03 - Salmo 122: Jerusalém e o tabernáculo, sombra de Cristo e sua igreja

03 - Salmo 122: Jerusalém e o tabernáculo, sombra de Cristo e sua igreja Salmo 122 Salmo de Davi alegrei-me quando me disseram vamos à casa do Senhor pararam os nossos pés junto as tuas portas ó Jerusalém Jerusalém que estais construída como cidade compacta Para onde dissolvem as tribos as tribos do senhor como convém a Israel para rederem graças ao nome do Senhor lá estão os Tronos de Justiça Os Tronos da casa de Davi orai pela paz de.

03 - Salmo 122: Jerusalém e o tabernáculo, sombra de Cristo e sua igreja

Jerusalém sejam prósperos os que te amam reine paz dentro de Deus Muros e prosperidade nos teus Palácios por amor dos meus irmãos e amigos eu peço Haja Paz em ti por amor da casa do senhor nosso Deus buscarei o teu bem vamos orar então e pedir que Deus nos abençoe na leitura da palavra e exposição o Deus te damos graças pelo privilégio de estarmos aqui nessa manhã reunidos.

Para adoração do teu nome e para sermos instruídos na tua palavra queremos pedir ao pai que tudo que seja feito nessa manhã seja para tua glória edificação do teu povo Tu conheces todos os que aqui se encontram sabes as necessidades de cada um pedimos pois que nos encaminha passo a passo ó Deus na nesse culto e no aprendizado em nome de Jesus amém Cristo nós estamos dando continuação a nossa série de mensagens nestes Salmos.

Que são chamados os salmos de romagem Salmo 125 a Salmo 134 São 15 Salmos que formam espécie de saltério dentro do saltério eles eram os salmos que eram cantados pelos peregrinos juDeus quando saíam das diversas tribos de Israel das 12 tribos tribos e seguiam em Romaria em procissão em peregrinação para a Jerusalém que era capital do reino para Alice Celebrar as três grandes festas.

Que eram ordenadas na lei de Moisés que era a festa da páscoa a festa de Pentecostes E a festa de Tabernáculos ah pelo menos uma vez pelo menos uma vez por ano O Judeu deveria estar presente numa destas festas enquanto eles peregrinavam enquanto eles caminhavam a jornadas vezes orava dias então eles cantavam e louvavam a Deus hinos e louvores a espirituais dos quais nós temos esses 15 que ficaram aqui.

Registrados na Bíblia eram era o Hinário deles enquanto eles estavam em peregrinação para Jerusalém e estes Salmos eles descrevem as experiências que o Peregrino passava nós já Vimos a como eles falavam da hostilidade que ele sentiu no meio dos povos e também dos ataques que eram feitos contra eles a mentira a busca pelo Socorro não é diante das dificuldades que ele encontravam enfim esse Salmos eles bem.

Descrevem as nossas experiências emoções e sentimentos enquanto nosso peregrinamos para a nossa Jerusalém celestial a vida eterna que Deus nos prometeu esse Salmo aqui que nós temos diante de nós o Salmo 122 ele foi escrito pelo Rei Davi como Davi morava próximo de Jerusalém ele provavelmente nunca fez essa peregrinação não é nunca fez essa peregrinação mas o esse hino que ele compôs ele foi adotado pelos peregrinos e bem expressava o sentimento de alegria.

Que o Peregrino sentia pela casa do Senhor então aqui no Salmo nós temos no verso primeiro o sentimento de alegria quando foram convidados para ir para casa do senhor adorar a Deus depois a admiração que o Peregrino sentia adiante de Jerusalém uma descrição da cidade tá aí nos versos dois a cinco depois o desejo dele pela cidade de Jerusalém o que é que ele sentia no coração pela cidade pela casa de Deus versos 6 e 8 e.

Uma decisão que ele toma no final quando ele contempla Jerusalém ele tomou uma decisão que está aí no verso 9 Então esse Salmo que nós queremos expor nesta manhã vendo o que é que ele significou naqueles dias e o que é que ele significa para nós hoje e que lições nós podemos tirar para nós Lembrando que toda Bíblia é inspirada por Deus e toda ela é útil então tem lição para nós aqui tem orientações que nós precisamos.

Conhecer e aplicar para nossa vida mas me deixe fazer algumas observações iniciais para que a gente entenda bem o sal vamos começar falando sobre Jerusalém já que Jerusalém é o tema central do Salmo aqui Jerusalém o nome era gebuss ela pertencia aos jebuseus povo que Davi conquistou e Jerusalém Então passou a ser a cidade de Davi e mais tarde se tornou a capital de todo o Israel Deus havia dito a Moisés muito tempo antes quando ainda estava no deserto.

Antes de entrar na Terra Prometida que quando o povo entrasse na Terra Prometida Deus ia escolher um local e um local somente onde ele seria adorado um centro do culto a ser estabelecido na Terra Prometida e a razão que Deus deu a Moisés para que houvesse um único lugar de adoração na Terra Prometida era que os Deuses dos povos pagãos que moravam naquela terra eram Deuses das montanhas dos Vales dos Altos.

Dos Rios das Árvores então havia Altar A Baal astarote a rifan em tudo quanto era de lugar você subia num monte lá na terra prometida tinha um altar e aquilo dava a ideia de muitos Deuses e Deuses espalhados Deus queria um local só de adoração para ele um era proibido adorar Deus em outro lugar que não fosse naquele lugar que Deus havia ordenado porque Deus queria mostrar que ele é Deus de toda a terra não é Deus dos.

    Montes Deus dos Vales ou Deus do Rio ou Deus do deserto mas ele é Deus de toda a

    Terra então um local só seria o centro de adoração e esse lugar escolhido foi exatamente Jerusalém quando Davi tomou a cidade de jebus que virou Jerusalém Então Deus mandou que a Arca da Aliança juntamente com Tabernáculo que Moisés havia construído no deserto fosse levado para lá e no Monte Sião então se ele disse aquele Tabernáculo.

    Que seria o centro de adoração de todo o povo de Deus Ou seja quando o judeu queria adorar a Deus oferecer sacrifícios trazer os seus dízimos trazer as suas ofertas encontrar o povo de Deus ouvir a lei de Deus prestar culto a Deus cantar os salmos a Deus ou ele ia para Jerusalém não tinha outro lugar era proibido adorar a Deus em qualquer outro lugar que não fosse Jerusalém então por isso Jerusalém era o centro religioso da vida dos judeu porque era ali que estava O Tabernáculo.

    A arca os sacerdotes os Altares ali a palavra de Deus era ensinada para o povo e não somente isso Israel também se tornou a capital do reino era ali que estava O Trono de Davi e era ali que a dinastia do Rei Davi haveria de governar a nação de Israel como Deus havia prometido a Davi que não faltaria filho Davi que servisse como rei em Israel inclusive da descendência de Davi.

    Haveria de vir o rei o Messias que haveria de governar não só sobre Israel mas sobre todo o mundo então Israel era a capital do reino era o centro religioso e era para lá então que as tribos subiam as tribos subiam para adorar a Deus era cercada de muros para proteção embora ela tivesse sido edificada no lugar alto era muito bem protegida mas havia uma Muralha que cercava toda a cidade de.

    Jerusalém e havia várias portas que davam entrada ou acesso a cidade e eram convenientemente guardadas lá no meio estava a casa do senhor que era o tabernáculo que havia sido construído no deserto representando a presença de Deus no meio do seu povo era assim que Deus Se manifestava de vez em quando a nuvem da Glória de Deus chamada de Shekinah descia sobre o tabernáculo e enchi o tabernáculo depois.

    Depois de Davi o filho dele Salomão levantou um templo não foi Davi que construiu o templo essa altura aqui não tem templo ainda eu Tabernáculo que está lá é na em Jerusalém mas depois Salomão vai construir um templo que mais adiante vai ser destruído pelos assírios e mesopotâmios não é reconstruído durante o tempo de ejas e Neemias mas tanto Tabernáculo como templo representavam então a presença de Deus no meio do seu povo Então esse é o.

    Quatro Jerusalém o lugar da presença de Deus lá estava tabernáculo de Deus ali estava os Tronos de Davi dali saía a justiça ali deu se manifestava por isso quando chegaram por peregrine disseram vamos à casa do Senhor Qual foi a reação dele alegria vamos à casa do Senhor coração dele se alegrou porque era lá que ele ia cultuar a Deus não é esse é o meu primeiro ponto aqui o sentimento dele quando convidado a viajar até Jerusalém verso primeiro.

    Alegrei-me quando me disseram vamos à casa do Senhor morando longe chegou a hora chegou o dia chegou a época da festa e os amigos chegam e diz olha vamos pra Jerusalém para a festa da páscoa né Vamos lá adorar a Deus cultuar o nosso Deus e o coração dele se encheu de alegria porque ele amava Deus ele queria cultuar a Deus ele queria servir a Deus oferecer os seus sacrifícios trazer as suas ofertas e estar com os irmãos era um momento de renovação de.

    Deleite espiritual três vezes ao ano nós temos o privilégio de nos reunir uma vez por semana duas vezes né por semana no mínimo né e a gente sente falta né quando num domingo a gente alguns sentem né quando no domingo não dá para vir para a igreja e fica sentindo falta então os Israelita tinha esse privilégio três vezes por ano e aí então quando chegou a hora ele o coração dele se alegra ai eu vou adorar a Deus.

    Hoje Jerusalém vou ver a casa do Senhor vou oferecer sacrifícios leva meus

    Dízimos e ofertas e ele então um coração dele se enche de alegria porque ele amava Deus amava a casa do senhor e era uma oportunidade de renovação de deleite e agora o próximo Versículo já relata quando ele chega em Jerusalém ele entra em Jerusalém ele passa os Muros E ele olha a cidade verso 2 pararam os nossos pés junto as tuas portas ao Jerusalém Jerusalém que estás.

    Construída como cidade compacta Para onde dissolvem as tribos tribos do senhor como convém Israel para render em graças ao nome do Senhor nós estamos todos de Justiça Os Tronos da casa de Davi imagine O Peregrino tendo entrado por um dos muros né Por uma das portas do da Muralha ele coloca os pés dentro de Jerusalém ele contempla a cidade ali tal Palácio de Davi ali está o tabernáculo e ele então começa a descrever Jerusalém com admiração ele olha com de leite para a cidade e fala.

    Com a cidade né como se a cidade pudesse ouvir versos versos 2 pararam os nossos pés junto as tuas portas ó Jerusalém ele tá falando com a cidade né dizendo cheguei em Jerusalém meus pés Já estão aqui dentro das tuas muralhas ele olha para a cidade o coração se enche de deleite e ele diz tu estás construído verso 3 como uma cidade compacta bem feita unida.

    E bem estabelecida sinal da unidade eram 12 tribos Mas elas todas se juntavam como se fossem uma linha em Jerusalém era uma nação compacta tendo centro ali em Jerusalém ele diz aqui verso 4 sobem as tribos as tribos do Senhor de todo lugar Eram 12 não é então elas vinham de todos os lugares subiam como convém a Israel porque Deus mandou a Israel que.

    Eles fizessem isso então era conveniente e eles vinham veja o final do verso 4 para render graças ao nome do Senhor era isso que eles faziam nas festas era isso que eles faziam na casa do senhor e um render graças a Deus E essa gratidão era feita de diversas formas pelos louvores que eles cantavam no templo pelos Levitas Davi tinha colocado corais e instrumentos de músicas Levitas tinham sido orientado sobre como deveriam conduzir o cântico então durante os sacrifícios havia todo aquele aquele.

    Fundo musical aquele louvor e aquela adoração e o Israelita louvava a Deus e cantava Deus é por isso ele oferecia sacrifícios Pelos Pecados que ele havia cometido a lei especificava para cada tipo de Pecado tinha uma oferta ele trazia os dízimos que ele tinha guardado durante aquele tempo que era 10% de tudo que ele colhia da sua do seu rebanho e também lá da do seu campo da roça ele trazia 10% para oferecer a Deus e ali ele encontrava os seus irmãos os seus.

    Parentes os seus amigos era festa no templo tinha um átrio onde ele podia fazer churrasco né onde ele podia se reunir com a família alguns acampavam entendas havia até para os amigos que não eram juDeus já viu o átrio do gentios onde os não juDeus podiam vir também e ficar ele só não podia entrar no templo o Gentil né eu não judeu mas tinha um lugar onde eles podiam ficar era festa não é era festa mesmo e ele olha olha para Jerusalém e vê as tribos subindo para render graças a Deus no verso 5 ele olha pro Palácio de Davi e.

    Diz aqui estão os Tronos de justiça é daqui que Deus governa o seu povo é daqui que procede a lei para que que sai a vontade de Deus é daqui que Davi julga usou oprimidos que faz justiça que decide Entre o certo e o errado Jerusalém era o centro religioso e se viu então de Israel naquele tempo e aqui em Jerusalém Você tem os dois ofícios sacerdote e Rei para quem que isso aponta né em Jerusalém você tinha O sacerdote e você tinha o Rei que são.

    Dois ofícios de Cristo e depois vai aparecer os profetas também não é são os ofícios de Cristo nós dizemos que ele é o nosso profeta sacerdote e Rei Então tá aí ele se alegrou quando foi convidado chegou em Jerusalém e fica admirado porque é para lá que sobem as tribos é de lá que sai a justiça e aí ele Expressa o desejo do coração dele o que é que ele sente por Jerusalém pela casa do senhor tá aí nos versos 6 a 8 ele.

    Primeiro ele pede aos seus irmãos que Orem por Jerusalém veja o início do verso 6 orai pela paz de Jerusalém aqueles eram tempos turbulentos o Rei Davi era um homem de guerra ele tinha conquistado as nações ao redor mas de vez em quando alguma dessas Nações se levantava Contra Eles como os amonitas os filisteus os moabitas que faziam guerra contra Jerusalém não poucas vezes durante o seu tempo Davi teve que.

    Defender a cidade de ataque dos sírios por exemplo que vinham de longe para tentar saque de Jerusalém e os campos ao redor dela então O Peregrino Ora pela paz de Jerusalém ele queria paz que a cidade tivesse paz Porque somente na paz é que poderia ver prosperidade somente quando houvesse paz em Jerusalém é que os peregrinos podiam ir ali para cultuar a Deus é em paz que o culto a Deus floresce em paz que nós ganhamos o nosso.

    Pão então ele diz Oremos pela paz de Jerusalém que haja paz na cidade pelo que ela representa pelo que ela é porque se Jerusalém está em paz todo Israel também está em paz no verso 7 ele pede ele deseja que haja paz dentro dos muros veja que no verso anterior verso 6 ele Ora pela paz de Jerusalém e a ideia que dá é que Jerusalém seja livre de guerras mas ele ora também para que haja paz dentro porque às vezes não tem guerra.

    Fora mas tem guerra dentro então tem que ter paz dentro de Jerusalém entre os seus moradores entre os peregrinos entre os irmãos né Não somente pais fora dos muros mas também paz dentro dos muros e prosperidade e outra coisa que ele pede nos Palácios Ou seja que os que Deus abençoe o rei com prosperidade porque uma vez abençoando o rei com prosperidade ela se estende para todos os seus súditos para todos os moradores.

    Da cidade no verso 8 ele mesmo ora até aqui ele vem pedindo né são orações que tá pedindo Orem pela paz de Jerusalém Orem pela Prosperidade que haja paz fora que haja paz dentro que o governo seja Próspero e aquele mesmo ora no verso 8 por amor dos meus irmãos e amigo eu peço Haja Paz em ti Jerusalém o que que isso quer dizer porque se houver paz e prosperidade em Jerusalém os irmãos e amigos poderão vir três vezes ao ano poderão cultuar na casa do senhor haverá.

    Prosperidade para toda nação o Israelita vai poder ganhar o seu pão levar Avante o seu comércio levar Avante a sua produtividade a sua família vai ser sustentada e com ela os filhos dos filhos e assim por diante é isso que ele deseja é isso que ele pede e agora ele olha para a cidade no final não é depois de ter aberto o coração dizendo eu queria realmente que houvesse prosperidade alegria e paz ele tomou uma decisão que está no verso 9 por amor da.

    Casa do Senhor nosso Deus por amor da casa do senhor nosso Deus eu buscarei o teu bem Jerusalém por amor a casa de Deus que está localizada em Jerusalém ele buscaria o bem da cidade e buscar o bem da cidade aqui no contexto significa orar pela cidade significa pedir orações pela cidade significa proteger a cidade defendê-la das Guerras significa contribuir financeiramente porque era.

    Para lá que os peregrinos levavam os dízimos e ofertas era somente lá que eles eram recebidos e peregrinar três vezes ao ano se fazer presente nas grandes festas essa seria assim que ele buscaria o bem de Jerusalém Ele quer o bem de Jerusalém mas ele não somente Ora para que Deus abençoe Jerusalém ele resolve que ele vai buscar o bem de Jerusalém e que seria através de todas estas coisas né a oração a contribuição.

    Financeira e a presença ali durante as peregrinações muito bem agora a pergunta é o que que isso tem a ver com a gente né que nós estamos falando aqui de Jerusalém do Tabernáculo a cidade de Jerusalém existe até o dia de hoje mas o templo não mais Tabernáculo já não existe mais já não tem Altares já não tem sacerdotes né O que que nós cristãos que moramos aqui no Brasil né dois mil anos depois dois não isso aqui são é 2.800 anos depois que.

    Esse Salmo foi escrito o que que isso tem a ver conosco né Em que sentido isso nos fala como cristãos eu quero considerar alguns pontos aqui com vocês antes de fazer uma aplicação para nós o primeiro ponto que nós temos que ter em mente é que a vinda de Jesus Cristo 800 anos depois que esse Salmo foi escrito a vinda de Jesus Cristo ao mundo ele sendo filho de Deus representa o Ponto Central da história da Redenção da.

    História da salvação a vinda de Cristo representa o cumprimento e a consumação de todas as promessas que Deus havia feito antes dele isso então em segundo lugar significa que todos os eventos rituais tradições cerimônias símbolos instituições do Antigo Testamento elas são como sombra elas são uma sombra de uma realidade que haveria de vir quem fala a respeito dessa sombra é o apóstolo Paulo em Colossenses Capítulo 2.

    Ele diz assim verso 16 em diante ninguém tá falando para os cristãos 800 anos depois ninguém foi julgue por causa de comida bebida dia de festa Lua Nova aos sábados estas eram as leis relaciona contemplo com sacrifício com a vida religiosa do Povo de Deus com Jerusalém conta bernarculo com o templo com a casa do senhor Paulo tá dizendo no verso 17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir porém o.

    Corpo é de Cristo essa figura da sombra é muito interessante vamos imaginar eu estou em pé aqui e tem uma luz forte atrás de mim vamos imaginar E O diácono Fernando vai se aproximando de mim por trás eu não sei eu não sei eu não sei o que é ele eu olho no chão e eu vejo que a sombra de Fernando então ele vai se chegando e eu tô vendo a sombra dele olhando a sombra eu sei que alguém tá chegando e quanto mais ele vai chegando.

    Perto de mim mais clara vai ficando a silhueta o contorno mas eu não consigo saber a cor dos olhos dele nem agora é preto né eu não consigo saber se ele é jovem né se é feio ou bonito é isso aí eu posso dizer e o que é que ele tá vestindo eu eu não é sombra é uma sombra a sombra dá uma ideia dá um Contorno da pessoa mas ela não me dá os detalhes o conhecimento Agora imagina.

    Que ele passa por mim e ele está diante de mim aí eu tô olhando o olho no olho eu tô vendo Fernando eu sei que ele é Percebo o contorno da sua face os detalhes do seu rosto o que é que ele está vestindo e agora eu preciso da sombra agora não eu tenho o corpo que produzir a sombra o corpo chegou a sombra Passou é isso que Paulo tá dizendo aqui o antigo testamento era sombra era Cristo.

    Chegando então coisas como os sacrifícios os sacerdotes os Altares a casa do senhor Jerusalém O Tabernáculo templo eram sombra era a sombra que Deus estava projetando porque Cristo estava chegando eles eram a sombra de Cristo quando Cristo veio eu não preciso mais da sombra eu olho para o antigo testamento com sombra das realidades que já aconteceram.

    E É nesse sentido que a gente tem que olhar para Jerusalém e para a casa do senhor e para o tabernáculo eles eram sombra o corpo já veio o corpo é de Cristo e ele já veio por isso eu não tenho mais por isso nós não temos mais Jerusalém não é mais para nós terra santa não é mais o centro religioso do mundo o próprio Jesus disse a Mulher Samaritana já chegou a hora em que nem aqui e nem Jerusalém vocês vão adorar o.

    Pai porque o pai espírito e ele procura adoradores que eu adoro espírito e em verdade não tem mais um único centro de adoração a Deus como tinha no Antigo Testamento Deus não está agora sabemos Deus não está aquilo era apenas simbólico de que havia um único Deus verdadeiro Jerusalém O Tabernáculo e o templo e uma vez que Cristo veio essa verdade foi estabelecida nós adoramos a Deus em qualquer lugar em qualquer lugar eram sombras veja como.

    E a pergunta é mas é sobre exatamente de que eu já expliquei de Cristo veja Em que sentido Jerusalém e o templo era um sombra de Cristo Pense comigo primeiro Jesus disse uma certa ocasião lá em Jerusalém em disputa com os fariseus destruam esse templo e em três dias o reconstruirei os juDeus entenderam corretamente quer dizer os juDeus não entenderam corretamente eles pensavam que Jesus estava se referindo ao templo de Salomão e perguntaram como é que esse homem vai reconstruir o.

    Templo em três dias mas Jesus estava falando do templo do seu corpo tava falando se vocês me matarem três dias depois eu ressuscito ou seja Jesus identifica o seu corpo com o templo identifica o seu corpo com o tempo quando ele está no Monte da transfiguração com Pedro Tiago E João a nuvem da Glória aquela mesma nuvem que enchia o templo e o tabernáculo Desce sobre ele e Deus fala Esse é meu filho amado a ele ouvir.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Tqjb2ZNzUxc

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem