você pede para diminuir o ritmo tá Esses dias eu estava Maceió é uma menininha de4 anos depois que eu dei palestra lá veio assim falou assim para mim tia Você passeia muito enquanto fala eu acho queela falou que os adultos não tem coragem de falar bem quando a gente fala em alta performanceÉ nós sempre pensamos em quem em atletas né que tem uma carreira de destaque Nóspensamos em alguns jogadores de futebol que se destacam Nós pensamos naqueles altos executivos pessoas de fato
brilhantes uma pensamos nisso e alguém que com o seu com a sua profissão chegouem lugares alcançados por muito muito poucas pessoas mas eu quero te dizer nessa noite com a alta-performance estáà disposição de todos nós e que passa por alguns entendimentos de como nosso cérebro está estruturado de diz fazemosalguns mitos sobre o cérebro também deixa eu dar desfazer o mito para você possoOi gente o nosso cérebro não é bobinho Ah entendeu repetir duas palavras
positivas na frente do espelho não muda nossa vida você já descobriram isso então por favor não fica em caindo emalguns contos de fada Ok nosso cérebro é complexo demais tudo que somos tudo quepensamos vem de uma de uma forma muito complexa do nosso cérebro se comportarOk mais ao mesmo tempo é muito legal porque o nosso cérebro pode se adaptar asituações legal quando essa adaptação ela acontece de forma positiva e
benéfica Mas também ele pode sofrer algumas alterações prejudiciais porconta de algumas demandas que chegaram para esse indivíduo prejudicando o seu desenvolvimento Ok Quero trazer paravocê algumas coisas sobre o que nós podemos fazer para melhorar o nosso cérebro e eu já vou te preparando paraque você não se decepcione tem muitas se você já sabe só que não tem colocadoem prática e sabe que que eu tenho visto muitas coisas que nós temos estudado
descoberto é só para o mesmo para dar uma validação a tela informação que asua avó já te contou vou mostrar algumas coisas assim eu estava agora conversandocom uma jornalista Felícia e ela eu falando assim nossa às vezes para não ficar rouco eu aprendi a colocar umpaninho um papelzinho com hortelã né como estátua de hortelã aqui para melhorar fala ela fica Nossa quanto quea minha mãe fazer isso com a gente quando estava gripada a gente não passava por essa experiência do hortelã
alguma coisa assim para melhorar né o pulmão tal então tem muita coisa quevocê já sabe Ok e algumas coisas a forma de colocar o a forma de explicar trouxesó mais luz com as novas descobertas Ok preparados e que acha que o cérebroincrível e quem acha que o cérebro é fantástico não precisa ser só para apoiar minhaprofissão não vocês acham que o cego é fantástico eu acho cérebro incrível o
nosso cérebro é capaz de fazer algumas coisas que a gente nem imaginae eu sempre esqueço de perguntar para onde é uma ponta para lá né Você sabiaque você tem média 86 bilhões de neurônios se eu se eu te falar que os neurôniosnão são as células mais abundantes do seu cérebro do contrário são as menosabundantes a gente acha que o cérebro só tem neurônios mas existem outras células que são extremamente importantes para
que tudo isso aconteça os nossos pensamentos as nossas emoções mas se fossem só os neurônios o ao quequantidade incrível 86 bilhões de neurônios é a média destas células nocérebro de alguém adulto a criança nasce com muito mais neurônios do que isso sabia por volta dos 4 anos de idade elavem perdendo perdendo neurônios por volta dos 4 anos de idade Acontece umapoda significativa de neurônios no cérebro muitos muitos morrem e você fala
assim ai que horror quem é que aprendeu na escola que a gente nasce com umaquantidade de neurônios e que a gente tem que fazer de tudo para não perder porque neurônio perdido jamaisrecuperado e a gente não aprendeu isso na escola que a gente perde neurônio não épossível surgimento de novos neurônios no cérebro de adulto aprendemos uma aprendemos a gente já viu que essahistória não é bem assim a morte neuronal durante o nosso desenvolvimento
é importante cima porque o que a gente sabe hoje gente não vou dar uma aula deneuro vocês para vocês não dormirem Tá mas algumas informações são interessantes é a quantidade de neurônios que nósnascemos deixa as conexões Entre esses neurônios muito limitada lógico porqueainda não desenvolveu mas também porque não tem espaço para o desenvolvimento gente já começa a pensar umas coisasaqui assim eu penso o quanto eu falo sabe então neurônios precisam Morrer
para que os que vão sobreviver tem um espaço para que possam Expandir os seusprolongamentos porque lembra que o neurônio comunica com outro é tanto que a gente chama de rede neuronal então porexemplo para fazer esse movimento com as com a mão existe uma uma sequência umarede de neurônios muito específica para fazer isso o que eu fizer isso é outra se eu fizerassim já é outra existe uma rede específica para cada coisinha então É
como se eu pudesse dizer assim Claro estou usando de forma hipotética o neurônio um que precisa conectar com
neurônio três que vai conectar com 586 com um milhão e 38 para que eu possofazer isso não tem isso esta conexão não é possível se neurônios não morrerementão a perda é necessária para o desenvolvimento cerebral pode já começara aplicar umas coisas para nossa vida assim de outras áreas tal possa eu gosto disso gente nós precisamos em muitos
momentos da vida passar por perdas para que a gente possa se desenvolver para de encarar as suas perdas só como algomuito prejudicial algumas perdas elas são necessárias para o nosso desenvolvimento é assim eu não é como amaturidade chega e concisas fios da vida como nósdescobrimos que somos fortes como quando somos desafiados como as dificuldades não é assim enquanto tudo está bem agente acha que não daria conta de uma situação extrema mas nós descobrimos que
somos capazes inclusive de sobreviver a morte de alguém que a gente ama somos ou não somos então algumas perdas sãonecessárias para nossa maturidade para que ela chega em na nossa vida do nossono nosso cérebro Exatamente isso é impossível acontecer uma maturidadecerebral sem uma perda significativa de neurônios para que as conexões entreaqueles que sobrevivem possam acontecer na forma mais eficiente possível Ok
entenderam isso começa a olhar para as perdas de vocês de uma forma um pouquinho diferente tá outra informaçãomuito importante sobre o cérebro eu adoro colocar isso é só tem isso no meu primeiro livro é oneurociência da felicidade eu quero que você aí ele está um pouquinho cortado acho que a tela é menor do que o slideentão eu vou começar você começa óleo de mesa de acordo com uma pesquisa de uma universidade aí já começa o texto táinglesa nenhum comigo não importa em qual ordem as letras de uma palavra
estão a única coisa importante é que a primeira e última letras estejam nolugar certo o resto pode ser uma bagunça total que você ainda pode ler semproblema e isto é porque nós não Lemos cada letra isolada mas a palavra como umtodo o seu serve para fantástico ou não é não é incrível então começa a acreditar queo seu cérebro é incrível e não dependentes da solidade começa a acreditar que você pode melhorar a
performance do seu cérebro sabe aquela ideia assim aí na minha idade não eu nãoposso voltar a estudar não eu não sou capaz não Sem dúvida nenhuma que dependendo da nossa idade das históriasque já passamos nós vamos enfrentar um pouquinho mais dificuldades do que uma criança eu vejo a minha filhinha de 4anos de idade que fala inglesa e nunca ter ido à escola só no corrigir a mãeporque senão vai ajoelhar no milho né mas com sotaque perfeito uma riqueza de
vocabulário ela não vai à escola não vive mais com brasileiros mesmo a gente morando lá e com o inglês tão perfeitoque eu falo assim de onde essa criança aprendeu porque ela tem uma condição Sem dúvida nenhuma e aprenderam um poucomais de facilidade alguns conteúdos do Nós Somos adultos Mas é possível simdesafiar o seu cérebro para você ir além daquele lugar que você se encontra hoje ok e isso é importante porque porque nósprecisamos sair do comodismo cerebral e nós estamos assim ai não não é para
mim meu tempo já passou Quando eu escuto alguém falar assim olha não meu tempo por exemplo de fazer uma graduação jápassou algumas pessoas não pensam assim e eu sempre faço uma pergunta vocêacredita que quatro anos da sua vida passaram acredito passaram você escolhecomo chegará lá depois desses 4 anos tendo feito algo significativo ou não porque eu tempo vai passar e você podesim influenciar na forma que você estará quando esse tempo passar esse Desafio o
nosso cérebro ele é capaz de vencer alguns desafios mas você precisaacreditar nisso eu vou te ensinar uma coisinha sobre motivação daqui a pouco tá bom se eu esquecer vocês me cobremporque a gente também pensa a motivação um pouquinho diferente muitas vezes o que as neurociências tem ensinado paragente que a motivação posso já explicar para depois eu não esquecer que eu sei que eu não coloquei aquie o que que a gente pensa de motivação que que a gente aprendeu eu quero eu vou
lá faço e aconteço não é assim é só queria que acontece será que é assim para o nosso cérebro se fosse assim as
meninas vão entender melhor agora que eu vou falar o final do ano vai acontecer o casamentodaquela prima Ah e você quer chegar no casamento com os três quilinhos a menos que é só o quefalta para perder para caber naquele vestido lindo maravilhoso não é você temuma grande motivação não tem o casamento é algo que você quer não é
E por que que muitas vezes você vai frustrada para o casamento da prima semperder os 3kg em É mas você não tinha motivo certo não tinha todo uma argumentação quesuficiente para sustentar a mudança o emagrecimento porque que você não conseguiué porque nós entendemos motivação diferente do que ela é a motivação não éassim eu quero e vai acontecer porque na verdade para o nosso cérebro motivação
mesmo aquela coisa assim nata que eu não preciso fazer muito para querer e acontecer e fazer é para poucas coisaso sexo a ganhar dinheiro a dormir comer jogar videogame ajudar osoutros são mais ou menos essa 6 horas e são assim que o nosso cérebro é muitofácil a gente gosta de dormir não gosta se alguém não gosta preciso melhorar euvou falar um pouco disso então o nosso cérebro ele tem somente um um repertório
muito pequeno que ativa o sistema de Recompensas temos lança para aquela atividade para o resto emagrecerexercício físico sabe como que a gente faz um dois três levanta e vai fazer nãoexiste um segredo porque se for assim aí porque eu preciso tem todo um argumentação você vai se frustrare você vai se frustrar é um dois três levanta e vai fazer já decidiu é bom porexemplo exercício físico tem aqui tem dúvidas de que o exercício físico é uma coisa que a gente pode deixar de lado a gente não pode né tem que fazer
exercício físico e por que que a gente promete que vai começar na segunda-feira e a gente não começa primeiro quando agente fala que vai começar depois na segunda-feira Nós já estamos dizendo para o nosso cérebro que não é tãoimportante para fazer parte do presente pode ficar pro Futuro entenderam isso sevocê deixa para depois para segunda-feira significa que não é importante para você pode ser deixadopara depois porque se você dependente comer alguma coisa que você sabe que te faz muito mal você vai ter um choque
anafilático você vai correndo tomar medicação ou vai para o hospital não vai se corta o dedo você não vai correndocolocar um band-aid porque você entende que é tão importante tão urgente que você age no momento aquilo que vocêdeixa é tão importante para você e faz sentido então começa a prestaratenção aquilo que você deixa para depois usando um argumento contraditório assim é muito importante para mim voucomeçar na segunda se for importante estiver ao seu alcance e você vai começar hoje entenderam isso amanhã
quantas começaram a correr o meu segunda-feira então para o nossocérebro Então você precisa fazer exercício físico já se convenceu vai deixar ao lado da cama a roupinha doexercício físico já o tênis vai colocar o despertador longe do seu alcance vocêtem que criar estratégias e a hora que ele tocou é um dois três já levantou dacama e trocou de roupa porque se você pensar você não vai por quê Porque a disputa vai ser com um prazer uma
necessidade básica quer dormir entenderam isso porque que por exemplo um controle do que nós comemos é difícilé porque a questão de emagrecer mesmo que seja para cuidar da saúde está disputando como a necessidade de umprazer básico que é comer eu não caio nessas armadilhas entendoque um dois três já e vai correr e aí você me fala assim ah mas eu não queria no começo fazer cálculos vou mudar meuhábito alimentar ou fazer exercício físico mas agora é tão prazeroso para mim essa é uma chave legal do nosso
cérebro aquilo que não fazia parte do Nosso repertório prazeroso com arepetição pode entrar no repertório é uma questão de persistência porque o seucérebro pode sim encontrar prazer naquela nova atividade que faz todo o sentido para você por exemplo não comeraquilo que te faz mal uma atividade física que além de poder na derramar noseu organismo endorfina serotonina dopamina você vai sentindo mesmo corpo
mais saudável entenderam isso então motivação não caiu na armadilha tá senãovocês não me conheceram e aíe eu gosto de pensar como o nosso cérebro vive a realidadeOlá você sabia que o seu cérebro nunca está vendo o presente e ele nunca está vivendo um presente eleestá ou 0,2 segundos à frente ou ele
está vivendo o passado ó ó Pode parecer muito confuso mas euvou explicar isso para vocês quando você vai atravessar a rua o seu cérebro vaiadiantar em média 0,2 segundo o carropara sua visão ou seja ele vai estar 0,2 segundo mais próximo de você do que realmente está e esta é uma criação doseu cérebro para o proteger você por exemplo de um atropelamento mas para
muitas coisas o seu cérebro está te trazendo uma experiência que já aconteceu você está me escutando nãoestá e eu já falei isso que você escuta agora 10 milésimos de segundo no passado sefosse mais eu estou vendo o movimento da sua boca agora vocês vão tá falando issoAh então deixa eu te explicar como nosso cérebro é fantásticoe para que você possa e coerência nesta imagem na percepção do que eu estou
fazendo aqui tanto o movimento da minha boca quanto o som das palavras que euestou preferindo chegam de forma coerente para vocês não chegam ou chega com atraso igual alguns filmes que oáudio está atrasado chega dá angústia na gente aquele áudio que está atrasado não não dá se o nosso cérebro fossesimplesmente receber um estímulo e deixar que o que nós entendêssemos Aquele estímulo é isso que vocês verão omovimento da minha boca o atrasado de acordo com o som que está
chegando para vocês porque o som chega no ouvido de vocês mais rápidos do que éimagem o que que acontece então para não ter esse atraso com o áudio e com visual queque acontece quando a voz desculpa é o oposto vocês vem imagem primeiro e o somdepois tá quando vai imagem do meu rosto do movimento da minha boca chega no seucérebro pastor sabe que você sair dos Pais segura a imagem não libera para você interpretá-la para você ter
consciência dela segura até um chegar quando o sol chega o cérebro integraessas duas informações entrega para você de forma pronta e é por isso que você não vê o atraso é tanto que mesmo osáudios que quando coloco lá fazendo a a produção né quando chega lá no finalE se ele tivesse só um décimo de milésimo de segundo atrasado você nãovai perceber porque o cérebro consegue corrigir a defasagem nosso cérebro está fazendo isso o tempo todo então que você
escuta aqui eu já falei chega para você depois mas você consegue entender issocomo sendo presente então nosso presente é fruto do passado aquilo que você estáescutando mas já foi dito ou do futuro e o presente é construído pelo nossocérebro por experiências do passado e projeção contou futuro isso constrói opresente Posso te fazer uma pergunta para você levar para casa como você tem
visto as suas histórias em toda a sua experiência como tem chegado para vocêSim e como você tem olhado para o seu futuro porque o seu presente dependedestas duas visões que você tem não É só para o nosso cérebro que as coisasacontecem assim mas para nos constituirmos como seres humanos que vivem neste presente nós somos formadospela nossa história o e pela nossa esperança ou desesperança
o que eu penso do Futuro sobre o futuro vai ter um impacto sobre quem eu souhoje é assim ou não é se eu achar que eu não tenho capacidade de passar no vestibular eu nem vou estudar direito éum não é se eu acho que não que eu jamais vou ser escolhida para uma promoção lá no meu trabalho nem vou meesforçar tanto não faz parte ou se um dia me disseram que eu não sou capaz Eude fato posso viver hoje na mediocridade não tem tem isso eu não penso em um
presente de vocês é resultado do passado e como vocês pensam que será o futuroOi e a vida o que acontece hoje se entendem vida o que acontece hojee eu vou sei que uma vez é um ainda na faculdade li uma frase que dizia assimvida é o que acontece enquanto planejamos o futuro de uma forma mesmofalando assim puxa as coisas estão acontecendo aqui e nós estamos esperando o futuro para trazer sentido quando os
meus filhos forem maiores quando eu comprar minha casa própria quando eu terminar a graduação Mas sendo que avida está acontecendo hoje Então olha para esse presente ele é resultado daquilo que vivemos no passado mastambém a forma que olharmos para o futuro precisa trazer sentido para esse presente reflitam sobre isso então vamoslá quero trazer mais algumas coisas sobre o cérebro de vocês e essa imagem ela é muito representativapara nós essa imagem de cima é muito óbvia para vocês a sua imagem ou não
essa imagem para gente ela foi muito significativa é uma imagem real é um corte de uma estrutura cerebral que vocêconhece Com certeza você já ouviu falar de hipocampo envolvido com memória quesofre um grande prejuízo no Alzheimer quem sabe que são esses pontinhos e suasramificações em fluorescente verde fluorescente E é isso que nos encantousurgimento de novos neurónios em cérebro de adulto
Me desculpe mas eu vou me sentir na liberdade de falar isso A misericórdia de Deus renova a cada manhã né algo quea gente não imaginava hoje nós vamos que é possível surgimento de novos neurónios em cérebros de adultos até mesmo algunscérebro que nós vemos assim que estão sofrendo com mal de Alzheimer tal podem surgir novos neurônios dependendo daEstratégia utilizada nós percebemos a surgimento de novos neurónios hipocampocerebelo cerebelo faz parte do nosso tronco encefálico aqui já perto da medula espinhal e esta estrutura por
exemplo o cerebelo está envolvido com a nossa parte motora e já é possível ver o surgimento de novos neurónios tambémcerebelo ou seja com a estratégia eficaz Você pode ter o surgimento de novosneurónios algo que a gente não sabia que poderia acontecer outra coisa importantesobre seu cérebro é isso daqui que eu já falei para vocês otimismo só é positivoé seguido de comportamento positivo do pensamento por si só não muda uma
situação é o início da mudança mas não é tudo Vocês já viram algum atleta de altaperformance o que consegue chegar lá sem treinarpouquíssimos que nós falamos que são seres que já nasceram com habilidades extraordinárias na mesma forma queexistem aqueles que já nascem com debilidades o que nós vemos hoje que nascem também algumas pessoas comhabilidades extraordinárias Ok mas que são a estação a maioria de Nossa com
suor mesmo é com esforço é todo dia tentando de novo então é é para estedesafio que eu quero levar vocês mas a partir de algumas estratégias que estãoao nosso alcance a e começa por aqui você sabia o quenoventa porcento das doenças que acometem pessoas idosas são evitáveisquem sabe onde isso que nós não estamos fadados a viver a consequência de uma
genética Eu gosto muito de falar isso e o livro que se chama em busca da memóriamuito interessante do Eric kandel neurocientista que ganhou o prêmio Nobel de dois mil e Eric kandel diz que osnossos genes estão a serviço do meio e há muito tempo a gente já sabe dissoentão aquilo que você traz de genéticahoje para a maioria das doenças não são um determinismo nasceu com o gene da
Hipertensão vai ser hipertenso Ok não é mais isso o que nós vemos aquidependendo da interferência que fizemos na nossa genética nós temos uma condição física emocional alterada tantopositivamente como tu negativamente e aí o que você come vai ter uma influência etodos seus hábitos eu gosto de mostrar essa imagem é desta senhora simpática porque eulembro quando eu recebi essa imagem eu lembro da legenda da imagem a legenda dizia assim não sei porque as pessoas
dizem que fumar faz mal tenho 30 anos e me sinto ótima mas os nossos hábitospodem mudar quem somos E aí eu quero trazer para vocês alguns desafios OKentendo a forma que eu vou falar isso vou falar com muito respeito tá bom e com muita humildade Mas eu preciso falarpara vocês vocês sabiam a obesidade até mesmo sobrepeso nãoprecisa ser uma obesidade mórbida tá quando nós passamos o nosso peso ideal sabe o que a gente pode começar a ter
perdas cognitivas importantes Eu sabia que o sobrepeso pode atrapalhara sua performance numa prova importante seja para passar no concurso público sabe onde issoe o seu peso tem uma influência sobre a sua performance cognitiva e nós nãosabíamos disso antes o que a gente sempre escutou E ai tem gente que quer mais é gordinhamesmo que a família inteira É amanhã é a vó é a bisavó era é genético deixa eu
falar uma coisa o que nós temos hoje é que a obesidade O que é considerada umadoença crônica grave e preocupante só população brasileira 50 mais ou menos 53por cento da população brasileira está em sobrepeso Olha que informação que nosdeixa são preocupados entre as crianças Vinte por cento das crianças estão="