidelidade doutrinária pela sua postura abalável de ética de não suportar os homens maus odiando a obra dos nicolaítas que induziu o povo a prostituição pela sua capacidade de sofrer por causa da sua fé com isso Jesus está dizendo que uma.

    Igreja para agradá-lo precisa ser fiel às escrituras uma igreja para ser agradável a Cristo não pode negociar seus princípios seus valores não pode vender sua consciência onde não tem Sã Doutrina aí não tem o agrado de Jesus mas é curioso que Jesus disse para essa mesma igreja eu tenho Porém uma coisa contra ti é que tu abandonaste o.

    Teu primeiro amor e aqui está um alerta para nós Igreja Presbiteriana do Brasil às vezes até na defesa da nossa ortodoxia corremos o risco de perder a piedade temos luz na cabeça mas falta-nos fogo no coração conhecemos a verdade defendemos a verdade mas perdemos o.

    Entusiasmo amados irmãos uma igreja para agradar ao Senhor Jesus não basta apenas ortodoxia a ortodoxia é boa ela é ável ela é vitalmente necessária mas ela corre o risco de se tornar uma ortodoxia ossificada e morta e ortodoxia morta mata Precisamos do sopro do Espírito Precisamos do poder do.

    Espírito precisamos ter o coração aquecido precisamos voltar ao primeiro amor precisamos de avivamento mas notem comigo que a igreja te atira é um contraponto da Igreja de Éfeso a Igreja de Éfeso tinha doutrina mas não tinha amor a igreja te atira tinha amor mas não tinha doutrina Jesus conhece Jesus disse pra igreja eu conheço as tuas.

    Obras e Jesus vai dizer que elogia a igreja porque agora quando escreve ela tem mais fé e mais amor do que tinha lá atrás mas Jesus Di eu tenho uma coisa contra ti é que toleras esta falsa profetiza Jezabel nós poderíamos ser a igreja mais amável da cidade mais calorosa e receptiva da cidade nossas reuniões poderiam ser regadas de bons e saudáveis.

    Relacionamentos Porém se não tiver Sã Doutrina esta igreja não agrada ao Senhor a verdade é insubstituível é inegociável qualquer igreja irmãos que abandonar a Sã Doutrina no mesmo dia ela assina o seu atestado de óbito mas agora o Senhor Jesus se dirige à igreja de pérgamo e faz um elogio porque tem gente fiel nesta.

    Igreja como seu líder antipas que foi martirizado em pérgamo e dizem os historiadores embora o texto não registre mas a história nos comprova isso que antipas o líder da igreja morreu carbonizado dentro de um boi de bronze encandescido mas Nesta mesma igreja tem gente flertando com o mundo nessa mesma igreja tem gente seguindo as doutrinas de Balaão e vivendo na vida imunda é impura.

    Nas minhas andanças pelo Brasil é muito comum as pessoas me perguntarem assim pastor qual a avaliação que o senhor faz da Igreja Evangélica brasileira Às vezes a pergunta é mais direcionada pastor qual é a avaliação que o senhor faz da Igreja Presbiteriana do Brasil Às vezes a pergunta é específica pastor qual é a avaliação que o senhor faz da igreja que o Senhor tem o privilégio de.

    Pastorear E a minha resposta é sempre a mesma eu respondo assim vai muito bem vai mais ou menos vai muito mal sabe por que que eu respondo assim porque numa mesma igreja que escuta o mesmo pastor que se assenta ao redor da mesma mesa do Senhor que canta no mesmo Coral que faz parte da mesma sociedade interna da UCP ao PH e saf tem gente.

    Cheia do Espírito Santo tem gente capengando na fé e tem gente Vivendo em Pecado numa mesma igreja e o Senhor conhece e o Senhor conhece e o Senhor conhece preguei de sardes Jesus disse você igreja tem o nome de quem vive Mas você tá.

    Morta e Jesus elogia porque tem alguns poucos ainda que não se contaminaram e Jesus me choca no seu diagnóstico porque a igreja que diz que é pobre Jesus olha para não você é rica a igreja que diz que é rica Jesus olha para elz você é pobre a igreja que diz que viva Jesus olha diz você tá morta a igreja que diz que é fraca Jesus olha diz eu coloquei diante de você uma.

    Porta aberta então tiramos aqui algumas conclusões primeiro o que importa não é o que eu penso a meu respeito isso não importa o que importa não é o que as pessoas falam a meu respeito isso não importa o que de fato importa é o que Jesus diz a meu respeito Jesus não tem uma opinião Jesus tem o diagnóstico só ele pode dizer eu conheço eu conheço eu.

    Conheço mas notem comigo irmãos que para uma igreja não tem nenhum elogio apenas censura e para qual igreja preguei de l odiceia a igreja que ao avaliar dá nota máxima para si mesmo a igreja que desfruta da melhor reputação entre as.

    Igrejas a igreja que desfruta certamente um bom conceito na sociedade a igreja que é capaz de formar um grande coral com todos os seus membros e cantar o hino Quão Grande És Tu diante do espelho alguém que aplaude a si mesma e Jesus olha para esta igreja e a única coisa que ele sente é.

    Náuseas se vocês perceberem Jesus vai ao dirigir-se a la Odisseia destacar três coisas primeiro ele vai fazer um diagnóstico dos versos 15 a 17 Segundo ele vai fazer um apelo dos versos 18 a 20 terceiro vai fazer promessas nos versos 21 e 22 Com base no Versículo 14 a pergunta que eu faço a vocês é essa.

    Por que Jesus usou as figuras que usou para igreja de la Odisseia por exemplo frio morno quente roupas brancas Ouro Puro colírio foi por acaso ou tem um propósito na verdade Jesus sendo o maior mestre e o maior comunicador ele conhece o texto e conhece o contexto ele conhece a geografia e.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_lQyTu67GIU

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem