Script para Agrupar Todas as Guias em Uma Guia no Google Planilhas

Script para Agrupar Todas as Guias em Uma Guia no Google Planilhas Clicando na imagem script em execução script concluído vamos ver janeiro fevereiro e março show de bola pessoal o script está agrupando os dados de todas.

Script para Agrupar Todas as Guias em Uma Guia no Google Planilhas

As guias nest vídeo Vamos trabalhar com script para agrupar todas as de uma planilha Google em uma única guia beleza pessoal então vamos trabalhar menu extensões.

Apps script e aguarda abrir o editor de script editor aberto cliquem sobre projeto sem título eu vou renomear para macros renomear.

E este my function eu vou alterar para um nome mais familiar eu vou chamar Esta função de agrupar e dentro desta função Primeiro passo é referenciar a planilha vai.

Planilha vai ser igual a Sprit appg Active spreed sheet abre e fecha parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula na sequência precisamos.

Referenciar a guia da planilha que vai receber os dados var eu vou chamar esta variável de guia dados vai ser igual vem da planilha.

Referenciada P getset by name abre e fecha parênteses e abre e fecha aspas duplas dentro dos parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula e dentro das aspas.

Duplas vai o nome da guia da planilha então acessem a planilha Google no meu caso o nome da guia é dados consolidados copia o nome da Guia volta no código e.

Cola dentro das aspas duplas na sequência precisamos referenciar todas as abas da planilha Google bar Abas vai ser igual vem da planilha.

Referenciada PG sheets cuidem pessoal que é get não vão confundir abre e fecha parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula próximo passo é limpar a área da.

Guia da planilha que vai receber os dados no meu caso eu vou limpar a partir da célula A6 até a última linha da l g de volta no editor então Gui.

Dados ponto get Range abre e fecha parênteses e abre e fecha aspas duplas dentro dos parênteses No meu caso eu vou limpar a partir da célula.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Excel Online - A6 dois pontos até a última linha da

    Coluna G fora dos parênteses ponto Clear content para limpar apenas o texto mantendo a formatação abre e fecha parênteses e.

    Fecha linha de código com ponto e vírgula prosseguindo agora nós precisamos de um arway para armazenar os dados de todas as abas.

    E posteriormente transferir os dados para a guia dados consolidados eu vou chamar este aray de dados igual e abre e fecha colchetes e fecha a linha de código com ponto e.

    Vírgula na sequência precisamos fazer um laço para percorrer todas as da planilha Google nós vamos trabalhar com um laço for for abre e fecha parênteses e abre e.

    Fecha Chaves e dentro dos parênteses vai i iG 0 ponto e vírgula e vai fazer enquanto a variável I for menor que a variável Abas ponto leng ponto e vírgula e mais.

    Mais e dentro deste laço for nós precisamos referenciar a aba em que o laço está Então vai aba vai ser igual vem da variável Abas abre e fecha colchetes e dentro dos.

    Colchetes variável I que representa a guia da planilha em que o laço está e fecha a linha de código com ponto e vírgula próximo passo é capturar o nome.

    Da Aba V eu vou chamar esta variável de nome aba vai ser igual vem da variável aba pon getname abre e fecha parênteses e fecha a linha.

    De código com ponto e vírgula e agora pessoal tem um detalhe eu preciso informar Quais as abas da planilha Google que eu não quero agrupar os dados no meu caso eu não quero.

    Agrupar os dados da Guia dados - Excel Online

    Consolidados então também da Guia relatório porque o laço ele vai percorrer todas as guias então a guia que eu vou inserir os dados eu não posso.

    Capturar os dados e também da Guia relatório eu não quero pegar os dados de volta no editor então agora nós vamos fazer um if if abre e fecha parênteses e abre e.

    Fecha Chaves e dentro dos parênteses nós vamos colocar a variável nome aba ponto de exclamação igual que quer dizer diferente e abre e fecha aspas duplas e dentro das aspas duplas vai o nome da.

    Guia da planilha meu caso primeira guia e a guia dados consolidados copia o nome da Guia volta no código e cola dentro das aspas duplas.

    Mas eu tenho mais a guia relatório então 2e comercial novamente variável nome aba ponto de exclamação igual que quer dizer de diferente e abre e fecha aspas.

    Duplas acessa a planilha Google no meu caso guia relatório copia o nome da Guia volta no código e cola dentro das aspas duplas Beleza então se for diferente da Guia.

    Dados consolidados e também diferente da Guia relatório eu quero capturar os dados desta guia e para capturar eu preciso saber qual a última linha com.

    Registro bar eu vou chamar esta variável de última linha vai ser igual vem da variável aba pon get last Row abre e fecha parênteses.

    -1 porque eu não vou capturar a linha de cabeçalho e fecho a linha de código com ponto e vírgula e agora nós precisamos de mais um if para verificar se a variável última linha é maior que um.

    Então if abre e fecha parênteses e abre e fecha a chave e dentro dos parênteses variável última linha maior que 1 se for maior que um.

    Significa que eu tenho registros pode ser pessoal também maior que zer porque eu coloquei men1 Então vai precisar ser zero Se entrou neste if eu vou capturar os registros.

    Desta aba então eu vou chamar esta variável de dados dados aba vai ser igual vem da variável aba ponto get range e abre e fecha.

    Parênteses e dentro dos parênteses precisamos informar a partir de qual linha e coluna nós vamos capturar os registros no meu caso a estrutura das guias é tudo igual então eu vou capturar.

    A partir da linha dois coluna 1 capturando vai ser Sete Colunas de volta no editor dentro dos parênteses linha dois vírgula coluna um vírgula quantas linhas eu sei pela.

    Variável última linha copia e cola e aqui pessoal tem um detalhe se por acaso vocês tiver linhas vazias acima do cabeçalho precisa considerar Nesta parte descontar também as linhas.

    Vazias depois da variável Tima linha vírgula quantas colunas eu quero capturar S colunas fora dos parênteses ponto get Vales abre e fecha parênteses e fecha a.

    Linha de código com ponto e vírgula beleza capturamos os dados da Aba agora nós precisamos colocar os dados da Aba no arway dados podem copiar o nome do arway e colar depois davar dados e o Ari.

    Dados ele vai ser igual a ele mesmo Ponto concat para concatenar concatenar o Ari dados com aray dados aba abre e fecha parent.

    E dentro dos parênteses vai o nosso ar dap copia e cola e fecha a linha de código com ponto e vírgula então eu estou juntando os dados que eu já tenho no ar dados com os dados da nova.

    Aba beleza capturamos os dados da Aba agora depois que sair do IF nós precisamos fechar o arway dados AB podem copiar o nome do arway arway dados aba ponto L igual 0 e ponto.

    E vírgula beleza desta forma nós vamos capturar todos os dados das da planilha Google exceto das guias que nós informamos que nós não queremos.

    Capturar agora depois que sair do laço que percorre as guias da planilha Google nós vamos salvar estes dados em outra guia da planilha Google no meu caso eu vou salvar na guia.

    Dados consolidados Então antes da última Chaves que fecha a função nós precisamos colocar um if if abre e fecha parênteses e abre e.

    Fecha Chaves e pressiona enter e dentro dos parênteses se o nosso arr dados P for maior que zero significa que tem registros para transferir para a guia dados.

    Consolidados neste caso a Gui dados p getrange e abre e fecha parênteses e dentro dos parênteses precisamos informar a partir de qual linha e coluna nós vamos.

    Salvar os registros no meu caso guia dados consolidados eu vou salvar a partir da linha 6 coluna 1 de volta no editor dentro dos.

    Parênteses linha 6 vírgula coluna 1 vírgula quantas linhas para saber quantas linhas nós vamos contar quantas linhas tem o arway dados então arway dados ponto.

    Leng vírgula quantas colunas nós vamos contar a primeira linha do Ari dados então arway dados abre e fecha colchetes linha zero fora dos colchetes ponto leng.

    Fora dos parênteses ponto set Vales cuidem que é set Vales abre e fecha parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula e dentro dos parênteses vai o nosso aray dados no entanto este.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wISrnD_cBn4

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem