Questões para resolver e tem uma pequena mensagem em vermelho aqui em cima ó use funções ou fórmulas para responder as questões que que isso quer dizer quer dizer que você não pode por exemplo.
Chegar aqui e escrever a resposta ou colocar o valor por qu porque tá pedindo funções ou fórmulas para evitar pra pessoa ver mesmo que você sabe fazer utilizando fórmulas e funções e tem.
Vários benefícios em utilizar fórmulas e funções a gente vai ver aqui do lado tem a tabela que devemos utilizar Então vamos lá responder a primeira questão Qual o total vendido olha Total vendido.
Eu posso simplesmente pegar a coluna k somar tudo que tem aqui e Existem várias maneiras de fazer isso igual a maneira mais fácil e rápida de todas igual soma aí vai aparecer uma lista de funções.
Para você você pode dar dois cliques na primeira soma dois cliques 1 dois e então selecionar tudo aquilo que você quer somar clica segura e arrasta e você apertando enter já.
Consegue obter o resultado correto acabou simples assim e o benefício de funções e fórmulas como eu falei anteriormente é que sempre que você atualizar qualquer valor Digamos que eu.
Venha aqui nesse 14.000 e coloca um valor bem grande ó 99.000 quando eu apertar o enter esse resultado vai ser atualizado ó 1 2 3 enter mudou de 200 para 300 porque agora tá incluindo esse.
Novo valor adicionado Então esse é um dos benefícios de utilizar fórmulas e funções no Excel agora vamos resolver aqui a questão número dois qual a média de vendas e do mesmo jeito que existe.
Uma fórmula de soma também existe um jeito de fazer média do mesmo jeito igual média ó dois cliques 1 do e essa função aqui do Excel consegue tirar a média daquilo que você seleciona Então.
Vamos selecionar de novo aqui o total clica segura e arrasta E então aperto enter E do mesmo jeito que a soma mantém atualizada sempre que os valores forem atualizados a média também faz a mesma.
ISSO PODE TE INTERESSAR:
- 08. Arriscando a vida por Cristo (Fp 2:19-30)
- Planilha de Diário de Bordo de Motorista em Excel 6.0
- Teste de Excel para Entrevista de Emprego Iniciantes
$ads={1}
Coisa a média foi 8.000 se verificarmos - PLANILHA EXCELExistem valores de venda 17.000 11.000 8.000 4 2 1 e e assim por diante porém a média é 8.000 qual Total vendido em Janeiro Questão três aí tem um problema.Um pouquinho maior né Por tá perguntando a mesma coisa ó Total vendido porém em janeiro então talvez a questão não Quira saber o total vendido de tudo mas só o que foi vendido no mês de janeiro se.
Verificarmos na tabela aqui ao lado tem vários meses Abril fevereiro março Maio e aqui ó que a gente precisa Janeiro Então tem que somar esse valor aí depois tem Janeiro de novo e tem que somar esse.
Valor imagina se eu tivesse que ficar adicionando isso de forma manual ó pegando valor por valor ia demorar para caramba né porque eu vou ter que verificar todas as linhas então aqui no.
Excel também existe uma função que nos permite somar não tudo mas só aquilo que atende a um critério no caso Janeiro igual soma c dois cliques para selecionar 1 dois e essa função é muito.
Comum também de se utilizar como a gente tá vendo aqui ó se você quiser especificar alguma soma Ah eu só quero somar o que vendeu pro produto um do produto a eu só quero somar janeiro eu.
Só quero fazer tal coisa utilizando um critério soma c o intervalo que selecionamos é o intervalo onde eu tenho os meses clica segura e arrasta ponto e vírgula o critério que.
Eu vou utilizar é a palavra Jan de Janeiro se eu escrever Janeiro de modo completo não vai funcionar por quê Porque aqui na minha tabela Janeiro está escrito de modo abreviado Então temos.
Que bater as informações o critério tem que ser o mesmo então aqui dentro eu vou colocar abre aspas Jan fecha aspas por que que eu uso abre e fecha aspas porque no Excel sempre que você dentro de uma.
Função por escrever alguma coisa você - PLANILHA EXCEL
Precisa colocar entre aspas ponto e vírgula agora o que eu vou somar é o total bem simples três coisas apenas vou apertar o enter agora a gente tem o.Resultado do total vendido apenas para Janeiro 48.000 e o interessante dessa função é que dois cliques um dois e se eu trocar a palavra Janeiro e colocar por exemplo de Março e apertar o enter.
Eu consigo ter o resultado de Março mas deixa eu voltar o que eu tinha feito antes né pronto aqui ó Janeiro É isso aí então a primeira planilha foi resolvida com as três questões diferentes agora.
Nessa próxima planilha temos que fazer uma automatização de tarefas que no dia a dia isso é muito prático para economizar tempo para ganhar tempo use funções ou fórmulas para responder as.
Questões de novo mesmo esquema aqui tá falando ó o relatório de vendas é esse daqui precisa ter o custo dos produtos é realmente ó tá sem custo tá vendo ó tá.
Vazio para que seja calculado o lucro bruto utilize a lista de estoque essa daqui de baixo para retornar o custo dos itens Então a partir desse relatório de vendas ó que eu tenho a venda de vários.
Itens o preço o custo tá vazio e o lucro bruto eu preciso retornar aqui o custo para que o lucro seja corretamente calculado se por exemplo eu pegar aqui ó o item 4 ele foi vendido por 24.
Mas qual que é o custo dele eu tenho que vir aqui na lista encontrar o item que eu procuro e então retornar o custo correspondente a este item R 16 por exemplo aí eu volto aqui coloco 16 E.
Continuo mas imagina só vai demorar para caramba para eu fazer isso né então existe uma função no Excel chamada de igual proc V que pode nos ajudar também existe uma que é chamada de proc H uma.
Que é chamada de proc X tem também as funções chamadas de índice e junto com o índice você pode usar o corresp então Existem várias possibilidades de procurar alguma coisa e trazer o valor.
Correspondente no Excel porém eu vou utilizar aqui o proc V que é a função uma das mais conhecidas de todas mas de qualquer forma se você quiser aprender utilizar outras funções como eu falei.
Proc H proc x eu vou deixar deixar um vídeo grátis aí na descrição tá bom PR assistir você vê todas essas possibilidades deixa eu clicar aqui no proc V dois cliques um dois.
O valor que eu procuro vai ser o primeiro item ó item três ponto e vírgula Qual é a tabela que eu vou utilizar a tabela que eu vou utilizar é esta daqui ó e é muito importante.
Selecionar toda a tabela por quê Porque eu vou utilizar a primeira coluna para pesquisar o item a segunda eu não vou usar Mas ela tá no meio né então aí eu né seleciono de qualquer forma e a.
Terceira coluna eu vou utilizar que é o custo é as informações que eu quero puxar de resultado mas tem um detalhe muito importante que precisamos ficar atento toda vez que quando a gente.
Clicar segurar e arrastrar essa função para baixo para poder copiá-la para todas as linhas todas as referências que estamos utilizando por exemplo ó a referência aqui do item hoje agora tá no.
Item 003 só que na próxima linha vai ficar no 002 001 004 ele vai descendo de modo a poder puxar o custo de todos os itens à medida que a fórmula foi arrastada para baixo beleza Porém isso.
Também vai acontecer para a tabela que temos aqui ó vermelho ela também será arrastada para baixo porque todas as referências São arrastadas Para Baixo só que aí olha o problema da referência da.
Tabela ser arrastada para baixo aí a gente não vai mais estar utilizando nada vai ficar no vazio então uma excelente maneira de solucionar esse problema e travar essa seleção da tabela é como tá.
Aqui em vermelho eu sei que é esse intervalo aqui de vermelho ó eu seleciono o intervalo da tabela porque eu quero travar e aperto o F4 o F4 vai adicionar o cifrão antes e depois de.
Linha e coluna assim eu sei que aquela tabela sempre vai ficar sendo aquela tabela não vai Mover para baixo para cima paraa esquerda nem pra direita vai ficar no lugar e é isso que eu preciso.
Agora vamos continuar ponto e vírgula número índice coluna ou seja a coluna que eu quero trazer como resultado item coluna um prateleira do custo 3 eu quero o que como resultado o custo então.
Preciso digitar o número três simples assim três ponto e vírgula e eu quero uma correspondência exata dois cliques 1 dois então aperto enter agora deixa eu clicar segurar e arrastar para baixo.
Aqui no cantinho da célula ó para ter certeza que a gente consegue descer essa função para todas as linhas ó já tá aparecendo os resultados aqui vamos verificar se tá certo vou pegar por.
Exemplo aqui o item 12 ó R 32 item 12 vamos ver se tá certo cadê Aqui ó item 12 R 32 É isso aí então tá certinho a função PR V dessa forma Verifica o item e retorna o custo.
Correspondente do item em questão agora agora nessa próxima planilha vamos utilizar uma ferramenta muito importante no Excel que nos ajuda no dia a dia para ganhar tempo automatizar tarefas fazer.
Análises e em muitos casos é muito mais rápido utilizar tabela dinâmica do que fórmulas e funções a partir dos dados abaixo e da ferramenta tabela dinâmica retorne um o preço total por produto e.
Dois a quantidade de pedidos por canal de vendas então ó tem um relatório bem grande aqui ó com muitas linhas e algumas colunas várias informações que que eu preciso fazer o preço total por.
Produto Então olha só aqui na coluna T eu tenho os produtos e aqui nessa outra coluna eu tenho o preço total O que que tá pedindo a primeira coisa qual o preço total por produto então eu vou ter que.
CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ozP9umuDc9w