NÃO DESANIME, JESUS ESTÁ NO CONTROLE! - Hernandes Dias Lopes

NÃO DESANIME, JESUS ESTÁ NO CONTROLE! - Hernandes Dias Lopes

a palavra da verdade a exposição bíblica com Hernandes Dias Lopes ae eu quero compartilhar com vocês hoje e o terço dos que está em MarcosCapítulo 4 o Marcos Capítulo 4 versos 35 a 41 peçoque você abra sua Bíblia comigo o e ao ler o texto mantém a sua Bíbliaaberta para você acompanhar comigo e as da exposição texto diz o seguinte

NÃO DESANIME, JESUS ESTÁ NO CONTROLE! - Hernandes Dias Lopes

e naquele dia e sendo já tarde e disse Jesus aos seus discípulospassemos para a outra margem Ah e eles despedido a multidão o levaramassim como estava no barco e outros barcos o seguiame agora levantou-se grande temporal de vento o e as ondas se arremessavam contra obarco de modo que o mesmo já estava a encher-se de água

O que Jesus estava na popa dormindo sobre o travesseiro todos o despertarame lhe disseram o mestre tu não te importa que pereçamosOi e ele despertando repreendeu o vento e disse ao mare a carro mat e emudeceOi e o vento se aquietou e fez-se grande Bonança

bom então ele se E por que sois assim tímidos como é quenão tendes fé Ah e eles possuídos de grande temor ediziam uns aos outros quem é este o que até o vento e o mar lhe obedeceamém e eu queria pensar com você e sobre o seguinte temae não desanime e não tenha medo

Bom Jesus está no controlee a divisa de introdução quero falar quatro fatosO que são importantes para nossa reflexão nesta manhã é o primeiro delese é que as tempestades da vida existem eu e elas sãoem reais e elas estão absolutamente presentes na

nossa vida porque são inevitáveis com ela chegam néo que chegam para todos eu chego para aqueles que estão nopalácio e aqueles que estão na Choupanae os mais cultos aos iletradose as tempestades são democráticas

bom então ele se E por que sois assim tímidos como é quenão tendes fé Ah e eles possuídos de grande temor ediziam uns aos outros quem é este o que até o vento e o mar lhe obedeceamém e eu queria pensar com você e sobre o seguinte temae não desanime e não tenha medo

Bom Jesus está no controlee a divisa de introdução quero falar quatro fatosO que são importantes para nossa reflexão nesta manhã é o primeiro delese é que as tempestades da vida existem eu e elas sãoem reais e elas estão absolutamente presentes na

nossa vida porque são inevitáveis com ela chegam néo que chegam para todos eu chego para aqueles que estão nopalácio e aqueles que estão na Choupanae os mais cultos aos iletradose as tempestades são democráticas

e ela vem é mas hoje ou mais amanhã ela vem são

inevitáveis não tem como você se blindar e não tem como você viver numa redoma devidro é a vida não se Desenrola num parque dediversões é a vida não é um jardim engrinaldado deflores cruzamos desertos tórridos os vales escuros

e enfrentamos lutas as lágrimas rolam pelo nosso rosto adoraperto nosso coração e essa é a realidade da vidaé a segunda verdade que eu gostaria de lhe dizer à guisa de introdução é que astempestades não apenas são inevitáveis elas são também imprevisíveise chega de súbito e sem mandar aviso prévio

se você acorda de manhã tá tudo bem bom e quando você vai dormir seu rostotá banhado de lágrimas Esse é um acidentee é uma doença súbita Esse é um divórcio traumáticoEsse é um luto doloroso e é uma perda financeira radicalessa é uma situação que você jamais imaginava que pudesse acontecer na sua vida mas acontece

tá pegando você de surpresa tô botando a sua vida de ponta cabeçaé mas a terceira verdade ainda na linha da introdução da mensagem é que astempestades não são apenas inevitáveis e imprevisíveis em terceiro lugar elas sãoinadministráveis tantas vezes e as coisas fogem do seu controlese você quer ir para a direita e o seu bar quer jogado com Fúria para a

esquerda se você quer avançar e você a recuaé aquilo que parecia tão fácil de resolver de repente se transforma no monstro na sua vida e você não conseguemais resolver Esse é um filho criado com todo zeloé que de repente entra na adolescência se envolve com coisas perigosas amizadesperigosas se desvia e entra nas drogas

o transtorno da famíliaAh mas eu quero concluir dizendo que último lugar Quarto e último lugar astempestades da vida são também pedagógicas louvado seja Deuspedagógicas sabe que ele fica isso Olá tudo que vem a sua vidae por mais que hum curta que seja essa Providência e pode estar fora do seu controle mas

não está fora do controle de Deus a Deus tem um plano disso

e Deus vai usar essa experiência dolorosa de tempestadee não para destruir você é mais para tonificar as musculaturas dasua alma e não para levar você ao naufrágioé mas para conduzir você a uma experiência mais profunda com ele

E quando Deus nos permite passar por uma situação adversa difícil amargae ele quer luz da lições mais profundasque dá outra sorte nós não conseguiríamos aprender bom então dito isso a título deintrodução peço que você com a Bíblia aberta comigo passemos a considerar algumas lições dessa passageme o contexto aqui é que Jesus passaram todo aquele dia ensinando as parábolas

do reino bom e se você já falou deu aulas pregouo dia inteiro você sabe que é o final do dia você está exaustobom então Jesus entra no barco e pega um travesseiro vai lá para trásdo barco deita e dorme é mas antes disso ele disse para osdiscípulos passemos para a outra margem

e enquanto eles estão navegando para outra margem eu estou falando do mar daGalileia ou do Lago de genesaré e vocêsabe que esse mar não é um mar é um lago de Águas Doces com maior reservatório deÁguas Doces do Oriente Médio com 21 km de comprimento por 14 de largurae a 200 metros abaixo do nível do mar mediterrâneo

15 ralado pelas montanhas de golã de um lado as Montanhas da Galiléia do outroe enquanto navegam e subitamente surge uma tempestade devento Oi e o barco é barril de um lado para o outroo fio discípulos inicialmente devem ter pensado vamos deixar o mestre edescansar nós temos habilidade capacidade de resolver esse problema

é mas na medida em que eles tentavam resolver o problema o mar se agiganta vá as ondas se tornavam mais furiosos com obarco era sovado com Fúria pela o vento tão furioso que estava se enchendo oTiago EA morte mostrando para eles a sua carranca E então recorrem a Jesus comuma pergunta em tom de censura o mestre tu não te importa que pereçamosO que Jesus se levanta e repreende o vento repreende ao mar a grande Bonança

e agora Jesus pergunta para eles porque suas a centímetros como é que não tendes fé e ele se entre olharam e perguntaruns para os outros Mas quem é este que até o vento e o mar lhe obedecee não tem comigo irmãos que esse texto está regido por três perguntasé a primeira pergunta tá indo Versículo 38 essa é a pergunta dos discípulos a Jesusmestre Não te importa que pereçamos é a segunda pergunta é a pergunta que

está no verso a 40 essa é a pergunta de Jesus para osdiscípulos é porque só centímetros como é que não tendes fé e a terceira pergunta está noverso 41 é a pergunta entre os discípulos quem é este que até o vento eo mar lhe obedece e como o texto está regido por essastrês perguntas me deterei em trabalhar essas três perguntas na meditação desta

manhã vejamos Então a primeira pergunta e essa sua pergunta essa é a minhapergunta e essa é a nossa pergunta o mestretu não te importa que pereçamos e a pergunta da angústiae a pergunta da vulnerabilidade humana essa é a pergunta das fraquezas humanasessa é a pergunta de alguém que está enfrentando um problema e não sabe como resolvê-lo

você está enfrentando uma doença e a medicina diz não tem mais jeitovocê está enfrentando uma crise conjugal e parece que não vê nenhuma janela deescape para uma solução que traga paz à almaé a grande Pergunta meus amados é porque que esses discípulos estão fazendo essa pergunta com esse tom de censura a Jesusmestre Não te importa que pereçamos não estás vendo a nossa dor no está dizendo

Nossa perto não está percebendo o nosso perigo não vai fazer nadaAh mas por que que eles estão fazendo essa pergunta porque alguma coisa não estava bem resolvida na mente delesprimeiro primeiro lugar eles estavam conseguindo conciliar a obediência àordem de Jesus mas passemos para a outra margem o atempestade estava enfrentando e não é muito difícil nem para você nem

para mim entendermos a tempestade que Deus mandou atrás de Jonas o Jonas e desobedecido a Deusbom e no Imaginário o nosso comum a gente pensa assim ou não crente seafasta de Deus Deus manda uma tempestade atrás dele e manda mesmoe não para destruir Lu mas para fazer não voltar ao caminho da ObediênciaE agora como é que eu vou entender que eu estou fazendo a vontade de Deus eu

estou andando com Deus e eu estou obedecendo a uma ordemExpressa de Jesus Oi e a tempestade vemOi e a tempestade chega o rio vento contrário começa a meameaçar e na cabeça deles estão tava bem resolvido porque a nossa expectativa éessa se eu tô andando com Deus vai dar tudo certo

e nenhum imprevisto acontecer é mas abriu um segundo problema aquilevou esses discípulos a perguntar e a Jesus nesse todo censura mestre Não teimporta que pereçamos qual é o segundo problema era urgência da Necessidade deles com a demora de Jesus e atendemosporque o que Jesus tá fazendo o barco já tá dormindo quem tá dormindo não estáagindo e se parece-nos que um dos dramas que

nós enfrentamos na vida é que quando a coisa pega quando o calo aperta quando ador la teja em nossa alma quando as lágrimas quentes rolo em nossos olhosquando a noite parece escura demais você grita por socorroAh e só escuta o Eco da sua vozOi deixa eu lhe dizer a senhora eu vou voltar feito pra cá

tranquilo tem hora Por que a demora de Deuse nos aflige mais do que o próprio problema e eu vou mostrarse vocês se lembram da Marta e quando seu irmão Lázaro ficou doentede Jesus estavam dia de viagem de Betâniaeu e Marta mandou recado para Jesus assim está enfermo aquele a quem amas

é a casa dela tava cheia de gente e talvez as pessoas questionando omáquina Será que Jesus vem ele vem Claro ele é nosso amigoe eu lavo piorando e Jesus não chegaE aí a pessoa gastou um dia para ir de Betânia onde Jesus estavam ao dar orecado Jesus expor seus discípulos assim o Lázaro morreu

Tá mas manda um recado para Marta esta enfermidade não é para morte é paraglória de Deus e quando é necessário o retorno nosegundo dia que era um dia para ir outro dia para voltar e talvez apressadamente a vai dizendopara matou Marta Jesus mandou falar para você que esta enfermidade não é paramorte é para glória de Deus mais um lado já tava morto e sepultado

e o nó na cabeça da Mata que diz a Bíblia que Jesus fica mais 2dias onde estava João gastou um dia para ir mais dois dias que fica três dias no quarto dia é que Jesus vaiOi bom dia não chega lá o lado tá morto e sepultado há 4 diase se a primeira palavra que mata falou para Jesus não foi a saudação Shaloma tua palavra de censura se tu tiver as aqui meu irmão não teria morrido só

chegou tarde demais agora não adianta mais a ficha dos Marta teu irmão há deressurgir e ela dizer eu sei que é para que surgiu o último diaa Jesus Marta eu não fui eu não serei eu sou a ressurreição EA vida[Aplausos] e se você crer marca você ver a glória de Deuse talvez você Meu amado que está aqui hoje minha irmã você tá guardando um

milagre de Deus na sua vida uma resposta às suas orações anosé mas é o que eu posso dizer para você que Deus nunca chegou atrasadoe quando ele parece chegar atrasado é porque ele está preparando algo maior e melhor para sua vidaé mas sabe por quê que esses estão angustiados que uma terceira razãoo primeiro que eles não conseguiram conciliar a ordem com problema segundo

eles não conseguiram conciliar a urgência da Necessidade com a demora e a terceira razão eles não conseguiramconciliar a angústia avassaladora com silêncio deJesus que ser tá dormindo e não só não tá trabalhando mas também não está falandoe eu vou lhe dizer que o silêncio de Deus grita mais alto nos nossos ouvidosdo que o ruído mais barulhento das circunstâncias mais adversas

e quantos de nós irmãos nas noites mais escuras da alma e já gritouum socorro E aío e parece que a nossa voz e como no espaço e eu resposta chegaé mas quando Deus está em silêncio ele está inativo Ah e não perdeu o controlee ele está trabalhando e trabalhando por nós e não contra nós

Ah pois bem diz a bíblia então que Jesus se levantao repreende o vento repreende o mar a e é uma grande Bonançae nem pressiona entretanto observar que numa segunda ocasião quando o umatempestade aí Jesus não estava dentro do barco Você se lembra onde está registrado em Mateus 14e lá naquela segunda ocasião Jesus mudou a metodologia aqui primeiro ele Acalma o

Mar eo vento para depois acalmar os discípulos lá na segunda ocasião primeiro ele acalmou os discípulos paradepois acalmar o mar e dizendo assim para ele tende bom ânimo sou eu não tenho medo só então eleacalmou uma a perguntei porque que ele mudou de metodologiaé provável muito simples que o Senhor Jesus sabe que tem hora quea tempestade mais terrível na nossa vida não está do lado de fora

quem está do lado de dentro e tem hora que o seu maior problema nãoé a circunstância é o sentimento Oi e ele como aquele que nos conhecesabe E quando é que primeiro tem que atendera solução do problema a rir segundo lugar quando eu tenho queatender a solução do problemático e era poderoso nesta manhã para acalmar

tanto até pensar que está dentro da sua alma como a tempestade que está fora de você ébom e depois que ele Acalma o Mar diz o texto no verso 40 que Jesus Perguntaassim porque suas a centímetros como é que não tendes fé e outras partes essedocumento e agora só Convido você para setransportar para aquela circunstância para aquela ocasião e perguntar assim se

você estivesse lá dentro daquele barco você estaria com medooi oi gente eu fiz um único Cruzeiro navio grande na vida fiz vários cruzeiros pequenos mas grande naviogrande uma vez só na vida saiu de Santos tu foi para o interior do Rio de Janeiroe eu Prometi a mim mesmo nunca mais fazer o Cruzeiro na vidanós pegamos ondas de 5 metros o fundo desespero

e todo mundo dentro navio ficou com náuseas todo mundose você ia sair você tinha cambalear nos corredores e todo mundo vomitando noscorredores e você nem imagina o que você começou aviagem o navio tá todo mundo nauseado você sabe tem 8 horas pela frentee a ouro coração que eu fazer essa só Deus ou eu durmo ro eu morro

e agora imagina o que que é um barquinho de pescador no meio do mar já de noitefumar furioso moinho do barquinhoa água entrando a morte mostrando a carrancae a situação humanamente diz governávele você vai você ficar encomenda E ai Jesus pregou sei que você tá com

medo Oi como é que vocês não tem féAh mas por que eles deveriam estar com fé e não cometoTá bom eu quero alisar quatro razões Por que deveriam ter finalmente para ajudara vocês na memorização usarei o recurso mnemónicoe as quatro razões para eles terem fé e não medo começando com a letra P primeiro eu ter fé e não medo por causa

da Promessa de Jesus o verso 35 passemos para a outra margeme se Jesus e os assim passemos para a outra margem Qual é o destino deles aoutra margem Claro e eu vou dizer algo Sublime agoraa promessa de Jesus e realidade são amesma coisa é porque nenhuma das suas promessas cai

por terra e em todas as suas promessas nós temos um o Amém o sim de Deuse ele zela pela sua própria palavra em a cumprire você sabe por quê que você e eu ficamos comendoE é porque nós duvidamos que aquele que fez a promessa é fiel para cumprir láem segundo lugar sabe por que que a Júlia fez no momento por causa da

presença de Jesus com eles O que Jesus o criador do mar criador dovento criador da Terra criador do céu o criador do universo agora eu pergunto avocê ou será que a criatura poderia ser maiorque o criador ou será que o mar poderia derrotar o criador do maré aquele que criou todas as coisas eu estava tendo Aquele barco

é Aquele barco não podia fundar com o criador do universo com filho de DeusO que Jesus prometeu para você e para mim o seguinte é isso que eu estouconvosco todos os dias até a consumação dos séculos nós não vencemos porquesomos fortes nós vemos sermos porque o todo poderoso está conoscoem terceiro lugar sabe porquê de eu ter feito aumenta primeiro por causa da

Promessa segundo por causa da presença terceiro por causa da Paz de Jesus eupergunto a vocês o que Jesus tá fazendo aquele barco dormindo agora tem umapergunta importante a fazer e ele sabia que a tempestade deveriae é óbvio que sim claro esse sabia porque dormiué porque sabia que tudo estava sobre controle

e o que é passo A paz não é ausência de tempestade paz evocê saber que apesar da Tempestade tudo está sob controle não sob o seu controlesobre o controle de Jesuse você pode ter paz no vale e você pode ter paz na tempestadeo mesmo que as redes tenha sair das suas mãos Deus continua com as mãos do Leme

da sua história em quarto lugar porque que a genteinterfere na aumenta primeiro por causa da Promessa segundo por causa dapresença terceiro por causa da Paz quatro por causa do Poder de Jesuse é maravilhoso você notar em Marcos que propositadamente Marcos reúne ao redordesta passagem de quatro episódios que retratam o poder

de Jesus primeiro nesta onde ele tem poder sobre as leis da natureza o ventoescuta a sua voz o mar obedece ao seu comandoAh mas não tem comigo que em seguida Capítulo 5 ele desembarca do outro ladona região leste do Lago e na região das montanhas de golã em

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem