IGREJAS MORTAS: O QUE FAZER - Hernandes Dias Lopes

IGREJAS MORTAS: O QUE FAZER - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes meus amados nós vamos abrir a palavra de Deus no livro de Apocalipse Capítulo 3 Apocalipse Capítulo 3 versos de uma seis Carta à Igreja em sardes está escrito o seguinte ao anjo da igreja em sardes escreve estas coisas diz aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete.

IGREJAS MORTAS: O QUE FAZER - Hernandes Dias Lopes

Estrelas conheço as tuas obras que tens nome de que vives e estás morto S vigilante e consolida o resto que estava para morrer porque não tenho Machado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus lembra-te pois do que tens Recebido e ouvido guarda-o e arrepende-te porquanto se não vigiar es virei como ladrão e não conhecerás de modo algum em.

Que hora virei contra ti tens contudo em sardes mas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo pois são dignas o vencedor será assim vestido de vestes brancas e de de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida pelo contrário confessarei o seu nome diante de meu pai e diante dos seus.

Anjos Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz às igrejas o tema que eu quero tratar nesta noite é reavivamento ou sepultamento certo pastor liderava uma igreja e via com muita tristeza a apatia do Povo o descaso com as coisas sagradas a falta de envolvimento com a obra e um dia esse pastor.

Resolveu fazer coisa inusitada inédita chocante ele anunciou que no próximo domingo ele faria o sepultamento da igreja aquela notícia tão inusitada e tão estranha ganhou notoriedade na semana de tal forma que no domingo seguinte a igreja em peso estava.

Presente e para espanto dos que estavam havia um caixão na frente do púlpito e o pastor pregou um sermão muito veemente chocante até e então solenemente ele deu uma ordem para que todos os membros da igreja fizesse uma fila a partir dos mais velhos e solenemente passassem para se.

Despedir da igreja no funeral da igreja e as pessoas se aproximavam com um certo temor e olhavam o difunto e saíam com lágrimas nos olhos um após o outro a curiosidade tornou-se grande na verdade o pastor não colocou um corpo sem vida.

Dentro daquele Caixão o pastor colocou um espelho no fundo do caixão e cada pessoa que chegava e olhava via o seu próprio rosto e esse gesto tão estranho e inusitado trouxe aquela comunidade um grande quebrantamento um profundo arrependimento e em vez de um sepultamento começa ali um.

Reavivamento Esta é a mensagem desta carta a cidade sardes era uma cidade muito importante naquele tempo na Ásia menor chegou a ser capital da Lídia no século vi AES de crist ficava incrustada num alto lugar um Rochedo cidade amuralhada inexpugnável na época aquela.

Cidade Nunca havia sido tomada pela sua posição estratégica mas por falta de vigilância aquela cidade caiu no ano 519 antes de Cristo 529 aantes de Cristo porque o rei persa o Rei Ciro cercou a cidade 14 dias e enquanto os soldados dormiam dentro das muralhas de sardes os.

Soldados de sir entraram por uma por um buraco Cavado na na Muralha e entraram e tomaram a cidade a cidade podia compreender muito bem as palavras do Senhor Jesus ser vigilante porque ven como ladrão mas a cidade não aprendeu a lição e depois esta cidade caiu novamente nas mãos de antigo Epifânio.

E mais tarde a cidade vem a ser reconstruída reconstruída por Alexandre Magno e Alexandre Magno emb outra vez aquela cidade mas a cidade vem a ser destruída por um grande terremoto no ano 17 depois de Cristo e o Imperador Tibério reconstrói a cidade dedica aquela cidade a Deus a Sibele que tinha a fama de dar vida aos mortos portanto a cidade também entendia.

    A linguagem que Jesus menciona quando

    Afirma que Ele tem os sete espíritos de Deus que ele tem a plenitude do Espírito de Deus que pode dar vida aos mortos de tal Mane que essa cidade esta vivendo essa espci de tpor espiritual e Jesus que conhe aig e concia a his daidade concia a geografia da cidade traz uma mensagem para esta comunidade.

    Sepultamento ou reavivamento então eu gostaria de olhar para esse texto tirando aqui algumas lições que passo a descrever primeiramente vejamos a necessidade do reavivamento para uma igreja quando uma igreja precisa de um reavivamento é quando o fervor espiritual está se apagando é quando a igreja mesmo Mantendo a sua de.

    Trabalho já não faz a obra de Deus com motivação certa é quando a vida cristã é colocada no piloto automático é quando a igreja mesmo preservando a Sã Doutrina porque não há nenhuma denúncia de Jesus nessa igreja de problemas doutrinários não tem aí o problema da falsa doutrina da profetia Jezabel não tem aí influência dos nicolaítas.

    Não tem aí doutrina de Balaão Não tem qualquer heresia rondando esta igreja nem mesmo há menção de qualquer perseguição política ou mesmo religiosa mas essa igreja estava perdendo a sua vitalidade espiritual por viver uma vida mundana secularizada perdendo de vista a sua fidelidade à palavra de Deus com a vida.

    Santa então quando é que uma igreja precisa de avivamento é quando há crentes que só tem nome de crentes mas não são crentes de fato olha comigo o versículo primeiro ao anjo da igreja em sardes escreve estas coisas diz aquele que tem os sete espíritos e as sete espíritos de Deus e as sete estrelas Conheça as tuas obras que tens nome de que vives estás morto o que que uma pessoa morta na linguagem bíblica é uma.

    Pessoa que Embora tenha saúde tenha sucesso tenha fama ou tenha riqueza ainda não é convertida o homem no seu estado natural está morto nos seus delitos e pecados é possível uma pessoa ter o nome no rol de membros da igreja e não ter o nome no livro da vida é possível uma pessoa entrar pra igreja e ser membro da igreja e trabalhar na igreja e ter atividades na.

    Igreja e não ser salva e esse é um grande risco porque há possibilidade dos homens enganarem os olhares humanos ter nome ter fama ter reconhecimento Mas aos olhos de Deus Deus que conhece a verdade no íntimo Oli diz não não tem vida aí só tem casca só tem verniz só tem aparência só tem.

    Performance só tem reputação deante doos homens mas é apenas uma fé formal não há conversão verdadeira não há Novo Nascimento não há salvação uma igreja que vive de aparências precisa de um reavivamento precisa de uma visitação de Deus segundo lugar quando a igreja precisa de reavivamento quando há crentes que estão no CTI espiritual Olha o versículo dois comigo ser vigilante consolida o resto que estava para morrer porque não tem.

    Achado íntegras as suas obras na presença do meu Deus meus amados irmãos o que o texto está querendo dizer é que o pecado às vezes Sutil às vezes imperceptível ah sede um pouquinho aqui sede um pouquinho ali sede um pouquinho acá e a igreja vai se adequando à sociedade a cidade de sar está muito corrompida e as pessoas estavam lá trabalhando as vestes contaminadas amando o pecado ou ou.

    Vivendo com amizade com o mundo se conformando com o mundo e o pecado vai sensibilizando vai enfraquecendo vai

    Adoecendo vai tirando o vigor vai tirando a vitalidade vai tirando a intimidade com Deus vai tirando o prazer na palavra vai tirando a vida de oração vai minando a vida de santificação e o texto está nos mostrando que há um grande risco do pecado ir amortecendo você adoecendo você matando.

    Você eu li certa feita uma lenda curiosa sobre essa questão do avanço do pecado e essa essa essa lenda ou essa essa esse fato tinha a ver com a questão da bebida por exemplo ele disse que o álcool era mistura do sangue de alguns animais primeiramente a o pavão o pavão quando a pessoa começa.

    A beber ela se alegra ela fica mais falante ela fica mais elegante Ela se acha a pessoa mais importante do mundo vira um pavão a próxima fase é o sangue do leão bravo Valente tem bravata enfrenta qualquer perigo não tem medo de nada não tem medo de ninguém não mede riscos mas aí vem o terceiro sangue é o sangue do macaco aí começa a fazer macaquice fazer.

    Virá motivo de chacota Mas finalmente mistura com o sangue do porco vai pra lama pra sujeira as pessoas não percebem essas fases começou apenas com uma coisa que parecia bonita as propagandas do alco são as mais bonitas mas o final dessa linha é a lama.

    O pecado faz isso vai matando aos poucos adoecendo aos poucos e o texto nos informa que havia algumas pessoas que estavam já prestes a morrer precisavam ser alertadas quando é que uma igreja precisa irmãos de reavivamento terceiro lugar quando há crentes que embora estejam em atividade na igreja leva uma vida sem integridade Olha O Verso do.

    Comigo porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus a igreja era uma igreja operosa era uma igreja trabalhadora havia atividade havia um calendário de trabalhos na igreja era uma usina de trabalho era uma colmeia de ação Mas aquelas obras não estavam sendo feitas de forma íntegra na presença de Deus a gente pode trabalhar com a.

    Motivação errada pode fazer para buscar os holofotes pode fazer para arrancar aplausos pode fazer para buscar reconhecimento público pode fazer paraa gente fazer propaganda da gente mesmo e o senhor não se impressiona com aquilo que impressiona os homens então quando nós estamos fazendo a obra de Deus e é a obra de Deus não é.

    Outra coisa não é a obra de Deus mas a motivação não é santa a motivação não é pura isso não está trazendo buscando a glória de Deus e sim a nossa própria Glória Deus tá dizendo olha essa aqui precisa de reavivamento preciso de reavivamento agora notem vocês que o texto está mostrando para nós que fazer a obra de Deus sem integridade na presença de Deus significa uma vida dupla porque os olhos humanos não podem alcançar.

    Isso só o próprio Deus pode ver isso então me permita aqui dois exemplos você pega o exemplo de Caim que ele foi cultuar a Deus não é era uma coisa pagã era um culto e ele levou uma oferta mas o problema dele e a Bíblia diz lá que Deus rejeitou Caim e a sua oferta Quando Deus rejeita a vida Deus rejeita a oferta porque a vida vem antes.

    Da oferta ou Pense comigo agora no segundo exemplo de Ananias e Safira eles venderam a propriedade eles entregaram parte daquele dinheiro para ajudar os necessitados mas por trás havia uma mentira eles queriam as honras que Barnabé tivera porque vender a propriedade depositar o valor aos pés dos Apóstolos para assistir os santos Mas eles queriam uma.

    Honra e Venderam e entregaram parte como Se Tudo estivesse entregando mentiram o Espírito Santo é possível que se faça a obra mas na verdade não é a Deus que quer se onrar e quando isso acontece a igreja precisa de um reavivamento mas em quarto lugar irmãos quando a igreja precisa de reavivamento é quando a crente se contaminando abertamente com o mundo Olha o verso 4.

    Comigo tens contudo em sardes umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras então há pessoas na igreja de sardes que estão lá mas estão contaminando as suas vestiduras estão se poluindo espiritualmente estão se mundando ao mesmo tempo estão amando o mundo mais do que a Cristo estão com coração dividido na.

    Igreja mas ao mesmo tempo viv na prática do Pecado e quando isso acontece certamente é necessário um reavivamento agora notem comigo que essa igreja não está ameaçada nem por heresias nem por perseguição O que que está destruindo essa igreja é o mundanismo é a secularização é ser amiga do mundo Amar o mundo.

    Conformar-se com o mundo ser amiga do mundo Talvez nós poderíamos dizer que essa igreja tem muito a ver com Sanção e muito pouco a ver com Daniel que resolveu firmemente não contaminar-se agora vamos ao segundo ponto da mensagem que são os imperativos do Avivamento primeiro nós olhamos a necessidade agora vamos ver os imperativos como é que uma igreja pode experimentar um reavivamento primeiro lugar o reavivamento acontece meus amados quando.

    A igreja tem uma volta urgente deliberada pra palavra de Deus olha comigo o verso 3 lembra-te pois do que tens Recebido e ouvido guarda-o e arrepende-te eu Pergunta a vocês o que é que uma igreja tem recebido e ouvido senão a palavra de Deus não há mínima chance irmãos uma igreja ser forte viva Santa operosa que agrade o coração de Deus a não ser que.

    Esta igreja se volte pra palavra de Deus não é teologia da prosperidade não é confissão positiva não é campanha de Milagres Não é isso não é aquilo não é Coach não é qualquer outra novidade do mercado da fé é uma igreja voltada pra palavra de Deus não há substitutos paraa palavra de Deus e a ordem do Senhor Jesus começa aqui lembra-te às ve gente.

    Se esquece da palavra de Deus os homens são muito criativos todo dia estão criando uma novidade todo dia estão criando uma alternativa todo dia estão criando um outro caminho um atalho para chamar a atenção das pessoas para atrair mais gente e o texto está dizendo assim lembra-te lembra lembra-te do que tens Recebido e ouvido volta à origem volta lá diríamos hoje.

    Volta a ser uma igreja raiz volta a ser uma Igreja Bíblica volte a sua igreja que põe sua base nas escrituras volta lá e arrepende-te não flerte com o mundo não flerte com aquilo que polui as suas vestes volta para as escrituras e guarda esta palavra comprometa-se com essa palavra todos os reavivamentos da história irmãos.

    Nasceram com uma volta paraas escrituras a pregação bíblica segundo lugar como é que a igreja Experimenta um avivamento uma volta à vigilância espiritual Olha O Verso do comigo se vigilante ser vigilante a cidade de sardes entendia isso ela caiu duas vezes nas mãos de Sírio nas mãos de antigo Epifânia por falta de vigilância e Qual a necessidade sua minha nossa de sermos.

    Vigilantes a Bíblia diz que o diabo nosso adversário anda rodeos Como um leão que ruge o diabo tem uma senal variado na linguagem bíblica lá de Efésios 611 usando a palavra silada a palavra lá é metodia de onde vem métodos de onde vem e as os mais variados modelos que.

    Ele usa para tentar os vários laços as várias artimanhas os vários estratagemas alguns vulneráveis com a questão do sexo outros mais vulneráveis com as questão do dinheiro outros mais vulneráveis com a questão da vaidade da soberba e precisamos todos ficarmos vigilantes.

    Vigilantes mas em terceiro lugar quando como é que a igreja pode experimentar um avivamento primeiro uma volta para palavra segundo uma volta à vigilância terceiro uma volta à Santidade olha comigo verso 4 tens contudo em sardes umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo pois são dignas precisamos limpar as nossas vestes vocês se lembram quando Jacó retorna à sua.

    Terra e Deus havia dado uma ordem para ele ir para Betel e ele vai Armando as suas tendas pras bandas de siquém e vocês se lembram que acontece em siquém uma tragédia sua única filha de Naia é desonrada e os irmãos diretos de Diná fazem uma chacina na cidade de siquém matando o futuro marido da sua irmã matando o futuro sogo da sua irmã matando os homens e passando ao Fio da Espada daquela cidade e provocando um.

    Holocausto naquela cidade e Jacó extremamente desesperado porque agora ele se tornou motivo de ódio daquela gente e ele entendia que ele seria massacrado com a sua família Quando Deus dá uma ordem para ele suba para Betel mas primeiro limpa as mãos tirai as vees sujas tira os Deuses falsos suba para Betel meus amados se nós queremos subir paraa presença de Deus e buscar uma vida.

    De santidade nós precisamos purificar as nossas vestes purificar as nossas mãos pedir a Deus que santifique a nossa vida mas eu quero tratar do terceiro e penúltimo ponto que é o agente do Avivamento primeiro lugar quem é o agente do Avivamento quem é o agente do Avivamento meus irmãos meus amados irmãos é o próprio Senhor Jesus Ele é o remédio pra igreja e aqui está no verso primeiro que.

    Jesus conhece o estado da igreja a o anjo da igreja em sard escreve essas coisas diz aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete igrejas conheço as tuas obras Jesus tem o diagnóstico da igreja na sua mão ele tem o diagnóstico da sua vida da minha vida da nossa vida em suas mãos ele nos Conhece nosso cônjuge não nos conhece nossos filhos não nos conhecem nossos pais não nos conhec nossos irmãos e amigos não nos conhecem Nem nós nos.

    Conhecemos mas o senhor Jesus está aqui hoje dizendo para você e para mim Eu te conheço eu te conheço eu te conheço eu conheço as suas obras aquilo que você fez seu pai não viu sua mãe não viu seu filho não viu sua filha não viu sua igia não viu eu vi eu conheço eu conheço mas em segundo lugar Jesus não é aqu que conhece a Igreja Jesus é o dono da igreja porque o verso primeiro diz estas.

    Coas diz aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas as estrelas são os anjos da igreja um representação da própria igreja ele tem a igreja ele tem a igreja nas suas mãos a igreja é dele eu edificar a minha igreja ele comprou a igreja ele verteu seu sangue pela igreja a igreja é é é o seu rebanho a igreja é sua Propriedade Exclusiva e ele olha pra igreja como um Oleiro que tem o barro na mão ele pode.

    Moldar a igreja ele pode restaurar a igreja ele pode reavivar a igreja ele pode derramar o espírito santo sobre a igreja e só ele pode resolver o problema da igreja foi por isso que ele diz pra igreja de Laudiceia aconselho-te que de Mim compres Ouro refinado pelo fogo vestiduras brancas para te vestires a fim de não seja manifesta a vergonha da tun nudez e coliro para un girir os teus olhos a fim de que vejas aconselho que te que tu compres de mim é ele quem tem o remédio é ele quem tem a solução ele é.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NvbcGYkUoyM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem