As 70 semanas de Daniel Pastor Rodrigo Mocellin

As 70 semanas de Daniel Pastor Rodrigo Mocellin E aí Olá pessoal o nome da pregação de hoje e as setenta semanas de Daniel ou acho que eu vou colocar lá sim você entendeu errado e as setenta semanas de Daniel e eu quero um tempo para vocês aqui o contexto de Daniel Capítulo 9 e preste atenção preste atenção o Daniel no capítulo 9 o texto bíblico.

As 70 semanas de Daniel Pastor Rodrigo Mocellin

Declara que Daniel percebeu ao ler a escritura Mais especificamente Jeremias que o tempo do exílio estava se encerrando por conta do pecado de Israel Deus de acordo com a lei como Deus havia prometido na sua lei Ele espalhou Israel ele permitiu que a Babilónia viesse escravizar-se destruir se Israel aqueles que sobreviveram foram levados para Babilônia como cativos e o profeta Jeremias havia dito que depois de 70.

Anos o povo iria retornar Daniel aqui no capítulo 9 ele entendeu que esse tempo estava se cumprindo faltava dois anos para que isso se concretizasse E aí Daniel hora e ele é ouvido e o Anjo vem e conta sobre a 70 as famosas 70 semanas Oi e aí eu quero que você preste muita atenção no que eu vou falar agora porque a base para interpretar tudo que Daniel tá falando um anjo vem diz assim Daniel Desde quando você orou a ordem para.

Ouvir a sua oração foi liberada eu vim para explicar para você o que vai acontecer para aqui a transgressão seja encerrada para que Israel seja de fato redimido de seus pecados ele disse eu falei com você já decore isso porque isso é a base para interpretar o texto e Essa ordem saiu para redimir Israel o Daniel Ele ouviu as profecias do Antigo Testamento e falava sobre a restauração.

De Israel por exemplo Jeremias Capítulo 31 o profeta Jeremias profetiza Israel iria para o exílio Mas ele também profetiza que o povo seria restaurado e lá em Jeremias 31 O Profeta fala sobre a nova aliança Eis que farei Nova Aliança com meu povo então que tá acontecendo aqui Daniel podia ser tentado achar que a gente O Retorno de Israel era o comprimento.

Final das profecias sobre o reino messiânico Daniel podia ser achado que aquele 70 anos significariam a restauração completa de Israel e aí então o Anjo vem diz não não não não e a outros 70 e em hebraico não é nem 70 semanas é 77 mas a tradução tá ótima que relação semana e nem quero explicar os motivos mais Está correto aqui aos 70 set a.

Outros 70 Daniel o 70 em relação ao juízo em relação ao exílio não completa a obra sabe porque o teu exílio não pode redimir Israel seus pecados único que pode é o messias E aí Daniel ouvido anjo sobre as 70 semanas e tem como foco central a obra de Nosso Senhor Jesus Cristo e essa é a base para interpretar tudo que eu vou falar aqui tudo que eu vou ler pra vocês vamos lá vamos ver então.

O verso 20 Daniel 9:20 enquanto eu estava falando e orando confessando o meu pecado e o pecado do meu povo Israel e lançando a minha Súplica diante da face do Senhor meu Deus pelo Monte Santo do meu Deus o monte onde ficava o templo enquanto eu estava ainda falando na oração Gabriel o homem que eu havia visto na minha visão anterior veio voando rapidamente tocou-me na hora do sacrifício da tarde ele me instruiu e falou comigo Daniel vim agora para te dar sabedoria e.

Entendimento o princípio das tuas súplicas saiu a ordem e eu vim para te declarar pois és mui amado muito Amado presta atenção na palavra e entende a visão 70 semanas ou setenta setes estão decretados sobre o teu povo e sobre a tua Santa cidade para acessar a transgressão 70 semanas estão determinadas para e para é necessária translação para dar fim aos pecados e para expiar a iniquidade e trazer a justiça eterna o exílio Daniel.

Não vai redimir Israel o exílio Daniel o 70 anos não completaram a obra de restauração em relação a Israel o verso 25 sabe e entende desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém e sua aconteceu no ano 45 mais ou menos 80 anos depois que Daniel recebeu essa profecia e haverá sete semanas e sessenta e duas semanas Ela será retificada Jerusalém com praças.

E ruas Mas em tempos difíceis e depois de sessenta e duas semanas mas as outras sete semanas ou seja 69 e depois de sessenta e duas semanas e depois de sessenta e duas semanas ungido será tirado e não e já não estará e o povo Ungida Jesus e o povo do príncipe que virar Tito General Tito virar e destruirá a cidade eo Santuário ele fez.

Isso anos 70 anos 70 o general Tito veio e destruiu Jerusalém a tal ponto que a nação de Israel se desfez apenas em 1948 Israel como nação grupo novamente se formou como nação Oi e o seu fim será como uma inundação e até ao fim haverá guerra as orações estão determinadas e ele e ele é que a Jesus ele fará firma aliança com muitos por uma semana e na metade da semana fará cessar o sacrifício EA oferta.

VEJA TAMBÉM:

    É porque hora porque é fundamental que o templo fosse destruído porque associar fazer

    Acessar a oferta com aliança porque Jesus Cristo diz Eis que farei nova aliança com vocês É nesse instante Jesus Cristo é o cordeiro que tira o pecado do mundo a Jesus Cristo sendo oferta de uma vez por todas como declaro Hebreus não seria mais necessário aquele templo com oferendas haja Vista que Jesus é a oferta perfeita e completa de uma vez.

    Para sempre é através é através do sacrifício de Jesus Cristo da morte de Jesus Cristo que a transgressão é acessada Ou seja que a culpa de Israel foi de fato este pada e vamos continuar parte bêbado Versículo 27 e sobre as asas da abominações vira o assolador até a destruição determinada que será derramado sobre o assolador que é aqui o general Tito e destrói Israel e.

    Possivelmente uma aplicação também ao anticristo Possivelmente mas assim de maneira resumida isso aqui tem a sua aplicação até o anos 70 Olá tudo meticulosamente como Daniel disse e possivelmente Possivelmente também tendo uma segunda aplicação em relação ao agir do anticristo em toda essa era mas essa basicamente é aí a interpretação e eu vou destrinchar isso agora vamos lá.

    Essa essa 70 semanas o que eu vou te explicar para vocês eu quero hoje mostrar como ela se cumpriu meticulosamente Isso serve para que você tenhamos certeza de nossa fé em qualquer um de vocês qualquer um de vocês o mais inculto ao mais sábio qualquer um de vocês podem defender a sua fé de uma maneira extremamente simples homens não prevêem futuro.

    E ainda mais com uma riqueza de detalhes absurda como essa aqui com essas profecias 400 anos antes Daniel preview com uma riqueza de detalhes Absurda e você pode dizer para o ateu você pode dizer para o agnóstico você pode dizer para o Islã para um muçulmano você pode ser para qualquer um o que esta Bíblia é única e ela é a palavra de Deus a palavra.

    E não um caminho dentre vários o caminho porque por conta dessas profecias que se cumpriram em Jesus Cristo 300 para ser mais específico Daniel disse separa essas profecias das 70 semanas em três períodos primeiro período e é da Ordem da reconstrução de Jerusalém até a reconstrução de Jerusalém sete.

    Semanas duram mais ou menos 49 anos o período de construção esses períodos aqui 70 semanas se você quiser em números tudo vai dar para trás 90 anos é mas se você tentar pegar número precisamente as contas nunca nunca fecha bom então isso aqui os números são simbólicos apesar de a ser muito próximo pegando aí por anos muito próximo todos os acontecimentos ali nessa esses eventos históricos relacionados a esses números aqui é muito assustador até mas.

    Enfim primeira o primeiro período é da Ordem da reconstrução de Jerusalém até reconstrução ele fala sete semanas depois segundo período da reconstrução do Templo de Jerusalém até o ungido tá escrito em corretamente o que escrevem corretamente é até o ungido mas são sessenta e duas semanas 430 anos mais ou menos e aí o terceiro o terceiro período dessa 70 semanas que é a última semana.

    Eu e nessa última semana acontece o que diz o texto aqui a morte do ungido e a destruição do templo e também a a Nova Aliança ele vai fazer aliança com seu povo esses três eventos acontecem nessa última semana e é isso que eu vou tentar mostrar para vocês agora a gente aí de uma maneira mais detalhada Bom vamos lá Daniel o que colocaria primeiro período a reconstrução de Jerusalém.

    O primeiro período então a reconstrução de Jerusalém é o que ele fala que vamos

    Ver no verso 25 novamente sabe e entende desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido o príncipe 69 semanas nesse período completo né mas mais precisamente entre a reconstrução entre a a ordem para reconstruir e a própria reconstrução foram 49 anos por isso ele fala aí ó 7 semanas e depois sessenta e duas semanas.

    Essa separação entre esses dois períodos é uma o primeiro período começa a acontecer no ano mais ou menos 445 quando o rei e quando o rei artaxerxes declara libera anemias que volte para reconstruir Jerusalém Vamos ver isso lá em Neemias Capítulo dois Neemias Capítulo 2 Versículo 1 no mês de Nissan no ano vigésimo do Rei artaxerxes uma vez posto vinho diante dele Neemias né.

    Está falando aqui eu tomei para oferecer e mudei hora eu nunca antes tivera triste diante dele o rei me disse Por que está triste o teu rosto se não estás doente e tem que ser tristeza do coração então temi sobremaneira e lhe respondi viva ao Rei para sempre como não estaria triste o rosto se a cidade onde estão os sepulcros de meus pais já está assolada e tem as portas.

    Consumidas pelo fogo disso meu rei Só lembrando o povo de Israel já havia retornado mas a cidade ainda estava em ruínas e Neemias ao descobrir isso e o seu povo estava em grande ruim na ele estava triste Oi e o rei notou isso ele era uma espécie de copeiro do Rei e disse-me que me pedes agora então orei ao Deus dos céus e desceu Rei se é do agrado do rei se o teu servo acha mercê E em tua que demora em tua presença.

    Peço-te que me envies ajudar a cidade dos sepulcros de meus pais para que eu a reedifique eu dei bom então aqui é exatamente o que Daniel havia dito o texto aqui também da Clara que veste 25 a cidade será retificada em tempos difíceis e angustiosos como declarar a versão revista e atualizada angustiosos ou seja em Neemias o livro de Neemias declara que realmente isso aconteceu e a Perseguição que o povo de Israel.

    Sofreu foi tamanha durante a reconstrução que enquanto eles estavam com uma pá em uma mão para reconstruir o muro eles tinham uma espada na outra porque eles reconstruíram a cidade em meio à guerra em meio ao desafio constante de seus inimigos vizinhos por isso mais uma vez a profecia se cumprindo e aqui realmente a figura das sete semanas ou seja um período mais.

    Curto 49 anos e Demorou ali para reconstruir Israel segundo segundo período O que é da construção da cidade até Jesus Cristo as sessenta e duas semanas mais ou menos quatrocentos e trinta anos realmente for por mais ou menos quatrocentos e trinta anos desde a reconstrução de Israel ter sido concluída até realmente a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo Oi e aí como Daniel.

    Painel faz lembra que Daniel faz a separação desde a saída da ordem para para construir Israel sete semanas e sessenta e duas semanas sete e 62 por isso que a gente historicamente tem feito essa essa separação primeiro período sete semanas desde a ordem para reconstruir até a conclusão das obras a conclusão das obras até a vinda de Jesus sessenta e duas semanas um período maior por isso sessenta e duas semanas e aí a gente chega na terceira semana que é o que tem algumas divergências aí em alguns meios evangélicos.

    A última semana morte do Egito a Nova Aliança EA destruição do templo vamos ver verso 26 e depois de sessenta e duas semanas ungido será tirado e não estará será morto eu veja bem é depois das sessenta e duas semanas é no período da última semana que ungido seria amor é por isso que nós não queremos na interpretação dispensacionalista e disse que essa última semana diz respeito ao fim dos tempos Aos 45.

    Minutos do final da história humana eles jogam essa última semana lá para o final porque nós acreditamos que está errada porque o texto aqui diz que depois das sessenta e duas semanas depois das sessenta e duas semanas nós chegamos na última semana e o texto bíblico Então vai dizer que na última semana o Messias é morto se a interpretação dispensacionalista estivesse correta a Jesus Cristo ainda morreu e não é ele ainda ungido vai morrer.

    Ainda o que é um absurdo porque Jesus Cristo sabemos ele morreu então por isso nós acreditamos que essa interpretação está incorreta o texto aqui no verso 27 dias assim ele fará uma filha e Aliança uma uma firma aliança com muitos ele está bem interpretam que aqui seria o próprio anticristo mas Nós cremos que não há base alguma que tudo aqui tem a ver com o próprio Cristo porque há um outro elemento aqui na oração e aquele.

    Que vai trazer as orações e que é o assolador e vai destruir tudo nós temos esse é o Tito General título anos 70 e também quem sabe o próprio anticristo lembra-la de Mateus Mateus Capítulo 26 o Versículo 28 Jesus disse assim porque isto é o meu sangue da Nova Aliança derramado em favor de muitos para remissão de pecados em favor de muitos como texto declara que ele faria aliança com muitos o texto diz também que ele o Messias Faria acessar o sacrifício a.

    Destruição do tempo tudo isso é profetizada e como eu falei para vocês no começo a ligação de Nova Aliança com destruição do templo tem tudo a ver Por quê Porque Jesus Cristo sendo ele o sacrifício perfeito não havia mais necessidade alguma de se continuar os sacrifícios e já tio juDeus rejeitaram o Messias em sua maioria somente Jesus Cristo destruindo o templo por meio de título para que de fato os sacrifícios fossem cessados porque é isso que um os sacerdotes.

    Deveriam fazer esse é o messias Esse é o messias acabaram-se os sacrifícios porque todos os sacrifícios do Antigo Testamento e apontavam para Cristo tanto é que quando Jesus aparece diante de João Batista João Batista Diz o que este é o cordeiro todos os outros eram sombras todos os outros Cordeiros que eram imolados no templo eram sombras apontavam para uma realidade era um.

    Formato de realidade mas não era de fato o cordeiro eles apontavam era uma profecia sobre o Genuíno Cordeiro Jesus Cristo de Nazaré por isso aí essa ligação entre Nova Aliança ele para Nova Aliança e ele interromperá os sacrifícios hora como eu disse para vocês no começo O objetivo dessa profecia diz aqui o Anjo é cessar a transgressão Israel foi levado para o exílio por conta de seu pecado as profecias falavam que Deus.

    Iria executar juízo e que Deus iria purificar Israel várias profecias do Antigo Testamento então Daniel orando pela pelo cumprimento dos 70 anos a Daniel orando pelo cumprimento dos 70 anos Daniel então podia ser tentado achar aqui agora as profecias se cumpriram o que quer ver Jeremias 31 Você pode abrir comigo lá preciso que você abra lá comigo Jeremias Capítulo 31.

    Em Jeremias Capítulo 31 em Jeremias Capítulo 31 E aí na sua Bíblia Jeremias 30 por exemplo tem um subtítulo mais ou menos assim a promessa do retorno do exílio em Jeremias Capítulo 31 o amor do Senhor e a restauração de Israel tá vendo esse é o tema a restauração de Israel.

    Jeremias havia profetizado e o povo ia para Babilônia mas depois Deus iria restaurar Israel mas veja que aqui na profecia de Jeremias Capítulo 31 nessa restauração de Israel houve um elemento que não aconteceu ali no retorno do exílio e foi a Nova Aliança vamos lá Jeremias 31 naquele Tempo de Restauração diz o senhor seria o Deus de todas as famílias de Israel e eles serão o meu povo assim diz o senhor o povo de.

    Israel que escapou da espada encontrou favor do deserto uma PS3 de uma terra distante o senhor lhe apareceu dizendo com amor eterno te amei por isso com fidelidade te atrair eu te reconstruirei e serás reconstruída O Virgem de Israel de novo serás adornada e contei os tamborins sair as dançando com os que se alegram E é este reconstruir Israel mas Daniel podia achar tá vendo é a reconstrução de Israel A Volta dos 70 anos é a obra completa de Deus e você.

    Vai ver que não vamos lá no continuar verso 5 ainda plantarás vinhas nos Montes de Samaria ou seja vocês estão estarão na Babilônia mas não perco a esperança que vocês vão voltar a plantar aqui Deus vai trazer você de volta peço vocês pois haverá um dia em que os vigias gritaram os montes de Efraim levantai-vos e subamos a Sião ao Senhor nosso Deus pois assim diz o senhor cantarei a respeito de Jacó com alegria verso 8 eu mostrarei da terra do Norte e os reunirei das extremidades da terra Então tá vendo a profecia de volta e.

    Várias profecias sobre restauração sobre reconstruir Israel EA várias outras no antigo testamento falando sobre isso uma época de prosperidade que Deus ia restaurar o povo que povo é ser salvo que o povo vai ser redimido então diante tudo isso Daniel podia pensar agora chegou o tempo e agora é o nosso tempo todas as profecias vão se cumprir as Olha que coisa interessante verso 31 dias virão diz o senhor em que farei uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá exatamente o que o anjo.

    Fala em relação as 70 semanas e o que se cumprir não naquela naquela hora mas com a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo A Nova Aliança tão aqui na profecia de Jeremias 31 Daniel tá falando da volta do povo de Israel para Canaã para Israel e ele deixa algo a lhe dizendo Olha eu vou fazer Nova Aliança Daniel vende isso Ah desculpa o Anjo vende isso de fato isso vai acontecer e onde realmente Deus vai completar a sua obra em relação ao seu povo em relação seu pecado a justiça.

    Será satisfeita ele para Nova Aliança isso não aconteceu com o retorno com o cumprimento do 70 anos isso acontece com as 70 semanas ou com Jesus Cristo morrendo na cruz do Calvário hora vamos continuar Jeremias 31 verso 32 Essa aliança ela não será como aliança que fiz e fiz com seus pais quando os peguei pela mão para tirá-los da terra do Egito pois eles quebraram a minha aliança essa nova aliança terá um caráter diferente como assim qual era o.

    Caráter da Aliança do Antigo Testamento Paulo explica Em Romanos Capítulo 10 Versículo 5 quem Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça decorrente da Lei deverá por ela está dizendo seguinte aquele que obedecer a lei toda a lei tem quebrar um andamento sequer será salvo o e essa esse é o pacto da lei se alguém compromisso não não por isso Jesus vem fala sobre a nova aliança e.

    Aqui é importante farol é a nova aliança é o pacto da Graça em que o homem é salvo pela fé e ela de fato acontece oficialmente cabalmente completamente com a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo mas antes disso Jesus já havia dado um sinal um penhor que eram aqueles animais anunciando que aquele judeu se acreditassem no Cordeiro ele seria os.

    Autos de modo que a Nova Aliança se completa e acontece de forma Cabal com a vinda de Jesus o pacto de ser salvo pela fé acontece de maneira completa com a vinda de Jesus mas antes disso ninguém foi salvo de outra maneira todos os homens de Deus todos eles todos os juDeus que foram salvos foram salvos pela fé foram salvos por crer no Cordeiro que viria enquanto que nós somos salvos no Cordeiro pelo cordeiro que já veio todos em todas as épocas que.

    Foram salvos foram salvos e essa promessa da Nova Aliança pelo cumprimento da Nova Aliança E é isso que tá acontecendo aqui é por isso que eu disse para vocês quando você ler o texto assolação ele vai fazer Nova Aliança ele vai morrer a ele vai fazer nova aliança o tempo será destruído tudo aconteceu tudo aconteceu meticulosamente tudo tudo tudo e na.

    Minha opinião é isso e pronto mas eu acho que é possível também que além disso tudo tem se concretizado e também haja a interpretação de que isso essa última semana também diz respeito a toda a nossa era toda a nossa era porque porque é muito parecido com o que Paulo vai falar sobre apostasia sobre o Anticristo e todo esse simbolismo então é possível também que tenha essa aplicação mas de qualquer maneira e o que é de fato aqui importante.

    Impressionável e que ninguém tem dúvidas que tudo isso se cumpriu e nos mínimos detalhes pense na dificuldade para que essas coisas acontecessem e todas elas aconteceram Deus move o coração primeiro de Ciro para que Ciro de ordem para que se construa Jerusalém o templo depois Deus move o coração de artaxerxes para que ele envie Neemias para reconstruir a cidade depois disso diz o texto que o ungido viria e ele seria morto e ele.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download, consulte o canal do autor: https://www.youtube.com/watch?v=UpfegWq9F5U

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem