08 - Separados de Cristo (Ef 2.11-12)

08 - Separados de Cristo (Ef 2.11-12) Os irmãos queremos saudar a todos com a paz do Senhor Jesus na manhã desse dia dia do Senhor e também saudar aqueles que nos acompanham pela internet dizer da nossa alegria privilégio de podermos cultuar a Deus começar a semana na presença de Deus quanto as crianças estão saindo para o estudo que lhes é próprio os pais estão conduzindo lembrando a todos que depois do culto em seguida nós teremos classe dominical em.

08 - Separados de Cristo (Ef 2.11-12)

Nós queremos escola dominical em classe única iniciando semestre com o tema o culto espiritual e eu creio que é um assunto extremamente importante ontem aconteceu em todo aconteceu em São Paulo um grande evento que visava buscar Avivamento espiritual e reuniu mais de 120 mil pessoas em dois estádios inclusive o presidente bolsonaro esteve num desses eventos para vocês verem a.

Proporção do que aconteceu E então havia essa busca por Avivamento nem todo mundo vai concordar que o que aconteceu ali de fato tinha alguma coisa a ver com reavivamento existe uma confusão hoje muito grande no meio evangélico A respeito do verdadeiro culto a Deus então é muito apropriado que nós começamos o estudo esse semestre nós tenhamos o como tema da nossa escola dominical o verdadeiro culto espiritual depois aqui do nosso culto o pastor.

Cláudio vai dirigir a classe única e depois ele eu estaremos aqui para responder perguntas as perguntas que os irmãos quiserem fazer a respeito desse assunto muito bem eu creio que a última criança saiu dá para a gente começar nós vamos dar continuidade irmãos a série de mensagens na carta de Paulo aos Efésios e eu queria convidá-los a abrir a palavra de Deus nesse livro no capítulo 2 nós vamos ler os versos 11 e 12.

Efésios Capítulo 2 versos 11 e 12 portanto lembrar-vos de que outrora vós gentios na carne chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos na carne por mãos humanas naquele tempo estava e sem Cristo separados da comunidade de Israel estranhos as alianças da promessa não tendo esperança e fé em Deus no mundo Oremos ao Senhor.

Pedimos que no abrir a tua palavra e no refletirmos sobre o seu ensinamento teu espírito santo nos conduza de tal forma que nós sejamos alcançados pelo significado do texto e que nós temos encorajamento ânimo para te buscar mais mudar a nossa vida no que for preciso tomar decisões que glorificam o teu nome e promovem o bem do teu povo usa senhor a exposição da palavra no coração daqueles que são teus Oramos que assim o.

Senhor nos abençoe nessa manhã em nome de Jesus amém irmãos conforme falado nós estamos retornando aos estudos na carta de Paulo aos Efésios nós vimos que ela foi escrita pelo Apóstolo estando ele preso em Roma com o objetivo de confortar os crentes da cidade de Éfeso e de cidade ser covenzinhas especialmente diante da prisão do apóstolo Paulo que veio como um desânimo para muitos porque que Deus.

Havia colocado o apóstolo Paulo aquele que estava sendo usado de maneira tão grande para levar o Evangelho a todas as nações porque que Deus permitiu a sua prisão Paulo nessa carta não somente conforta os crentes diante desse da sua prisão mas também os instruem a respeito do que é a igreja e dos deveres e privilégios que estão e que são próprias daqueles que são membros dela Esse é o propósito geral da carta aos.

Efésios o que nós já vimos até aqui e para aqueles que estão pela primeira vez ouvindo a exposição de Efésios queremos dizer que todo o conteúdo está disponível na no canal da nossa igreja todos os vídeos bem como o vídeo dos demais pastores as pregações o que nós já vimos até agora foi o seguinte Paulo começa falando da Divina origem da igreja que a Igreja de Cristo ela tem o seu fundamento na Trindade o pai planejou desde a eternidade ter um povo.

Para si o filho encarnou para executar esse propósito e o Espírito Santo aplica os benefícios da morte da Ressurreição do filho ao coração daqueles que Deus elegeu isso tá no capítulo 1 do verso 1 até o verso 14 em seguida Paulo Ora para que Deus dê entendimento aos seus leitores acerca desse grande mistério Essa oração tá aí no capítulo 1 de 15 a 23 e aí ele começa o capítulo 2 falando a respeito.

Da Graça de Deus pela qual juDeus e gentios são salvos sem as obras da lei pela fé para que ninguém se glorie e o que nós veremos agora é essa exposição que Paulo faz da Graça de Deus ele ainda vai falar da Graça de Deus na salvação dos gentios enfocando a inclusão dos gentios no povo de Deus dessa forma juDeus e gentios Unidos pela.

Fé em Cristo formam um só povo o único povo que Deus sempre teve a sua igreja a sua família o apóstolo Então vai detalhar aqui no final do capítulo 2 como Deus na Igreja desfez a barreira entre juDeus e gentios e criou um novo homem um único povo para o louvor da sua glória como a passagem é bem intensa e tem muito conteúdo hoje vamos ficar só com os versos 11 12 e mercê de Deus na próxima mensagem nós veremos no.

    Final do verso 13 até o verso 22 Mas nós vamos começar aqui então com essa

    Descrição que o apóstolo faz do estado dos Efésios especialmente do gentios entre os Efésios antes do Evangelho os alcançar e esse contraste entre o antes e o depois ele é muito usado na Bíblia para colocar em relevo a graça de Deus o que nós éramos antes e o que somos agora pela graça de.

    Deus para evitar a arrogância do nosso coração para despertar em nós gratidão a Deus por aquilo que ele fez por isso o apóstolo Paulo começa verso 11 dizendo Portanto lembrai-vos ele quer que os crentes de Éfeso particularmente aqueles que eram Gentil se lembrassem da situação deles antes que a graça de Deus os tivesse alcançado isso que Paulo vai dizer aqui nos versos 11 12 só faz.

    Sentido se nós tivermos na nossa mente muito clara a distinção que havia a separação que havia no mundo antigo entre os juDeus e o restante do mundo e eu queria por alguns minutos ver isso com os irmãos em preparação para entendermos esses versos Deus havia dentre todos os povos escolhidos chamado escolhido e chamado Abraão e os seus descendentes para serem seu povo peculiar de entre todas as nações da.

    Terra Abraão e aos seus descendentes Deus lhes deu a sua lei normas preceitos e mandamentos que separavam Os descendentes de Abraão os juDeus de todas as demais raças e demais povos por exemplo os dez mandamentos como expressão da santidade de Deus a circuncisão que era marca dessa Aliança de Deus com seu povo uma dieta especial.

    Impedindo que os juDeus comessem com outras pessoas que não fossem judias por conta da dieta não ser exatamente aquela dieta que Deus havia os alimentos não era aqueles alimentos aprovados por Deus aquilo que os gentios comiam não era aprovado por Deus e Deus também deu um calendário com uma seleção de Dias Santos que eram bem distintos do calendário dos povos ao redor da Nação de Israel ou seja a lei ela com todas as suas exigências e demandas criou uma.

    Carreira ou energia uma barreira de separação entre Os descendentes de Abraão e os demais povos de toda a terra o alvo de Deus com isso com a escolha dos juDeus e com a entrega de todos esses privilégios era incutir nos descendentes de Abraão conceitos de santidade separação do pecado e especialmente prepará-los para a chegada do Messias era esse o propósito da Lei Quando Deus diz assim você não pode comer esses alimentos e você pode comer.

    Esses alimentos ele estava dizendo que tem coisas que são certas e tem coisas que são erradas quando ele dá os dez mandamentos Ele tá dizendo existem padrões existem normas que são universais e pelas quais todas as pessoas devem se guiar quando ele deu o calendário com Dias sagrados ele quis dizer eu sou o senhor do tempo e que vocês devem ter um tempo especial para mim para se lembrar de mim então todas estas coisas incutiam do judeu a consciência de que há um Deus de que esse Deus tem uma vontade que ele é.

    Senhor da nossa vida e que Existe Diferença Entre o certo e o errado esse era o objetivo para preparar aquela nação para ser benção para todos os demais povos da terra lembram que quando Deus chamou Abraão ele disse em ti serão benditas todas as nações Então para que os descendentes de Abraão e especialmente aquele descendente que era um Messias que viria de Abraão abençoasse todas as nações da Terra era.

    Preciso que os juDeus Como nação estivessem preparados para isso fossem o instrumento de Deus pelo qual as nações todas seriam abençoadas na época de Jesus séculos depois de Moisés ter dado as suas leis a nação de Israel a situação havia meio que se desvirtuado o propósito de Deus havia sido esquecido os juDeus tinham acrescentado ainda mais leis e normas e aumentado a separação.

    Entre os gentios o objetivo de Deus com aquela primeira separação eu já disse

    Qual era mas os juDeus acharam um pouco a lei de Moisés e acrescentaram aquilo que ele chamavam de adorar oral ou a tradição oral que era composta das interpretações da Lei feitas pelos rabinos que acrescentavam mais leis ainda então e com isso a separação de Israel dos outros povos o abismo que separava os juDeus de outros povos foi tremendamente aumentado Além disso os.

    JuDeus tinham passado por um período em que o império helênico a comandado por Alexandre o Grande tinha tentado tirar identidade dos juDeus Alexandre o Grande através dos seus governadores dominou o mundo de então havia dominado Israel também toda a região da Palestina e queria que os juDeus falassem grego os juDeus falavam hebraico queria que os juDeus parassem de cultuar no sábado queriam impedir que os juDeus oferecessem sacrifícios a Deus queriam inclusive um desses governadores chamado.

    Antigo Epifânio quarto sacrificou um porco no altar de Jerusalém uma blasfêmia para os JuDeus um pouco era um animal considerado imundo Então os juDeus se revoltaram contra isso que ficou conhecida como a guerra dos macabeus que está contada quatro livros dos macabreus é são livros Apócrifos não tem nenhum valor inspirativo mas são livros históricos que narram o que que aconteceu com Israel nesse período entre Malaquias e o início do novo testamento Então os juDeus reagiram a isso fizeram.

    Guerra não queriam perder sua identidade e para então garantir a sua identidade eles criaram mais e mais regras e o Espírito nacionalista deles era muito exacerbado ele se viam como Aquela nação especial diferente de todos os povos o único povo de Deus e eles tratavam os gentios como com desprezo com arrogância em vez de serem canal de benção para outras Nações eles tinham nojo dos gentios o Rabino a um dito aí atribuído a um.

    Rabino que dizia assim que ele agradecia todo dia a Deus porque Deus não tinha feito dele nem gentil e nem mulher ele agradecia a Deus por isso né então você vê que o machismo vem de longe então era essa atitude do dos juDeus particularmente da seita dos fariseus que era aceita mais veloz dos costumes e da lei de Deus e assim eles haviam esquecido na época de Jesus de que o propósito de toda a lei que foi dada era que eles fossem uma benção para todos todas as nações em ti serão benditas.

    Todas as nações da Terra isso está lá no livro de Gênesis está cantado nos Salmos muitos salvos celebram a chegada dos gentios junto ao povo de Deus e também os profetas anunciaram que um dia Deus haveria de trazer o gentios porque Deus não é Deus Somente dos juDeus Mas também de todos os povos quando finalmente o filho de Abraão veio Jesus Cristo Messias Pregando a chegada do Reino de Deus os juDeus Como nação o rejeitaram eles não perceberam que em Jesus Todas.

    Aquelas promessas as leis que haviam encontravam cumprimento e realização então eles rejeitaram Jesus e o entregaram as autoridades romanas como se fosse um sedicioso um alguém que levantasse uma revolta pedindo que ele fosse morto Deus então na sua Providência no plano que ele já havia tratado ele tira o reino da Nação de Israel ele transfere.

    Os privilégios da Nação de Israel para outros povos agora o povo de Deus ele não é mais uma nação com um governador com seus estatutos com suas delimitações geográficas com organização civil com o exército com prefeito nada Deus agora o seu reino passa a ser um reino de natureza espiritual e assim essa transição é começa quando Jesus disse aos juDeus depois de contar aquela parábola do.

    Homem que arrendou a sua vinha a trabalhadores e veio buscar os frutos e foi rejeitado cada emissário que ele mandou finalmente mandou o filho os lavradores mataram o filho e Jesus perguntou o que é que o dono da Vinha vai fazer com esses agricultores a quem ele arredou a sua terra e os próprios juDeus tiveram de dizer vai matá-los e vai transferir a sua vinha para outros povos de Jesus disse exatamente o reino de Deus vai ser tirado de vocês e vai ser dado a outro povo que possa produzir.

    Os seus frutos então com a Morte e a rejeição do Messias a oportunidade do gentios das Nações ocorre tudo isso de acordo com o plano que Deus já via estabelecido e entre os gentios Então Deus agora começa a chamar o seu povo o seu povo eleito antes da fundação do mundo para juntamente com os juDeus que creram que nem todos os juDeus rejeitaram Jesus mas esse pessoas que creram juntamente agora com os pagãos que creram em Jesus Cristo eles formam o.

    Povo de Deus formam a igreja aqui essa carta que Paulo tá escrevendo a carta de Éfeso ela é escrita para a igreja essa igreja que era composta na maioria de gentios que haviam crido mas também havia juDeus lá na Igreja de Éfeso e Paulo aqui se refere especialmente aos gentios daquela igreja dizendo lembrem-se quem vocês eram com relação aos juDeus para que vocês não se encham de arrogância contra os juDeus que.

    Creram dizendo assim vocês rejeitaram Messias mas Nós cremos pensando que vocês estão numa atitude superior Esse é o ponto aqui do final do capítulo 2 onde o apóstolo Paulo fala que a entrada dos gentios como povo de Deus ou no povo de Deus foi somente de graça hoje nós vamos ver aquela parte onde Paulo destaca o passado deles com o objetivo de em seguida a partir do verso 13 exaltar a graça de Deus na inclusão.

    Deles começamos aqui com essa importância de lembrar o passado verso 11 portanto lembrai-vos Paulo havia dito e portanto aqui ele liga com o verso os versos anteriores nos versos anteriores Paulo havia dito que a salvação era um dom de Deus pela graça sois salvos mediante a fé e isso não vem de vós é dom de Deus e que não havia espaço para Glória humana tá no verso 9 a salvação não é de obras para.

    Que ninguém se glorie e que até as nossas boas obras elas foram Preparadas e planejadas por Deus no verso 10 portanto lembrai-vos de que se vocês estão aqui se vocês estão salvos pela graça isso é somente pela misericórdia de Deus não é por mérito de vocês esse é o ponto aqui do portanto Paulo aqui quer que os gentios de éfesos se lembrassem do estado em que eles viviam em relação aos juDeus o povo escolhido para que não ficasse então com.

    Essa atitude de superioridade Paulo aqui ele escreve a condição deles em seis declarações que eu queria ver com vocês o que que eles deviam lembrar primeiro verso 11 que eles no passado eram gentios na carne portanto lembrai-vos de que outrora vós gentios na carne ou seja eles não traziam no corpo a marca da circuncisão que era a marca da aliança entre Deus e a nação de Israel Por isso continua no verso 11 vocês são chamados.

    De incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos na carne por mãos humanas essa era a designação predileta dos juDeus para com relação aos gentios incircuncisos a circuncisão era a marca da aliança entre Deus e a nação de Israel que era aplicada aos juDeus aos meninos de 8 anos de nascido oito dias de nascido eles eram circuncidados E era uma prática que era era externa era.

    Feita por mãos era feita pelos rabinos pelos patriarcas pelo profeta pelo sacerdote e que representava esse compromisso de Deus com aquela nação e ela identificava os filhos de Abraão embora nem todos os descendentes de Abraão de fato fossem salvos mas era a marca da Aliança os gentios eles não tinham essa marca a marca que identificava o povo de Deus por isso os juDeus se referiam a eles como em circuncisos e com frequência de maneira bem desdenhosa pejorativa então essa era a situação deles lembrai-vos e.

    Diz o apóstolo Paulo que antes vocês eram gentios na carne e chamados de incircuncisos por esses juDeus que foram circuncidados através de mãos segunda coisa Paulo diz naquele tempo Eles estavam sem Cristo veja ele no verso 11 aliás início do verso 12 naquele tempo estava sem Cristo porque ele estavam sem Cristo porque Cristo havia sido revelado somente a nação de Israel porque Cristo havia sido revelado.

    Através das leis de Moisés através das profecias através dos Salmos através dos rituais no templo só os juDeus tinham a revelação de Cristo na antiga aliança e só eles mantinham a esperança Messiânica o verdadeiro judeu Portanto ele tinha conhecimento do Messias e ele era salvo pela fé nas promessas ele era salvo pela fé no Messias que haveria de vir mas o verdadeiro o verdadeiro conhecimento da.

    Salvação da pessoa de Cristo estava restrita na ação de Israel e por que eles não eram parte da Nação de Israel Paulo disse naquele tempo vocês estavam sem Cristo ou seja vocês não tinham conhecimento de Cristo e vocês não possuíam a Cristo como o senhor e salvador de vocês Apesar de que os gentios sabiam da Esperança Messiânica porque tinha sinagoga em tudo quanto era a cidade eles ouviram falar que os juDeus esperavam o Messias mas eles não eram participantes dessa Esperança eles.

    Não estavam incluídos no povo a quem o Messias foi prometido então eles eram circuncisos na carne e portanto viviam Eles estavam sem Cristo sem o conhecimento daquele que era o Salvador e depois que Cristo veio ao mundo eles continuaram sem esse conhecimento até que o evangelho começou a ser pregado entre as nações através do apóstolo Paulo e outros que Deus havia enviado terceiro lugar eles estavam separados da comunidade de Israel verso 12 né.

    Separados da comunidade de Israel ou seja a palavra comunidade aqui a palavra politéia que significa na verdade é quase que uma nação quando fala de comunidade é comunidade como uma nação é organizada fora separados da Nação de Israel até poderia ser traduzido assim e mostrando que Deus havia delimitado a revelação do seu reino aquele povo que ele havia constituído como nação e distinguido de todas as demais do mundo os gentios.

    Estavam fora dessa comunidade eles não pertenciam à comunidade dizendo não eram cidadãos israelitas e portanto eles estavam alienados de todos os benefícios espirituais que Deus havia dado a nação de Israel em quarto lugar tudo isso é muito parecido né e uma consequência do outro eles eram estranhos as alianças da promessa que Deus fez tá aí no verso 12 estranhos as alianças da promessa Deus havia dado a essa comunidade que era a nação de Israel uma promessa e a.

    Promessa era a chegada do descendente de Abraão que haveria de apartá-los das suas iniquidades cumprir as profecias e levaram a nação de Israel o povo de Israel a o reino de Deus a Plenitude no reino de Deus Essa é a promessa que Deus tinha feito e Deus fez várias alianças para confirmar isso aliança com Moisés pensa com Abraão aliança com Davi não são alianças diferentes como quero dispensacionalismo mas é a mesma aliança sendo renovada de tempos em tempos para Deus dizendo a nação de Israel eu vou.

    Cumprir as promessas que eu fiz a vocês mas os gentios eles eram estranhos as alianças da Promessa eles não faziam parte do Povo de Deus Eles estavam sem Cristo ele eram eles eram alienados e todo esse tipo de coisa por isso veja aí ainda no verso 12 vocês não tinham Esperança eles não tinham esperança que descrição da situação dos gentios não tinha esperança nenhuma apesar de terem muitos Deuses apesar de terem suas religiões e.

    Filosofias mas os pagãos não tinham resposta para as questões mais básicas da existência humana a vida deles não não fazia sentido viviam em Trevas em medo terror é isso que essa expressão Quer dizer vocês não tinham esperança e que coisa terrível é viver sem esperança sem expectativa minha vida serve para quê isso tudo aqui vai dar em que que vai acontecer depois da morte para onde.

    Eu ver o que que eu sou esperança é o que nos mantém vivos é o que nos mantém ainda querendo viver viver sem esperança era essa situação deles porque a esperança estava somente em Cristo e Cristo era conhecido somente da Nação de Israel e uma vez que eles estavam fora da comunidade eles estavam fora privilégios eles não tinham conhecimento desse desse tipo de coisa e aí ainda no verso 12 terminando Paulo diz vocês viviam sem Deus no mundo a palavra sem.

    Deus na verdade no Grego é ateus vocês eram ateus no mundo mundo aqui encontraste a comunidade de Israel encontraste comunidade Israel vocês viviam no mundo ou seja fora dos limites do Povo de Deus fora do limite dos Escolhidos de Deus vocês viviam como ateus pessoas que não tem Deus pessoas que não tem não é aqueles negavam a existência de Deuses né como o ateísmo filosófico moderno faz mas exatamente.

    Porque eles faltavam verdadeiro conhecimento eles eram sem Deus ou sem o verdadeiro Deus no mundo Deus diz eles tinham muitos religiões eles tinham muitas religiões Mas qual é a essência do paganismo ou do politeísmo é simplesmente o ateísmo porque se você acredita em muitos Deuses significa que não existe um que seja verdadeiro então o politeísmo é uma forma de negação de Deus é uma das maneiras pelas quais se nega a Deus não é somente O ateu mas aquele que acredita na existência de.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sSlDbfn4yn8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem