Fé e Obras - Augustus Nicodemus #VivendoAsEscrituras

Fé e Obras - Augustus Nicodemus #VivendoAsEscrituras Olá pessoal sejam muito bem-vindos à nossa Live vivendo as escrituras e nós iremos inaugurar Live hoje com um tema que é extremamente importante relação entre fé e obras sejam muito bem-vindos deixa me dar algumas explicações para vocês que estão chegando essa Live pretende ser semanal de preferência nas terças-feiras não podendo ela pula pra quarta dependendo da minha agenda mas é Entre terça e quarta toda semana e às 20.

Fé e Obras - Augustus Nicodemus #VivendoAsEscrituras

Horas e o nosso objetivo é tratar de algum tema teológico bem conhecido polêmico ou algum outro tema atual e a relação dele com a fé reformada e de que maneira nós podemos colocar eh essa essa doutrina em em prática Tá certo então sejam muito bem-vindos para vocês que estão chegando essa é a Live vivendo as escrituras a o nosso pessoal pessoal que é membro da comunidade vivendo as escrituras está participando assistindo.

Diretamente lá do portal pelo Portal pela plataforma Augustos Nicodemos e nós somos muito alegres e felizes pela sua presença Tá certo gente então para vocês que estão entrando boa noite sejam bem-vindos essa é a primeira Live da série vivendo as escrituras o nosso alvo é pelo menos durante um ano né Vamos fazer um acordo aqui de pelo menos durante um ano nós vamos ter essa Live toda terça-feira às 20 horas ou então.

Quando não der na terça a gente avisa para ser na quarta-feira nessas lives eu vou tomar algum tema da Fé reformada ou algum tema da atualidade falar um pouquinho sobre ele e depois falar da parte prática a Live vai ter duas partes na primeira parte eu estou é uma live aberta aqui no Instagram e onde nós vamos fazer uma exposição completa daquele tema e do dos seus relacionamentos práticos pro dia de hoje nãoé isso aí mais ou menos 30 minutos.

Depois a Live continua dentro da plataforma Augustos Nicodemos na comunidade vivendo as escrituras então se você ainda não é inscrito nessa nossa comunidade você pode fazer a sua inscrição para eh ter acesso à live por inteiro se você não fizer não tem problema o que vai ser dito aqui no Instagram vai ser também uma live completa de maneira que você vai não não vai eh deixar de receber o ensino que.

Nós queremos dar a respeito desse tema tão importante tá certo eh então muita gente tá chegando ainda nós queremos receber todos vocês com muita alegria com muita alegria ah depois de eu terminar aqui no Instagram a exposição que nós eu quero fazer entre fé e obras vou falar sobre Tiago Capítulo 2 nós vamos dar um intervalo Zinho muito curtinho e a Live vai continuar na plataforma Augustos Nicodemos na nossa comunidade e eu vou dar as instruções de.

Como você pode acessar como você pode se tornar membro dessa comunidade vivendo as escrituras algumas pessoas perguntam se é a mesma coisa da reforma digital é a mesma coisa nós começamos com o nome reforma digital pois entendemos que era melhor vivendo as escrituras isso descreve melhor aquilo que nós queremos e aquilo que nós queremos fazer Tá bom então sem mais delongas vamos já passar para a tratativa desse assunto tão.

Importante que é a relação entre fé e obras e naturalmente todo mundo sabe que o texto básico para isso né é a carta de Tiago a partir do verso 14 e eu quero ler aqui para vocês essa essa passagem porque é sobre ela que nós vamos falar fazer uma exposição aqui desse assunto Tá bom meus irmãos eu tô lendo aqui Tiago Capítulo 2 do verso 14 em diante meus irmãos Qual é o proveito.

Se alguém disser que tem fé mas não tiver obras Será que essa fé pode salvá-lo se um irmão ou uma irmã estiverem com falta de roupa e necessitando de alimento diário e um de vocês lhes disser vão em paz tratem de se aquecer e de se alimentar bem mas não lhes dão necessário para o corpo Qual é o proveito disso assim também a fé se não tiver obras por si só está morta mas alguém dirá você tem fé e eu tenho obras mostre-me essa sua fé sem as obras e eu.

Com as obras lhe mostrarei a minha fé você crê que Deus é um só faz muito bem até os demônios crem e tremem Seu tolo você quer ter certeza de que a fé sem as obras é inútil por acaso não foi pelas obras que Isaque perdão que Abraão nosso pai foi justificado quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar você percebe que a fé operava juntamente com as suas obras e que foi pelas obras que a fé se.

Consumou e se cumpriu a escritura que diz Abraão creu em Deus e isso lhe foi atribuído paraa justiça e ele foi chamado amigo de Deus assim vocês percebem que uma pessoa é justificada pelas obras e não somente pela fé de igual modo Será que não foi também pelas obras que a prostituta raab foi justificada quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho porque assim como o corpo sem espírito é morto assim também a fé sem obras é morta fé.

Sem obras é morta Pois é Gente esse é o texto mais conhecido do novo testamento a respeito dessa relação fé e obras Tiago estava escrevendo para eh cristãos juDeus espalhados pelo império romano e entre eles havia se disseminado a ideia de que a salvação dependia somente no assentimento intelectual você crer você receber concordar que a Jesus havia morrido Pelos Pecados que ele ressuscitou dos mortos ao terceiro dia que ele era o filho de Deus talvez esses.

    JuDeus cristãos trouxeram para dentro da igreja o conceito que eles já tinham na sinagoga Judaica que dizia que ouvir a

    Lei valia mais do que todos os sacrifícios e aí então eles pensavam que ouvir sermões ouvir a doutrina de Cristo isso aí era suficiente para salvação Então Tiago está escrevendo para um povo que a gente chamaria de antinomianismo vários argumentos aqui para dizer que a fé que não é seguida de.

    Obras de atitudes e de ações ela é na verdade morta e eu queria que você acompanhasse aqui a minha exposição Era bom que você tivesse a sua Bíblia aberta aí e que você fosse acompanhando à medida que nós vamos continuando essa exposição entre fé e obras primeiro lugar no verso 14 Tiago declara o assunto ele diz meus irmãos Qual é o proveito se alguém disser que tem fé mas não obras Será que essa fé pode salvá-lo ele tá se referindo aqui aquelas pessoas que.

    Diziam ter fé que professavam ter fé o que está em jogo aqui é a pública profissão de fé que todo mundo tinha que fazer para ser membro da igreja declarar publicamente que cria que Jesus era o filho de Deus o Salvador mas a pergunta que Thiago tá fazendo é se aquela declaração de fé Qual o proveito dela se ela não for acompanhada por obras que mostram que é uma expressão genuína de uma fé verdadeira muita gente faz declaração de fé nas igrejas profissão de fé no dia.

    Que é batizada declara diante de todo mundo que é discípulo de Jesus Mas a pergunta é quantas dessas pessoas eh T de fato a fé Salvadora a fé genuína e como é que nós podemos conhecer isso de que que adianta você fazer uma declaração de fé uma profissão de fé que não tiver acompanhada não for apanhada de obras de atitudes e de eh ações que mostram que de fato você crê que Jesus é o filho de Deus o Salvador essa é a pergunta de Tiago os argumentos que ele usa ele diz aqui o primeiro argumento é.

    Que uma declaração de fé que não é acompanhada de obras é a mesma coisa de uma oração que não é acompanhada de ação Ele dá como exemplo você encontrar um casal da sua igreja um pessoal da sua igreja passando fome e passando necessidade e você diz oh Vai em paz Deus te abençoe Deus te deu o alimento necessário e você não mete a mão no bolso para tirar R 10$ 20 para comprar o sanduíche para aquelas pessoas quando você pode fazer Tiago pergunta se esse tipo de oração ela vale a pena ó ó como.

    Ele diz aqui se um irmão tô lendo o verso 15 Tiago 2:15 se um irmão ou uma irmã estiverem com falta de roupa e necessitando do al cotidiano diário e um de vocês lhe disser vão em paz tratem de se aquecer e de se alimentar bem mas não lhe dão necessário para o corpo Qual é o proveito disso Essa era uma situação que era muito fácil de acontecer no século io onde a igreja era composta de pessoas das classes mais Humildes da sociedade.

    Eram viúvas pequenos Comerciantes diaristas soldados órfãos por conta das muitas guerras era fácil você encontrar um amigo um irmão seu na rua eh né passando frio no frio da Palestina ah ou com fome não tendo o que comer era fácil encontrar agora Thiago imagina a seguinte situação você se depara com o pessoal da sua igreja passando fome com frio e você diz assim que o Espírito Santo aqueça você que as.

    Labaredas de fogo do espírito de Deus aqueça o seu coração que ele Faça Chover pão do céu sobre a sua vida e você não dá um tustão para eles comprarem roupa comprar comida Tiago pergunta que tipo de oração é essa a oração que não é acompanhada de ação ela não serve para nada da mesma forma você dizer que você crê em Jesus e você não viver uma vida não tomar atitudes não abençoar o seu próximo não ser Generoso não ajudar as pessoas também a sua declaração de fé.

    Não vai lhe salvar ela não é genuína esse é o primeiro argumento aqui ou o primeiro ponto né de de Tiago aqui tô lendo aqui para quem tá chegando Tiago Capítulo 2 a partir do verso 14 aproveito para lembrar chegou muito mais gente essa é a primeira ah Live de uma série de lives de pelo menos um ano durante um ano nós queremos toda terça-feira às 20 horas estar aqui tratando de algum tema da Fé reformada e como se aplica na vida diária hoje nós.

    Vamos começar com o conceito da da Fé da justificação pela fé e a relação com as

    Obras e essa Live ela vai ter duas partes na primeira parte nós estaremos falando aqui no Instagram eh ao vivo onde eu vou fazer uma exposição bíblica e depois a a as aplicações práticas e as questões que você vai levantar elas continuarão dentro da nossa plataforma ah dentro da comunidade vivendo as escrituras onde você pode acompanhar.

    Fazendo a inscrição eu vou dizer como daqui a pouco tá certo mas fique conosco Então vamos lá Capítulo dois verso 14 a 17 Tiago tem o seu primeiro argumento que a fé sem obras é tão morta como uma oração que não é acompanhada de ação de você fazer alguma coisa quando você poderia eh fazer agora segundo ponto de Tiago tá aí no verso 18 o verso 18 diz assim mas alguém dirá esse alguém aqui é o próprio Tiago né É como eu eu vou vou.

    Parafrasear é o versículo mas eu direi e Tiago aqui tá falando pro judeu que acha que fé sem obras pode salvar ele diz assim eu direi você diz que tem fé você judeu tá Cristão tá dizendo que você tem fé e eu Tiago tenho obras mostre-me essa sua fé sem as obras e eu com as minhas obras mostrarei a minha fé aqui thago faz um desafio a a sua audiência aqueles que diziam que as obras não faziam parte.

    Ou não acompanhavam Ou não eram necessárias em todo o processo da salvação Tiago diz assim você diz que tem fé mas eu tenho obras me mostre sua fé sem obras e eu pelas obras mostrarei a minha fé o que Tiago tá dizendo aqui é que não existe uma maneira de você mostrar de você mostrar a sua fé se não for através das obras e aqui tá na hora da gente definir obra nós já Vimos que quando o Tiago fala de obras ele tá pensando na ajuda a pessoas necessitadas como é o caso que eu acabei de contar do.

    Irmão passando fome e frio e nudez Então esse é um caso Ah mas obras também aqui em Tiago significa tudo o que nós fazemos em obediência a Deus aquilo que nós fizermos em obediência às determinações e a revelação escrita de Deus isso é considerado como obra na escritura Tá certo então Tiago diz aqui que só tem uma maneira de você mostrar que sua fé é verdadeira que é através das suas obras.

    Não só de generosidade ajudar o irmão e a irmã necessitados mas obras de obediência a Deus de fazer aquilo que Deus manda eu não posso saber quem é crente olhando simplesmente para pessoa se eu me encontrar com você eh você eu não consigo ver a fé dentro de você como é que eu sei que você você tem fé a resposta é a mesma coisa quando eu olho para uma árvore eu não vejo a seiva correndo dentro dela mas eu vejo os galhos vejo as folhas vejo as flores e.

    Vejo o fruto o fruto mostra que a árvore está viva eu não vejo a seiva correndo dentro dela eu não vejo a fé correndo dentro de você mas eu vejo as obras que você produz o fruto de Justiça O Fruto do Amor como está lá lá em Gálatas Capítulo 5 fruto do espírito e aí vem uma série de noves nove frutos relacionados Esse é o segundo ponto de Tiago só tem uma forma de você demonstrar que sua fé é verdadeira isso.

    É através das obras a terceira argumentação de Tiago tá aí no verso 19 eu vou ler de novo para você que tá chegando eu tô em Tiago Capítulo 2 verso 19 você crê que Deus é um só faz muito bem até os demônios crem e tremem Olha o argumento de Tiago Ele tá dizendo primeiro você crê que Deus é um só crer que Deus era um só ou seja que ele era o único Deus era a declaração de fé mais básica do Judaísmo tá lá no livro de Deuteronômio ouve ó Israel Senhor nosso.

    Deus é o único Senhor o nome disso é o shemá era recitado pelo judeu como sendo a expressão máxima da sua religião que diante de todos os Deuses pagãos de todas as religiões politeístas que haviam em Canaã e ao redor da Terra Prometida Deus se apresentava como sendo o único e verdadeiro Deus então Tiago pergunta você crê que Deus é um só você faz muito bem de fato faz mesmo porque só tem ele não tem outro Deus é é ele é.

    O único Deus verdadeiro Só tem um problema Tiago diz que os demônios também creem nisso os demônios sabem que só existe um Deus os demônios sabem que Jesus é o filho de Deus quando Jesus apareceu na Palestina e ele se manifestou na Galileia curando os doentes e expelindo os demônios quando ele encontrava pessoas possuídas por demônios os demônios imediatamente reconheciam Jesus eles gritavam Ah nós sabemos quem tu és ó filho de Deus o que é que tu tens conosco viestes nos atormentar antes do tempo os demônios.

    Não somente criam que Jesus era o filho de Deus mas eles estavam tremendo diante da possibilidade de que o o dia do juízo já tinha chegado porque eles sabiam eles sabiam que quando o Messias viesse eles seriam jogados no Lago de fogo e enxofre então eles viram o Messias eles reconheceram Jesus como filho de Deus e perguntaram o senhor vai nos lançar no no inferno e Jesus não era a hora ainda manda que eles vão pros porcos não é um exemplo então Crer em Deus não lhe.

    Coloca em vantagem nenhuma sobre os demônios porque os demônios também creem Então você dizer existe só um Deus em Jesus Cristo é seu filho Salvador os demônios também sabem disso agora os demônios têm uma vantagem sobre você é que eles tremem e tem muita gente na igreja dizendo creio no único Deus verdadeiro creio em Jesus Cristo que ele é o salvador creio que ele é o filho de Deus que veio nos redimir dos nossos pecados Mas essas pessoas estão Vivendo em mentira imoralidade estão.

    Vivendo de maneira desonesta coração cheio de inveja de amargura e de cobiça e eles não tremem ao pensar que um dia o Deus que conhece o coração deles haverá de julgá-los e trazê-los diante do tribunal os demônios Em contrapartida eles creem Mas eles tremem eles tremem de medo então você crê que Deus é um só você crê que Jesus Cristo é o filho de Deus você faz muito bem porque isso é verdade mas os demônios também crê e.

    Tremem qual é a diferença o que que faz você melhor do que os demônios A diferença é que o crente verdadeiro Ele ama esse Deus e ele teme a esse Deus e ele quer viver para a Glória desse Deus coisa que os demônios jamais farão e não querem fazer portanto só dizer que existe um único Deus que Jesus Cristo é o filho de Deus que ele morreu Pelos Pecados isso não vai salvar você se não.

    For acompanhado de de temor e tremor se você não tremer diante da expectativa do dia do juízo se você não temer diante da Majestade da santidade de Deus nada disso vai salvar você Tiago diz e agora ele tá preparado para entrar no quarto argumento que tem a ver com personalidades na e quarto e quinto argumentos que tem a ver com personalidades do antigo testamento para você que tá chegando aqui essa é a.

    Primeira Live vivendo as escrituras vivendo as escrituras que nós queremos fazer toda terça-feira nesse horário quando não puder da terça a gente avisa vai ser na quarta e aí eh nessas lives eu quero pegar um tema um tema bem conhecido Popular polêmico discutido falar sobre ele aqui e mostrar de que maneira nós podemos ou ou em outras palavras Quais são as aplicações práticas dessa doutrina dessa teologia que nós haveremos de estudar e de.

    Discutir aqui nós vamos fazer isso em cerca de 30 minutos e nós depois e nós vamos dar continuidade paraa parte mais prática ah lá na comunidade vivendo as escrituras onde nós já temos lá nossas centenas de alunos que estão nos assistindo e nos acompanhando e você pode ser um também nós vamos explicar daqui a pouco não é se você deseja ser parte dessa comunidade vivendo as escrituras Ah o link vivendo as escrituras com.br com todas as.

    Informações está disponível no meu perfil no Instagram e você já pode entrar por ali e se tornar parte dessa comunidade que pretende estudar as escrituras e quais são as implicações diárias práticas para o dia a dia mas vamos lá vamos lá para o quarto e o quinto argumentos de Thiago a respeito de fé e obras esse argumento esses argumentos eles são baseados em duas personagens do antigo antigo testamento para você que tá chegando agora eu tô.

    Lendo Tiago Capítulo 2 do verso 14 em diante e nós chegamos no verso 20 só um minutinho aqui para refrescar a garganta muito bem gente aproveito para pedir as orações eu tô meio que com uma faringite laringite não sei direito o que é Talvez as duas coisas ao mesmo tempo então às vezes fica difícil continuar então se eu pigarrear vacilar só por conta disso certo ah já tô.

    Tomando aqui tomando as providências para ficar bom porque eu quero ainda servir a Deus com minha voz durante muitos anos assim permita Deus muito bem eu disse que Tiago tá pensando em duas personagens do Antigo Testamento A primeira é Abraão e a segunda é raab Então veja o que ele fala sobre Abraão primeiro do verso 20 até o verso 24 ele diz assim Seu tolo tá falando com aquele judeu que achava que a salvação era só somente pela fé Seu tolo você quer ter.

    Certeza de que a fé sem as obras é inútil por acaso não foi pelas obras que Abraão nosso pai foi justificado quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar você percebe que a fé operava juntamente com as suas obras e que foi pelas obras que a fé se consumou e se cumpriu a escritura que diz Abraão creu em Deus e isso lhe foi atribuído paraa justiça e ele foi chamado amigo de Deus assim vocês percebem que uma pessoa é pelas obras e não somente pela fé fazendo um resumo bem rápido aqui resumo.

    Executivo em Gênesis Capítulo 12 Deus chama Abraão lá de dos calDeus Abraão responde em fé e vai pra terra que Deus lhe mostrou que era a terra de Canaã depois dele passar um tempo em arã lá na terra em Gênesis Capítulo 15 nós lemos de como Deus aparece Abraão e diz Abraão a tua descendência será numerosa como as estrelas do céu diz lá o texto Gênesis 15 verso 7 que Abraão creu em Deus e que isto lhe foi imputado para justiça ou seja Abraão foi.

    Justificado pela fé pela fé ele Creu que dele viria uma descendência numerosa de onde sairia o Messias que abençoaria todas as nações e em quem a salvação seria feita que é Jesus então pela fé ele viu Jesus quando ele viu as estrelas e ele Creu nas promessas de Deus ele foi ele foi justificado ali ele foi justificado naquele momento então Gênesis 12 ele foi chamado Gênesis 15 ele foi justificado Gênesis 17 Deus aparece a Abraão e dá a Ele o aliança a.

    Aliança que era celada pela circuncisão todo menino de oo Dias tinha que ser circuncidado e todo homem que fizesse parte da Tribo do povo de Abraão teria que ser eh circuncidado também porque a circuncisão era o símbolo da aliança da fé que Abraão teve Capítulo 12 ele foi chamado obedeceu em Fé capítulo 15 ele é justificado pela fé Capítulo 17 ele recebe a a o selo da Justiça da fé que é a circuncisão.

    Capítulo 22 Deus aparece Abraão e pede para ele entregar o seu filho no Alto do Monte Moriá Abraão eu quero que você sacrifique seu filho seu único filho Isaque a quem você ama me oferece em sacrifício no Alto do Monte Moriá e agora Isaque era o herdeiro das promessas em Isaque seria chamada a descendência de Abraão e agora Deus queria que Abraão sacrificasse seu próprio filho Abraão creu que Deus.

    Haveria de ressuscitar Isaque e ele obedeceu ele renunciou aquilo que ele tinha de mais precioso que era seu filho que Ele amava e ele estava disposto a oferecer o seu filho a Deus lá no alto do monte maiá sem entender direito de que maneira Isaque haveria de sobreviver mas Crendo que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos Esse é o argumento que Tiago está usando aqui que essa atitude de obediência de Abraão.

    Justificou Abraão mostrou que a sua fé era verdadeira que aquela fé que ele teve lá em Gênesis 15 celada em Gênesis 7 ela se mostra verdadeira em Gênesis 22 Gênesis 22 onde a verdadeira fé é demonstrada a conclusão de Tiago Então é isso aí vejam que uma pessoa não é justificada pela fé somente mas por obras e percebam que obras aqui já é.

    Obediência não é aquela caridade que nós falamos no início dessa Live de você ajudar um irmão que tá passando frio e fome não é você crer somente e Crer no Deus verdadeiro e tremer a boa obra é você obedecer o que Deus manda é você tá disposto a renunciar tudo que você tem tudo que você é é se Deus assim chamar se Deus assim pedir é isso que é boa obra e quando Abraão fez isso ele foi justificado diante dos homens e aqui tá.

    Uma distinção importante nós somos justificados pela fé sem as obras da lei entretanto as obras feitas em obediência à lei Elas mostram que nossa fé é verdadeira por isso não existe não existe fé salvadora que não seja acompanhada de obras preste bem atenção Nós não somos salvos sem as obras mas também não sem elas porque a fé que salva ela vem acompanhada das obras.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EXgLLwhcQ2A

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem