SOMASE e Relatórios Dinâmicos no Excel - Curso de Excel Online

SOMASE e Relatórios Dinâmicos no Excel - Curso de Excel Online Olá pessoal tudo bem com você Eu tô aqui hoje para mais uma dica de Excel que tal Hoje a gente fala sobre relatórios dinâmicos com uso de som Mas por que o uso de somac bom você vai entender esse.

SOMASE e Relatórios Dinâmicos no Excel

Vídeo sobre uma das funções mais importantes do Excel entender como que você pode criar um relatório dinâmico o uso dessa função Vamos aprender panilha na tela.

bom pessoal Olha a nossa planilha aí nós temos aqui pessoal uma tabela pessoal bem tranquila bem fácil Ok onde a gente vai ter que criar um relatório dinâmico.

Ok só que você vai pensar Poxa mas como que eu vou criar um relatório dessa tabela como quais gráficos que eu posso fazer enfim a gente vai aprender diverso diversos recursos que a gente tem aqui.

Na criação de um relatório dinâmico Tá bom então vamos lá tá vendo que eu tenho aqui pessoal e o ID né que foi o lançamento né ó a unidade os valores Ok e tenho a data e eu vou fazer o seguinte.

Aqui vou colocar o dia da semana vamos fazer uma suposição que eu quero fazer uma análise de dia da semana então vou usar a função igual texto Ok ó clico aqui na data ponto e vírgula ó.

DDD só do 3ds vai vamos lá ó veja que ele vai retornar para nós né o dia da semana então o dia primeiro foi um sábado tá Por que que eu tô falando isso porque eu tenho vendas aqui do dia.

Primeiro ao dia sete Olha lá a venda dos sete primeiros dias Ok nessas unidades aí nesses lançamentos que foram feitos então eu posso fazer uma análise por dia de semana posso fazer uma análise pela.

Unidade para saber ali fazer essa essa brincadeira de relatório dinâmico Tá bom então vamos lá pessoal entender como que a gente poderia criar esse ório aí primeira dica que eu vou dar para você é.

O seguinte eu vou fazer aqui uma coluna de unidade ó ol que eu vou fazer diferente porque pode acontecer esse tipo de situação falar poxa Professor quais são as unidades vai que você se.

Confunde ali um pouquinho né Ó vou pegar aqui ó shift control setinha para baixo ó selecionei a coluna inteira eu vou dar um CRL C tá bom para copiar esses dados ou você vem aqui ó copia e aí você vai.

Criar aqui ó uma outra coluna e vai dar colar aqui do lado Aí você vai em dados e ele tem um botãozinho aqui ó remover duplicadas ele vai remover os valores duplicados ficando somente os valores.

Veja Mais Aqui:

    Únicos Ok é que vou ter que o valor - Curso de Excel Online

    Eu quero saber ali o total por essas unidades para isso eu teria que fazer o uso do qu do SOMA c o soma C vai te ajudar a criar esse relatório dinâmico.

    Tá igual soma C abro o parênteses que que eu vou fazer aqui ó eu vou pegar o meu mouse passar aqui ó bem nessa tabelinha ó tá vendo que a a ele ficou selecion selecionado não ele fez a.

    Setinha de seleção de tabela ó ele vai aqui no caso setinha selecionar coluna vou dar um clique nela ó selecionou a coluna ponto e vírgula vou clicar na unidade que eu quero ponto e vírgula.

    Leva o mouse para ó a coluna de valor ó vou dar um clique ok vamos fechar o parênteses ao dar o enter veja que eu tenho o valor ao clicar duas vezes temos os valores das demais unidades olha só.

    Mas Professor Por que a minha tabela não eu não consigo uma dica importante se você não tiver conseguindo Pode ser que a tua tabela não esteja definida como tabela Como que você define uma área.

    Como tabela Ó você seleciona depois da inserção feita da Montagem visual da sua tabela Você vai no página inicial e formata como tabela ou vai inserir e define como tabela pressionando também.

    Cont control alt T que é a tecla de atalho para fazer essa definição tá sim você vai ter agora cada coluna determinada por campo Tá bom agora pesso eu vou colocar aqui a data a data começa.

    No dia 1/6 de 2024 Ok ó e posso colocar ó até o dia 7 então vou clicar e arrastar aqui ó 6 dia 7 tudo bem eu quero saber o.

    Total ok que que eu faço a mesma brincadeirinha mas olha só antes de continuar deixa eu me apresentar a você eu sou o professor Michel responsável pelo curso de excel online hoje eu tô.

    Trazendo uma dica bem bacana sobre o uso - Curso de Excel Online

    De relatórios dinâmicos e o uso da função soma C Como que você pode criar um relatório dinâmico com uso de soma 100 em suas planilhas agora você quer.

    Dominar o Excel que tal conc o nosso curso clica no link fixado no primeiro comentário ou na descrição do vídeo www.curson.com.br de verdade Bom vamos lá pessoal eu vou.

    Fazer a soma pela data tá ó igual soma C abro parênteses tá E que que eu vou fazer aqui ó selecionar primeiramente a coluna de data ponto e vírgula data em específico ponto e vírgula vou vir aqui.

    No valor ó ao fechar parênteses nós temos agora o total pelo dia tá nessa tabela pessoal uma um detalhe muito importante tá ele tá fazendo dos sete dias ó de sábado até sexta né ó ele fez.

    Aqui né porque foi do dia primeiro ao dia 7 Então essa coluna de dia da semana eu fiz aqui de exemplo que você poderia também fazer a soma pelo baseando-se no dia da semana ou pela data se você fosse.

    Fazer o gráfico e quisesse exibir a informação aqui era só mudar a opção de rótulo Tá mas a gente vai conversar agora um pouquinho melhor eh ao longo do vídeo que você vai aprender mais essas.

    Dicas tá Então veja só nós temos aqui pessoal um relatório bem bacana que a gente pode fazer uma composição visual Tá então vamos lá vou pegar aqui ó uma planilha nova ok eu vou aqui ó eh vou.

    Deixar a tabela inteira assim não vou pegar aqui ó um intervalo não muito grande e também aqui não muito comprido selecionando aqui linhas e colunas Vou colocar aqui uma.

    Corzinha um cinza bem claro tá E nessa área a gente vai montar agora o nosso relatório Tá vamos começar pelo cabeçalho vou aumentar aqui ó linha um um pouquinho ó clicar nela e vou colocar.

    Um outro tom de cour ó colocar aqui por exemplo um um Cinza Mais Escuro e vou utilizar a fonte Branca Vou colocar aqui ó relatório de vendas tá vamos clicar ó.

    Aumentar um pouquinho mais a fonte vou alinhar aqui no no meio para para o alinhamento na célula ok aqui na linha dois eu vou pegar ó colocar uma outra corzinha ó um azulzinho Ok ó.

    Maioria dos meus cabeços eu faço assim você já Dev ter percebido e agora pensar no grfico em fazer um dinamismo você vai falar Professor você tem isso daqui beleza Como que vai ser dinâmico Calma.

    Que a gente já vai aprender primeira coisa que eu vou fazer fazer um gráfico dessa situação aqui vou vir aqui inserir e vou fazer um gráfico Ok ó esse gráfico é dinâmico não é dinâmico tá bom nesse.

    Momento ele não é dinâmico vamos pegar agora aqui ó vou ajustar um pouquinho mais ó Ok vou mudar o título Vou colocar aqui ó total de V de.

    Faturamento por unidade tá bom Ó lá vou dar um cont CRL x esse gráfico então ele não é dinâmico Mas cadê o relatório dinâmico Calma que você vai ver Calma tem mais coisas que você vai aprender.

    Aqui ó vou fazer agora aqui o outro gráfico ó vou fazer um gráfico ã de linha ó Ok ó e aí vou aumentar um pouquinho mais ok ó vamos apagar aqui os valores ó.

    Deixar as linhas eu acho que poderia até colocar aqui ó ah deixa eu pegar aqui alterar o tipo de gráfico pegar um um gráfico marcador fica acho melhor e aí adiciona o rótulo.

    De dados Ok ó e aí depois aqui ó a gente pega os valores e formata no formato monetário Ok ó e aí a gente coloca ó total de faturamento.

    Diário Ctrl X Vamos colocar aqui ó Então a gente tem duas composições visuais aqui já nessa área do nosso relatório e você deve aí se perguntar.

    Mas Professor Cadê o dinâmico Cadê o relatório dinâmico vamos lá para você agora pensar em um relatório dinâmico ok a gente poderia aqui fazer algumas.

    Brincadeirinhas tipo no caso fazer análise da unidade pelo dia da semana Como assim por exemplo eu vou colocar aqui ó unidade tá e a gente vai colocar aqui de novo MG RJ e o MT Ok.

    E aqui seria o quê o dia da semana então por exemplo se eu digitasse digitasse aqui ó Segunda ele tem que me trazer a informação aqui ó do total na segunda nessas regiões então o que que eu vou.

    Fazer ó igual soma c não soma S isso mesmo porque eu vou passar duas variáveis agora nessa análise então V fechar abrir o parênteses vou passar primeiramente o intervalo da soma ponto.

    E vírgula vou pegar agora aqui o intervalo de unidade ponto e vírgula vou passar a unidade como o nosso primeiro item de critério ponto e vírgula vou passar.

    Agora aqui o dia da semana ponto e vírgula e vou passar a célula aqui ó que vai ser a segunda-feira e vou travar ela tá bom fecha o parêntese a dar o enter ó nós temos agora o total na.

    Segunda-feira tá só um detalhe aqui importante que ele pegou É eu tô vendo aqui ó ele pegou unidade pegou dia da semana pegou tabela de data não é tabela de data aqui não gente.

    Aqui ó é a de valor Vamos mudar aqui o campo ó é só mudar o campo aqui ó lá valor Ok ó agora sim tá certo Vamos lá clica duas vezes Prontinho aí formata Qual que é a.

    Brincadeira dinâmica aqui se eu colocar terça ó eu vou ter informação da terça Então vou selecionar os dados e vou fazer novamente um gráfico Ok ó ó lá o gráfico criado vamos Apagar vamos apagar.

    Aqui os valores e a gente vai colocar agora aqui o título total por de faturamento unidade dia da.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=XA9EG4ywtmk
Wesdigital

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem