GOOGLE PLANILHAS Google Sheets 20 - CALCULAR HORA E CONVERTER EM NÚMERO NATURAL - PLANILHA EXCEL

GOOGLE PLANILHAS Google Sheets 20 - CALCULAR HORA E CONVERTER EM NÚMERO NATURAL - PLANILHA EXCEL Olá pessoal vamos iniciar mais um vídeo sobre o Google planilhas Esse é o vídeo 20 dessa série pessoal se você ainda não é inscrito no canal você busca conhecimento sobre o Google planilhas se.

GOOGLE PLANILHAS Google Sheets 20 - CALCULAR HORA E CONVERTER EM NÚMERO NATURAL

Inscreve no canal que em breve teremos mais vídeos aqui para te mostrar como criar planilhas gráficos funções fórmulas e tudo mais aqui no Google planilhas nesse vídeo a gente vai.

Aprender a fazer cálculos com horas converter horas em dinheiro e vai ser um vídeo muito bacana vamos lá pra gente praticar alguns conceitos de horas no Google planilhas eu queria aqui.

Uma planilha simples pessoal eu vou aumentar o zoom aqui pra gente entender melhor tá eu coloquei aqui algumas colunas muito simples que a gente pode utilizar no nosso dia a dia e que é o.

Seguinte né jornada de trabalho então coloquei aqui alguns Campos Olha só e o horário de início pausa retorno do almoço e fim do trabalho né e quantidade de horas aqui jornada do dia que a gente.

Realizou e para finalizar aqui um campo de valor hora que é o valor hora aqui que a gente pode assumir e por fim n o valor total então a ideia aqui é o seguinte eu vou fazer algo bem básico.

Aqui para mostrar para vocês imagina que a gente iniciou o trabalho às 8 da manhã saiu para almoço a meio-dia voltou do almoço às 13 horas e finalizou a jornada aí às 17 horas para calcular.

Quantas horas foram trabalhadas é muito simples a gente apenas digita aqui ó igual aí o que que a gente faz a gente vai fazer um cálculo simples vai diminuir aqui ó o horário que a gente.

Saiu do almoço o horário que a gente chegou e em seguida a gente vai somar com o período que a gente saiu o período que a gente voltou do almoço então a gente vai ter aqui uma jornada de 8.

Horas a gente trabalhou 8 horas esse período se a gente sair trabalhar até às 18 horas olha só a gente trabalhou teve uma jornada de 9 horas talvez você deve estar pensando Poxa porque se cálculo é.

Dessa forma aqui pessoal de forma simplista é a gente entrou às 8 e saiu meio-dia você pode é uma das maneiras de fazer existe outras Mas você pode considerar o seguinte.

Das 12 até às 8 fo que você trabalhou eu tô subtraindo então trabalhou 111 9 8 é isso eu tô somando também fazendo a mesma coisa no período da tarde né 18 entre 18 17.

ISSO PODE TE INTERESSAR:

    $ads={1}

    16 15 14 13 É exatamente esse é o - PLANILHA EXCEL

    Cálculo que tá sendo feito aqui ó tá esse cálculo tá fazendo Exatamente isso mas esse não é o problema quando a gente fala de horas o valor hora aqui ó R 100.

    Vamos imaginar que no dia né o valor total pagamento desse dia você trabalhou exatamente o seguinte ó você vai receber é o valor hora vezes a quantidade de horas que você.

    Trabalhou ou seja se você trabalhou 9 horas você tem ali um um pagamento um faturamento de r900 se você trabalhou só até 17 você trabalhou 8 horas e teria aí R 800 cálculo simples.

    Sem formatação seria isso mas aqui a gente começa a ter alguns problemas por pessoal o valor aqui ó é tudo número natural né a gente não sabe o que que é hora não sabe o que que é dinheiro Então.

    A primeira coisa que a gente precisa fazer antes de tudo inclusive é formatar nossas células né formatar aqui os campos que a gente vai trabalhar para definir por Google Planes falando o.

    Seguinte Olha aqui eu vou trabalhar com horas aqui vou trabalhar com dinheiro aqui vou trabalhar com fração aqui vou trabalhar com dias com datas enfim isso é importante você precisa fazer antes.

    Inclusive de inserir os valores dá uma olhada só para formatar aqui escolher o tipo de dado Ó tem a opção aqui formatar você pode clicar aqui no formatar tem opção número em seguida.

    Você vai selecionar uma dessas opções no caso aqui de pagamento eu vou selecionar a moeda então o valor hora r$ 1 o pagamento Total do dia R 800 eu vou.

    Manter aqui eh Centralizado para ficar melhor em seguida vou manter aqui essa primeira linha mudar a cor também bom então esse é o nosso cenário.

    Eh atual né Mas se a gente mudar aqui - PLANILHA EXCEL

    Agora formatar para hora Olha só formatar tem opção aqui eu vou selecionar hora essa opção aqui ó tanto essa opção de hora se você observar ó.

    Ele vai eh 15,59 tem esse formato como tem esse formato também interessante aqui ó de duração de 24 e tal Eu recomendo você utilizar horas para esse cenário aqui ou.

    Se utilizar o formato hora quando eu mudei olha só até mudou por quê Olha o formato aqui ó vendo ó Ficou zerado então o ideal é a gente sempre formatar os campos antes de.

    Inserir horas ou data no Google planitas principalmente se você for fazer cálculo for converter hora em dinheiro eh dias em em horas enfim é importante formatar antes então vamos lá vamos colocar aqui.

    Ó os valores o 8 horas né foi horário que eu iniciei meio-dia foi horário do almoço 13 horas é o horário que eu retornei do almoço e 17 horas é o momento que eu encerrei a.

    Jornada no fim do dia eu trabalhei né o o cálculo de de de horas a quantidade de horas deu certinho aqui ó vou até mudar a cor continuou com 8 horas e tá certo se.

    Eu mudar aqui para 18 Olha só vai mudar deu certinho mas o que que deu errado aqui ó o pagamento Total se eu trabalhei 9 horas aqui deveria ser R 900 Então essa conversão aqui ó quando.

    Essa multiplicação de quantidade de horas vezes o valor hora já começou a dar problema aqui então é É nesse momento que a gente precisa entender um pouco.

    Mais eh dos detalhes de como o o Excel ou o próprio Google planilhas aqui trabalha Então nesse Campo aqui foi convertido em horas olha só ele trabalha um pouco diferente a gente pode colocar.

    A função aqui por exemplo hora eu colocar hora e selecionar esse valor aqui ó o 12 12 horas no caso ele vai trazer o valor 12 se eu colocar aqui ó minutos ou minuto.

    No singular né no caso aqui minuto e selecionar esse mesmo Campo ele vai trazer zero porque não tem nenhum e nenhum minuto mas se eu colocar também segundo vai trazer aqui também de forma.

    Separado mas tá zero por quê Porque aqui eu só tenho meio-dia mas se eu colocar meio e 30 de repente eu saí para almoçar meiodia e 30 minutos e 5 segundos Olha só o Google planilhas Ele trabalha com.

    Essa quebra de horas minutos e segundos isso é importante por quando a gente for fazer esse cálculo aqui ó esse cálculo do valor total de horas vezes a quant vezes a grana né o.

    Dinheiro a gente tem que fazer um pouco diferente primeiro né separar organizar eh a quantidade de horas então a gente precisa saber vou colocar aqui ó parêntese iremos colocar aqui ó hora vou.

    Colocar maiúsculo para ficar mais bonitinho aqui ó hora então a quantidade de horas aqui da jornada ó vou fechar mais a quantidade de minutos tá vendo olha só tenho 30 minutos Então.

    Como que eu vou chegar nesses 30 minutos eu vou colocar aqui ó minutos minuto no singular tá no singular vou selecionar aqui o o E2 vou fechar então aqui a gente tem 9.

    Hor e 30 só que se eu deixar dessa formaa vai ficar o seguinte vai somar né 9 horas mais 30 minutos tá então vai ficar 39 horas não é isso que eu quero eu quero minutos e horas então o que que.

    Vou fazer aqui ó eu vou dividir por 60 vou dividir por 60 para fazer essa quebra aí desses 30 minutos e para converter em em valor ali fracionário então vou colocar aqui.

    Dividido por 60 vezes a quantidade de horas vou pressionar enter Agora sim do 950 B eu vou explicar um pouco melhor essas essa fórmula aqui para você entender.

    Direitinho primeiro eu separei a quantidade de horas aqui quantas horas tem dentro do E2 aqui na jornada do dia tem nove eu coloquei um sinalzinho demais eu tô somando com a quantidade de.

    Minutos quantos minutos tem aqui e no no E2 eu tenho 30 minutos Eu dividi por 60 pessoal porque se eu deixar assim ó 100 ou 60 Olha o que que vai acontecer ó ele vai dar um valor muito absurdo por.

    Quê 50 no caso aqui ó 30 + 9 vai entender aqui que o cálculo e Tá certo tá 30 + 9 é 39 e não .

    9,00 5 por exemplo então por isso que eu tô colocando dividido por 60 aqui antes de finalizar a fórmula eu não vou calcular os segundos mas se precisasse calcular os segundos também teria que.

    Fazer a mesma coisa al separar os segundos Ah não tô entrando no detalhe do segundo aqui mas se a gente colocar por exemplo e a saída pro almoço imagina que você saiu um pouquinho antes para.

    Almoçar 45 sai 11:45 Ah sai você trabalhou aí teve um total de 8 hor 45 minutos trabalhados teve esse Total aqui eh de grana se você quiser replicar para mais mais linhas né Você pode.

    Colocar sua planilha aqui ó você pode copiar usar esse pincel aqui para copiar formatação Olha só você copia a formatação aqui você copia a formatação também e pode clicar e arrastar para.

    Replicar fórmula né olha só aqui ó quando você colocar Então você entrou mais cedo 8:36 fo almoçar um pouquinho mais tarde meio-dia.

    Eh e 22 ele voltou pro almoço aqui um pouquinho mais cedo e saí um pouquinho mais cedo também olha só aqui vai calcular Ah faltou calcular também essa fórmula aqui n tem que descer.

    Ela aqui gerou um erro aqui por conta do valor aqui ó 33 Você tem todos os suas todas sua jornada aqui então vou colocar aqui ó dia de trabalho para ficar.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=L_Xr9N9aS-w
Wesdigital

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem