Como Criar uma Barra de Rolagem no Excel

Como Criar uma Barra de Rolagem no Excel Olá pessoal tudo bem com você Eu tô aqui hoje para mais uma dica de Excel você sabe inserir barra de rolagem no Excel como que a gente iniciaria isso bom eu vou trazer dois exemplos práticos e você.

Como Criar uma Barra de Rolagem no Excel

Vai ver que é algo simples em você pode mesmo fazer nas suas planilhas vamos lá planejar a tela .

Bom pessoal Olha a nossa planilha aí hoje a gente vai falar com você sobre essa inserção de barra de rolagem que muitas vezes você quer colocar na tua planilha Mas você fica na dúvida Poxa.

Como que eu posso colocar e a gente vai trazer em dois exemplos bem tranquilos bem fáceis para você entender como que é possível fazer isso tudo bem então vamos lá pegar aqui o nosso primeiro exemplo.

Nesse primeiro exemplo uma situação bem interessante que até alunos do curso de excel online acabam trazendo para gente Professor Tem uma tabela grande aqui ó tem que escolher um pouco aqui a parte.

De cima para você ver ó tem assim essa tabelinha um pouquinho maior mas eu queria colocar numa tabela menor e colocasse a barra de volagem para funcionar.

Rolasse os resultados é possível é olha só que bacana ele vai rolando a professor tem esse zero depois a gente vai conversar sobre o tratamento disso tá mas olha só é algo bem simples que.

Você pode fazer sim e fica bem interessante de colocar na sua planilha tudo bem o outro exemplo seria de um gráfico dinâmico Olha esse gráfico aqui ó Conforme eu clico na barra de rolagem.

Vai mudando os resultados acompanhando a tabela como que a gente faz isso a gente vai entender também esse passo a passo Tudo bem então vamos pegar aqui O primeiro exemplo vamos copiar essa.

Tabela aqui ó colocar numa planilha nova tá para ficar mais fácil né chegou agora que é ajustar a larguinha dela tudo bonitinho copiar esses valores aqui que são fundamentais.

Para colocar aqui do lado pessoal poderia ser em outra planilha tá eu só tô colocando tudo na mesma para facilitar a tua visualização entendimento dos recursos que a gente.

Vai aqui trabalhar porque é importante a gente tá falando de barra de rolagem você vai olhar Poxa eu vou lá na inserir não tem barra de rolagem aí você fala Poxa onde que ele tá esse.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Cara aqui ó guia desenvolvedor você

    Vai ter um inserir que é um controle de formulário pode acontecer de você falar poxa o meu não tem se o teu não tiver a guia desenvolvedor gente é o seguinte em.

    Arquivo pega aqui ó opções do Excel em opções do excels tem que personalizar faixa de opções e aí você vai habilitar a guia desenvolvedor vai estar desmarcado assim.

    Ó você vê que marcou deu Ok Prontinho vai aparecer essa guia para você aqui tá bom na guia desenvolvedor eu vou deixar agora Fixa aqui nós temos o recurso de inserir e aqui no incêndio tem diversos.

    Controles de formulários o que a gente quer é a barra de rolagem é esse aqui ó Tá bom vou clicar nele e vou desenhar uma barrinha aqui ó tá ó só desenhar ela aqui então essa é a.

    Barrinha como que a gente faz ela funcionar na nossa planilha é isso que você vai aprender agora porque antes deixa eu me apresentar você eu sou professor Michel responsável pelo curso.

    De excel online Você quer aprender Excel comigo é bem simples o link está na descrição e no primeiro comentário fixado detalhe importante você por exemplo tá aí Nossa eu tenho dúvidas de.

    Excel eu quero dominar o Excel Venha conhecer a nossa formação Quando você clicar no link converse com a nossa equipe a gente fala Poxa eu quero aprender Excel tem uma condição especial.

    O que que vocês podem me ajudar para aprender Excel eles vão conversar com vocês vão dar toda orientação sobre como fazer a matrícula no nosso curso Então converse com eles que estão lá para.

    Ajudar vocês do melhor modo possível tudo bem É a primeira vez chegou no canal clica no botãozinho de inscreva-se clique no Sininho para ativar as notificações porque todo dia tem uma.

    Dica nova de Excel bom Vamos retomar - Curso de Excel Online

    Isso daqui pessoal essa Barrinha tá a gente tem que fazer uma configuração né então vou clicar com o botão direito sobre ela eu vou formatar controle ele.

    Vai ter que diversas opções tudo bem o horário atual o valor mínimo valor máximo né alteração incremental olha quanta coisa o valor atual vai ser um valor mínimo eu vou deixar um e o valor.

    Máximo nessa situação vou deixar sem para a gente entender como que funciona e alteração incremental quer dizer vai me trocando de um em um então um dois três quatro cinco seis sete que eu quero.

    Que ele faça esse tipo de alteração tá vínculo de célula vou vincular aqui ó com essa sala aqui do lado então cliquei na célula se você reparar ele tá ali uma.

    Composição um correto se eu mexer aqui ó 2 3 4 5 porque essa posição por causa do seguinte aqui eu tenho a linha um linha 2 linha 3 linha 4 linha 5 linha 6 linha 7 é assim sucessivamente eu preciso que.

    Essa Barrinha conforme eu clique aqui ele me mude a posição da linha por isso que eu vou ter agora uma tabela menor e com o uso da barra de rolagem consigo né rolar todos os resultados que a gente.

    Tem naquela tabela então o que que eu vou fazer agora aqui ó igual o uso da função índice eu vou selecionar aqui ó a nossa Matriz que seria essa coluna de localidade tudo bem ponto e vírgula ele.

    Quer saber a posição de linha seria essa linha aqui em específico essa linha só para você entender tá ela vai ser uma referência para essa fórmula para essa função que a gente está usando.

    E isso vai ser também para as demais então eu vou travar ela somente tá bom fecho parentes e vou dar o enter veja que trouxe Rio de Janeiro vamos clicar e arrastar aqui ó até esse resultado aqui.

    Ó acho os cinco primeiros é os cinco primeiros tudo bem aí depois olha só que simples eu vou clicar e arrastar para o lado quando eu arrastar para o lado já vai trazer os demais repare que o índice.

    Olha só foi para coluna C Entretanto é a linha 5 tempo estou na coluna tempo e veio para a linha 5 por causa daquele travamento que a gente fez na nossa função Tá vou.

    Pegar aqui ó vou aqui ó ignorar erro tá e o que é interessante agora conforme eu clico ele vai rolando Então vou voltar para o início voltei.

    Para o início Olha que bacana depois é tudo questão de organização visual por exemplo colocar essa Barrinha aqui esse 11 que tá aqui eu vou lá na página.

    Inicial eu poderia ocultar ou trazer ele aqui para o cantinho colocar a Barrinha um pouquinho mais larga é tudo é questão de configuração depois visual que você vai acertar em sua tabela vou pegar aqui.

    Ó Colocar todas as bordas ó fonte ser igual a e ui aí aqui os resultados ó vamos pegar aqui ó esses resultados eu vou diminuir o tamanho um pouquinho Olha lá você centralizar.

    Conforme a gente clica na barrinha agora tá funcionando tá Professor esse Zero eles fizeram eu vou conversar com você no próximo exemplo do gráfico tá professor pode acontecer de perder a.

    Referência pode pode acontecer de perder referência porque ele tá perdendo a referência por causa que ele não tá ele tá fora do intervalo da célula b21 Tá mas isso você poderia tratar tá gente.

    Você poderia tratar com o uso da função ser erro né aqui no início né você colocar aqui ó sem erro ponto e vírgula vazio vazio aí ó vou clicar e arrastar.

    Cliquei e arrastei Aqui também tá então você poderia fazer isso que depois ó poderia acontecer de aparecer o zero poderia mas não vai ter mais depois dessa situação aqui de referência tá.

    Então você quer um detalhe importante que você também pode melhorar aí Tá bom nós vamos agora para o exemplo 2 porque no exemplo 2 você vai ver a barra de rolagem dessa tabela impactando no.

    Gráfico tá isso que é interessante agora de você ver e a gente vai ensinar você essa questão de você fazer o travamento da barra de rolagem para não aparecer aqueles zeros ou a mensagem de perda de.

    Referência Tá bom então vou pegar aqui o exemplo 2 Olha só neste exemplo 2 que é o mais comum que a gente vê você tem aqui ó a tabela tá E você tem um gráfico.

    Isso foi uma situação de um dos alunos do curso de excel online ele precisava apresentar a esse faturamento e apresentar sempre os últimos seis meses tá o que acontecia ele tinha lá o.

    Ano né ó Então tem que ser de janeiro a junho e conforme rola vai trazendo um mês a mais ó e chegar até dezembro não poderia ultrapassar dezembro a Janeiro do.

    Próximo ano não é somente os seis meses do ano corrente então sempre vai mostrando nos últimos seis meses tá então conforme ele vem aqui ele vai ter de Janeiro até dezembro só que vai.

    Mostrar os seis meses conforme a barra de rolagem vai Funcionando aqui tudo bem então o que que eu vou fazer eu vou pegar aqui o período e faturamento eu vou copiar isso eu vou colocar numa.

    Outra planilha e vou colocar aqui tá e o que é interessante pessoal que isso daqui o chefe do nosso aluno do curso de excel online nem imaginava que dava para fazer no Excel Tá Falou cara.

    Você acertou o que eu queria nem imaginava O que que você fazia isso olha só que bacana e muitas vezes a gente fala isso né para o pessoal a pessoa fala caramba não sabia o que que saudava.

    Para fazer isso dá para fazer dá para fazer basta você ter conhecimento conhecer a ferramenta tirar dúvida né E isso os alunos do curso de excel online fazem conosco então se você quer.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3xJAmbqUxus

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem