88. Jacó abençoa seus filhos e morre (Gn 49.1-33)

88. Jacó abençoa seus filhos e morre (Gn 49.1-33) Queridos irmãos dando prosseguimento ao culto que prestamos ao nosso Deus nós ouviremos agora a exposição da sua palavra e eu quero convidá-los a abrir a escritura em Gênesis Capítulo 49 pois nós pretendemos cobrir o capítulo todo é um capítulo extenso são 33 Versículos nós Deixaremos para ler a medida que prosseguimos Gênesis 49 que nós temos o relato de como Jacó abençoa seus filhos e morre.

88. Jacó abençoa seus filhos e morre (Gn 49.1-33)

Nós vamos orar mais uma vez Dessa feita pedindo a iluminação do Espírito Santo de Deus para compreensão desse texto o pai querido agora que nós já cantamos já Oramos utilizamos o meio de graça que é o batismo Nós também queremos pedir que o Senhor nos ilumine na compreensão da tua palavra a medida que nós a expomos procuramos entendê-la e aplicar a nossa.

Vida nós pedimos ao pai que o senhor fale a cada pessoa que presente também aqueles que nos acompanham através da transmissão que mediante a tua Revelação escrita teu espírito santo opere em cada coração de acordo com a tua Soberana vontade é o que nós Te pedimos por amor de Jesus amém queridos nós estamos chegando ou chegamos ao final da história de Jacó o.

Terceiro Patriarca aquele que é o portador das promessas da Aliança de Deus com seu povo depois dos seus pais Abraão e Isaque aqui nós leremos nesse capítulo a respeito do seu Testamento a seus filhos e as bençãos e profecias que ele pronuncia sobre seus filhos na hora de morrer e veremos também um relato da sua partida aqui desse mundo vamos lembrar.

Brevemente o que é que havia acontecido antes para que nós nos situamos bem dentro da história ele sentiu que a sua morte estava próxima mandou então a chamar José que vem com seus dois filhos ele faz um pedido a José para ser enterrado em Canaã a terra da promessa a terra que foi dada a seus pais por Deus José concorda em sepultá-lo lá em Canaã e faz isso com juramento e Jacó então adota os dois filhos de José como os.

Seus Efraim e Benjamin para que possam herdar a terra prometida com os demais filhos de Jacó e Jacó abençoa os dois meninos nós vimos como ele inverte as mãos e concede a benção da primogenitura ao mais moço em vez de a Benjamin perdão a Manassés que era o mais velho depois ele reafirma sua fé em Deus profetiza sobre o futuro Retorno dos seus descendentes da terra prometida presenteia José com uma porção de terra.

Em Canaã e agora chama os demais filhos ao seu redor porque ele quer pronunciar suas últimas palavras para os seus descendentes que é o assunto do Capítulo 49 vejamos Então essa convocação aí nos versos 1 e 2 depois Jacó chamou seus filhos e disse a juntem-se e Eu lhes farei saber o que vai acontecer com vocês nos dias que virão reúnam-se e Ouçam filhos de Jacó Ouçam O.

Que dizes Israel o pai de vocês isso aqui deve ter acontecido na sequência dos acontecimentos depois que ele começou com José depois que ele abençoou Efraim Benjamin Efraim Manassés perdão ele agora então chama os seus filhos os outros para que possa abençoá-los também e pede que ele se reúnam duas vezes ele pede que ele se reúnam ali ao seu lado na cama onde ele estava lembremos que ele já estava em 12 147 anos não.

Enxergava mais direito estava doente e ele declara que vai anunciar os seus filhos o que que vai acontecer com eles nos dias que virão essa expressão nos dias que virão e a tradução de uma expressão Hebraica que significa os últimos dias e que no antigo testamento tem um sentido escatológico tem a ver não somente com o futuro dos filhos mas com o futuro do plano de Deus então nós estamos aqui diante não somente de bênçãos pronunciadas por um pai para os.

Seus filhos na hora da morte mas de profecias que vão dirigir ou vão determinar o curso da vida desses rapazes desses homens até a consumação do plano de Deus essas palavras então que Jacó vai proferir aqui elas vão cobrir todo o período desde a conquista da terra até a vinda do Messias e é por isso então que eles pedem que Ouçam o pai deles com atenção algumas.

Observações Antes de nós entrarmos nos detalhes de cada uma dessas bençãos né que foi proferidas aqui a primeira a primeira observação é que elas apontam para quando seus filhos as 12 tribos entrarem na Terra Prometida coisa que só aconteceria dali a 400 anos depois dessas bençãos aqui nada mudou na vida dos filhos continuaram lá no Egito se multiplicando crescendo se tornando uma grande nação e isso que Jacó tá falando aqui é para quando eles entrarem na.

Terra Prometida e daí para frente dessa forma Então o que Jacó está fazendo aqui é profetizando o destino das doze tribos que viriam dos seus filhos uma segunda observação é que os nomes estão organizados na sequência em que os meninos nasceram de acordo com as esposas de Jacó as mães de seus filhos Então você tem primeiro os seis filhos de Lia do verso 3 até o verso 15 depois.

    Os quatro filhos das duas servas Bila e zilpa dos versos 16 a 21 e os dois de

    Raquel que estão nos Versículos 22 a 27 A única exceção que ninguém sabe explicar a razão é que ele coloca zebulon antes de sacar quando na sequência e sacar nasceu primeiro ninguém sabe realmente a razão pela qual Jacó fez isso aí uma terceira observação é que essas bençãos elas são mais do que simples previsões do que que haveria de.

    Você na vida dos seus filhos e dos seus descendentes no futuro a gente vai perceber que na maioria dos casos Jacó avalia o caráter do filho o que é que o filho fez e com base nisso ele determina o destino dos seus descendentes quando eles vierem a ocupar Canaã as ações que os filhos cometeram ou boas ou más acabarão por determinar o que vai acontecer com os seus descendentes que aliás é um princípio bíblico Deus costuma tratar os filhos de acordo com o.

    Comportamento dos pais no caso de um mal comportamento se o filho seguir no caminho do pai receberá o mesmo juízo e o castigo que o pai recebeu se arrepender e não seguir o caminho do pai Deus então vai começar um novo tratamento com essa pessoa e mais uma observação aqui sobre essa lista de bençãos é que ao se dirigir a cada filho Jacó faz comparações com animais nós vamos ver aqui lobo leão gazela tudo quanto é de bicho não é ele.

    Pega para fazer a comparação com os filhos e ele usa uma linguagem poética essas bençãos elas vem na forma de poesia de tal forma que às vezes a tradução é difícil se você fizer comparações com as traduções você verá que nem todas elas concordam E também o sentido às vezes é enigmático nós não na verdade é que a gente não sabe o que é que Jacó quis dizer em diversas situações aqui e nós vamos ter que nos.

    Contentar com um pouco conhecimento dessa feita e admitir que em alguns casos Nós não sabemos o que é que ele quis dizer talvez seus filhos entendessem bem o que ele quis dizer mas nós estamos muito longe dos acontecimentos para ter a mesma certeza mas eu creio que os pontos principais são muito claros e sem mais demora nós vamos entrar no que ele diz para cada um dos seus filhos como eu disse seguindo a sequência em que nasceram com exceção de zebulões sacar e ele começa então com.

    Ruben do verso 3 até o verso 4 Rubem você é o meu primogênito minha força e as Primícias do meu vigor o mais excelente indignidade e o mais excelente em poder Impetuoso como a água você não será o mais excelente porque subiu ao leito de seu pai e o profanou você profanou a minha cama você profanou a minha cama essa palavra aqui eu imagino né Nós.

    Devemos imaginar o patriarca sentado na cama né doente ao redor os seus filhos talvez com suas suas respectivas famílias ali com eles também e ele pronuncia essas palavras aqui Ruben é destacado aqui no verso 3 como primogênito de Jacó de fato foi Jacó diz que ele é forte e Poderoso excelente o primeiro importância em poder mas em seguida no verso 4 Ele disse que ele perdeu tudo isso porque ele pecou contra.

    Jacó e Jacó compara aí no início do verso 4 a águas impetuosas pode ser uma tradução ou a água ou espuma da água no primeiro caso seria violência no segundo caso inconstância Nós não sabemos exatamente o que é que já quis dizer aqui mas o ponto é que ele compara Rubens ou a um Ribeiro violento ou A Espuma do mar que é inconstante qualquer das duas figuras cabe bem para descrever o que é que seu filho mais velho tinha feito ele tinha se deitado com uma das.

    Concubinas de Jacó que era Bila no próprio leito do Pai desonrando então ele teve relações com sua Madrasta por assim dizer uma das e dessa forma ele é profanou o leito do seu pai e o seu pai então anuncia o seu castigo e que vai repercutir na tribo de Ruben Ou seja que não será mais excelente ele perde a sua primogenitura e ele não é mais o herdeiro esse direito Jacó vai.

    Dar José conforme nós lemos no livro das crônicas Capítulo 5 de 1 a 2 o cronista

    Diz Ruben era o primogênito mas por ter profanado leito de seu pai o seu direito de primogenitura foi dado aos filhos de José Filho de Israel de modo que na genealogia Ruben não foi contado como primogênito aquilo que eu falei ele não só tá profetizando o que que vai acontecer com cada tribo mas o futuro de cada tribo Depende das ações do.

    Patriarca da tribo Ruben era o primogênito mas ele pecou contra Deus pecou contra seu pai Jacó perdeu a primogenitura e a tribo de Ruben não seria mais a principal tribo esse direito Jacó vai passar para José como nós veremos em seguida ele pronuncia uma palavra sobre os dois irmãos Simeão e Levi aí do verso 5 até o verso 7 Simeão e Levi são irmãos as suas espadas.

    São instrumentos de violência que a minha alma não entre no conselho deles que a minha glória não participe do seu agrupamento porque no seu furor matar o homens e na sua vontade perversa mutilaram touros maldito seja o seu furor pois era forte e maldita seja a sua Ira pois era intensa eu dividirei em Jacó e os espalharei em Israel essa palavra sobre Simeão e Levi do verso 5 até o verso 7 é dado em conjunto.

    Porque eles são irmãos e não somente irmãos de sangue de pai e mãe mas eles eram iguais em tudo violentos com suas espadas como Jacó Diz aí no verso 5 Jacó aqui está Relembrando o pecado deles que nós já vimos no decorrer da sequência do livro de Gênesis que foi quando eles mataram os moradores da cidade de sequém porque se quem o príncipe da cidade havia desonrado de na que era irmã de sangue deles eles usaram de um.

    Estratagema Entraram na cidade quando os homens estavam capacitados para luta e passaram todos os homens a Fio da Espada mataram todos eles Jacó os Condena aqui no verso 6 dizendo eu a minha alma não não concorda com isso a minha alma não entrará no conselho deles e Jacó amaldiçoa a ira dos vídeos aí no verso 7 anuncia o juízo deles ele seria um dispersos e espalhados entre as tribos séculos depois isso de fato aconteceu.

    A tribo de Simeão se tornou uma tribo tão pequena que ela não herdou terra em Canaã ela herdou um território dentro da tribo de Judá e a tribo de Levi não tinha território tinha 48 cidades de refúgio ou se 48 cidade sacerdotais espalhadas por entre as tribos de Israel exatamente como foi profetizado aqui mais uma vez o que Jacó está fazendo é definindo o futuro das Tribos a partir.

    Do comportamento da atitude das decisões que foram tomadas pelo Patriarca de cada tribo no caso aqui Simeão e Levi a próxima palavra é sobre Judá tá aí do verso 8 até o verso 12 e é provavelmente a mais extensa Judá os seus irmãos o louvarão a sua mão estará sobre o pescoço dos seus inimigos os filhos de seu pai se inclinarão diante de você Judá é um leãozinho da Presa você subir o meu filho ele se.

    Agache se deita como leão e como leoa quem o despertará o cetro não se afastará de Judá nem o bastão sairá de entre os seus pés até que venham a silo e a ele obedecerão os povos ele amarrará o seu jumentinho avide e o filho da sua jumenta a videira mais excelente lavar as suas no vinho e a sua capa em sangue de uvas os seus olhos serão cintilantes de vinho e os seus dentes serão brancos.

    De leite essa palavra sobre Judá Como eu disse ela é uma das ela é mais extensa junto com a palavra sobre José que nós veremos mais adiante e é uma palavra somente de Vitória de prosperidade de benção não há qualquer reprimenda ou qualquer condenação aqui sobre Judá é o pronunciamento é de todos que mais apressagia ou anuncia benção sobre a cabeça do Abençoado que no caso é ajudar ele começa dizendo que Judá vai ser louvado pelos seus irmãos no verso 8 os.

    Seus irmãos vão se covar diante dele porque ajudar pegou os inimigos pelo pescoço é um sinal de Vitória judaí em seguida comparado a um leão que acabou de matar e comer a presa e com quem ninguém se atreve a mexer verso 9 o que nos lembra que certamente não é o Novo Testamento está fazendo a alusão aqui quando João no livro de Apocalipse Capítulo 5 verso 5 se refere a Jesus como sendo o leão da tribo de Judá é uma referência sem dúvida a essa comparação.

    Que Jacó está fazendo aqui de Judá com um leão e no verso 10 nós temos Talvez o verso mais enigmático aqui dessa benção é que Jacó diz a respeito de Judá que o cetro não se afastará de Judá nem um bastão sairá de entre os seus pés até que venha se ló e a ele obedecerão os povos alguns pontos aqui o cetro aqui é o símbolo do poder real é o bastão de comando.

    Aquele que o tem é o rei Jacó diz que o cetro não vai se afastar de Judá e nem o bastão que é a mesma coisa sairá de entre os seus pés aqui ajudar aqui perdão Jacó está usando de um eufemismo eufemismo é quando a gente não quer descrever determinadas coisas para não provocar a imaginação a gente usa palavras que fazem uma alusão Então essa expressão.

    Entre os pés é muito comum no hebraico para se referir aos órgãos genitais então quando ele diz aqui que o bastão não vai se afastar de entre os pés de Judá ele está simplesmente dizendo que o bastão vai ficar entre aqueles que virão dele como seu descendente os que vão nascer dele serão aqueles que terão o poder então o bastão não sairá dia entre os pés de Judá ou seja o poder vem pela linhagem de Judá vem pela linhagem de.

    Judá até que venha se logo é outra dificuldade essa palavra que silo alguns acham que pode se referir a cidade desse nome mas a palavra pode ser traduzida como aquele a quem o direito pertence que é provavelmente o sentido aqui ou seja que o bastão você o poder vai ficar dentro da tribo de Judá até que venha aquele descendente a quem esse poder pertence e de quem Jacó está falando.

    Jesus Filho de Davi filho de Judá então é provavelmente a profecia Messiânica mais clara que nós temos aqui no nessas bênçãos que Jacó está proferindo não é apesar das dificuldades de tradução Mas é claro o suficiente para ele ver que ele tá dizendo que é de Judá que virar aquele em quem todas as promessas se cumpriram promessas que a gente começou a ver desde o capítulo um dois e três de Gênesis lá no Jardim quando foi dito que.

    Dá semente da mulher viria alguém que esmagaria a cabeça da serpente Pois é silo aquele que tem o poder o poder que vem agora pela tribo de Judá a promessa agora vem através de Judá e de Fato né séculos depois no período da monarquia o autor do livro de crônicas interpretou essa passagem da seguinte maneira ajudar na verdade foi pode entre seus irmãos e dele veio o príncipe e dele veio o príncipe é uma referência ao Rei Davi de.

    Quem profeticamente ele a quem profeticamente Ele se referiu como sendo ao Messias Jesus Cristo e as palavras de Jacó sobre Judá termina um profetizando abundância sobre a forma de vinho e leite versus de 11 a 12 a próxima palavra é sobre zebulon tá no verso 13 um versículo apenas zebulão habitará na praia dos mares e servirá de Porto para os navios e a sua Fronteira se estenderá até se Dom Como.

    Eu disse ele é mencionado aqui antes de sacar apesar de ter nascido depois a gente não sabe o motivo talvez pelo fato de que zebulous se tornou mais forte mais importante do que a pequena tribo de sacar então Jacó inverte talvez por conta disso o que ele faz aqui é profetizar aonde essa tribo de zebulão teria o seu lugar e tá dizendo aqui que ele habitará na praia dos mares e servirá de Porto para.

    Os navios e a sua Fronteira se estenderá até sidom se Dom é uma cidade na terra dos dos fenícios na costa numa Mediterrâneo que fica na orla marítima mas durante o tempo que a gente o que a gente conhece da história e da Geografia do Antigo Testamento o zebulou nunca e essa é mais um dos enigmas da benção de Jacó Zé bolão nunca morou nunca se estabeleceu na beira da praia na verdade ele a terra dele era no meio de Canaã.

    Então parece que isso aqui nunca nunca aconteceu e antes de dar uma explicação eu quero dizer que eu considero isso aqui muito significativo porque veja bem os críticos os críticos da Bíblia eles vão dizer que essas bençãos aqui elas foram escritas a muito tempo depois quando os israelitas já tinham entrado na terra já tinha ocupado os lugares e aí então Alguém escreveu o livro de.

    Gênesis e colocou essas palavras proféticas na boca de Jacó depois dos eventos terem acontecido é por isso que é tão Preciso por um lado mas agora imagine se eu tivesse escrevendo um livro e eu quisesse enganar os meus leitores fazendo de conta de que isso que eu tô dizendo agora tinha sido dito 400 500 600 anos antes por um profeta eu teria o cuidado de escrever alguma coisa que realmente aconteceu para as pessoas dizerem É verdade Olha é É de fato.

    Exatamente como aconteceu então o fato de que não aconteceu como parece o que foi dito a zebulon é uma prova de que isso não é vaticínio exevento isso não é uma profecia depois do evento mas é uma profecia antes e que nós não estamos sabendo interpretar ela direito porque se fosse escrito depois ninguém ia fazer um negócio desse que aí alguém ia chegar a dizer é óbvio que isso aqui né Não pode ser de Deus isso aqui não é porque tá todo todo troncho isso aqui não aconteceu então é uma prova para mim.

    Mais uma evidência da veracidade e das da escritura essa passagem a gente pode resolver isso dizendo o seguinte que Zé bolão de fato ele não foi morar a tribo não ficou na orla marítima ela ficou no interior de Canaã mas a gente sabe pelo restante da escritura e pelos estudos da arqueologia que os caminhos de comércio que gravam a costa do Mediterrâneo ao atravessando Canaã para o Rio Jordão passava exatamente por dentro da Tribo.

    De Zé Bullón Então nesse sentido nesse sentido há uma conexão da tribo com a orla através da rota de comércio que atravessava e nós podemos dizer que esse é o pelo menos até onde a gente Sabe aquilo que Jacó pretendia dizer e disse de uma maneira bem não fácil de interpretar que mais uma vez para mim é uma prova não de que não era inspirado por Deus mas de que foi escrito muito tempo antes porque se fosse escrito depois né ninguém ia deixar com dúvida.

    Certamente se fosse algum falsário que tivesse escrito isso aqui e vamos agora para palavras sobre sacar tá indo verso 14 até o verso 15 e sacar é um jumento é um jumento de ossos fortes deitado entre os rebanhos de ovelhas naquela época chamar alguém de jumento não era pejorativo como hoje viu gente e sacar é jumento de ossos fortes deitado entre os rebanhos de ovelhas viu que o.

    Repouso Era bom que a Terra era deliciosa baixou os ombros a carga e sujeitou-se ao trabalho escravo aqui nós vemos o Jacó profetizando a respeito de sacar comparando o seu filho a um jumento pela sua resistência né ossos fortes e diz que ele está deitado entre os mish patas em hebraico que pode ser ovelha carga Curral qualquer uma dessas palavras pode caber aqui a tradução é absolutamente.

    Incerta o sentido é vocês podem comparar aí com as versões e Vocês verão então o sentido provável é que sacar é um jumento é um jumento Que achou um local confortável ali no meio das ovelhas no meio das cargas ou no curral e ele em troca do repouso e de ocupar aquele local tranquilo ele se sujeitou a trabalhar como escravo esse seria o sentido e quando a gente lê a história.

    Dessa tribo de fato é uma tribo que depois de estabelecida na terra ela passa da terra de Canaã ela passou por períodos de sofrimento e escravidão por povos ao redor de Canaã ela de fato passou tempos escravizadas é uma das Tribos que mais sofreu com escravidão por outros povos no futuro e vem a palavra sobre Dan aí Capítulo 49 16 a 18 Dan julgará o seu povo como uma das tribos de Israel dançarão a serpente.

    Junto ao caminho uma víbora junto a Vereda que morde o calcanhar do cavalo e faz o seu Cavaleiro cair para trás a tua salvação espero ó senhor a benção ou a palavra sobre Dan é que ele haveria de julgar e governar sua própria tribo como as demais tribos fazem em verso 16 Jacó compara a uma serpente a uma víbora Traiçoeira que fica à Beira do Caminho beira da estrada que morde o calcanhar.

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